TAGS

Eleição bate recorde histórico de governadores reeleitos

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

As eleições deste ano registraram um recorde histórico de governadores reeleitos. Ao todo, 14 dos 27 chefes do Executivo estadual serão reconduzidos ao cargo no ano que vem. Desde 1990, o maior número alcançado foi de 12 reeleitos, em 1998 e 2006.

Nas eleições deste ano, 10 dos 14 venceram já no primeiro turno. Já neste 30 de outubro, Wilson Lima (União Brasil-AM), Renato Casagrande (PSB-ES), João Azevêdo (PSB-PB), Eduardo Leite (PSDB-RS) e Marcos Rocha (União Brasil-RO) renovaram o mandato em seus estados e completam a lista.

Entre os reeleitos, estão governadores que, em 2018, estrearam em cargos públicos, como o atual chefe do Executivo do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e Romeu Zema, em Minas Gerais. Ambos venceram no último 2 de outubro.

Por outro lado, a eleição deste ano também colocou novatos no cargo mais alto da administração pública estadual. O ex-ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos), concorreu pela primeira vez e levou a melhor em São Paulo, maior colégio eleitoral do país.

Jerônimo Rodrigues (PT), na Bahia, e Rafael Fonteles (PT), no Piauí, também estrearam com vitória nas urnas.

Eduardo Leite (PSDB) é o primeiro governador a ser reeleito no Rio Grande do Sul desde 1990.

Veja a lista de governadores reeleitos: Gladson Cameli (PP/Acre) Wilson Lima (União Brasil/Amazonas) Ibaneis Rocha (MDB/Distrito Federal) Renato Casagrande (PSB/Espírito Santo) Ronaldo Caiado (União Brasil/Goiás) Mauro Mendes (União Brasil/Mato Grosso) Romeu Zema (Novo/Minas Gerais) Helder Barbalho (MDB/Pará) João Azevêdo (PSB/Paraíba) Ratinho Júnior (PSD/Paraná) Fátima Bezerra (PT/Rio Grande do Norte) Eduardo Leite (PSDB/Rio Grande do Sul) Marcos Rocha (União Brasil/Rondônia) Antonio Denarium (PP/Roraima) Wanderlei Barbosa (Republicanos/Tocantins) Histórico O pleito de 1998 foi o primeiro desde a redemocratização a permitir a reeleição para cargos do Executivo. Até então, a legislação proibia a prática. Naquele ano, 12 governadores foram reeleitos.

Na eleição seguinte, em 2002, o número caiu pela metade e contou com apenas 6 renovações de mandato. Em 2006, a taxa voltou a subir e alcançou o patamar mais alto, de 12.

No entanto, os anos posteriores foram de pouca renovação: sete em 2010 e oito em 2014 e 2018.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Influenciadora é presa suspeita de aplicar golpe em pelo menos 30 pessoas

A influenciadora digital Thay Costah, de 22 anos, foi presa suspeita de estelionato. Ela estava na casa da mãe dela, em Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas Gerais, quando foi detida na noite dessa quinta-feira (3/8). Levantamento da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG)...

Arrombamentos na Savassi expõem escalada do crime contra o comércio de BH

Nem mesmo alarmes e câmeras têm impedido a ousadia de criminosos para furtar lojas em Belo Horizonte. Eles agem de madrugada, quebram vitrines e arrombam os imóveis. Mesmo com comerciantes redobrando os cuidados com a segurança, a capital mineira tem uma média de 27,5...

Idosa morre atropelada por homem embriagado em Ipatinga; veja vídeo

Uma senhora de 73 anos morreu atropelada por um motorista embriagado na noite desse domingo (23/7), na Avenida José Anatólio Barbosa, no Bairro Limoeiro, em Ipatinga, interior de Minas. O homem, de 34 anos, que dirigia um Fiat Palio, foi preso em flagrante depois...