TAGS

Justiça Federal da Bahia garante salvo conduto para paciente plantar maconha

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A 2ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária da Bahia garantiu um salvo-conduto a um paciente para importar sementes de Cannabis Sativa para tratamento de saúde. Através do habeas corpus, o paciente poderá importar sementes suficientes para extrair o óleo e produzir o próprio canabidiol, conforme recomendação de profissionais de saúde. 

O processo corre em segredo de justiça, mas a divulgação do conteúdo da sentença, preservado o nome do paciente, foi autorizada, em razão do interesse público existente na matéria. A Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas (Rede Reforma) entrou com ação na Justiça Federal da Bahia solicitando a concessão de salvo-conduto “para assegurar que autoridades encarregadas da repressão dos crimes relacionados à Lei de Drogas, tais quais Polícias Federal, Civil e Militar, se abstenham de atentar contra a liberdade de locomoção por ser necessário, segundo ordens médicas, que o paciente realize tratamento com Cannabis, direito reconhecido pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], bem como sejam os agentes do Estado impedidos de apreender sementes, mudas, plantas e insumos necessários para o cultivo voltado para tratamento terapêutico, até decisão definitiva de mérito”. 

Na ação, foram juntados documentos médicos comprovando que o paciente sofre de depressão, insônia, ansiedade, bruxismo e síndrome de Brodie, e o tratamento com medicamentos convencionais acarretou o agravamento do quadro, provocando ressecamento intestinal, disfunção motora, além de abalos na cognição, ocasionando abandono da terapia medicamentosa. Assim, a médica responsável optou pela prescrição de extrato de canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC), em quantidade considerável e por tempo contínuo. Conforme consta no relatório médico juntado aos autos, tais substâncias proporcionaram ao paciente “uma evolução com melhora importante dos sintomas”. 

A par da prescrição médica, a impetrante afirmou que o paciente seguiu o procedimento constante da Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa nº 17/2015 e obteve autorização de importação, que lhe reconheceu o direito de adquirir, usar e portar produto derivado de Cannabis para uso estritamente medicinal. Ocorre que a atual regulamentação da Anvisa permite somente a aquisição dessas substâncias por meio de importação, o que encarece demais os produtos. 

Por esta razão, foi informado que o paciente não teria condições de arcar com o alto custo de importação, conforme orçamentos juntados aos autos, razão pela qual recorreu à sua produção artesanal, por meio de cultivo do vegetal e preparação do óleo em sua residência. 

Ao analisar o caso, o juiz federal Fábio Moreira Ramiro, titular da 2ª Vara Federal Criminal de Salvador, considerou que “notadamente, o afastamento da intervenção penal configura meramente o reconhecimento de que a extração do óleo da cannabis sativa, mediante cultivo artesanal e lastreado em prescrição médica, não atenta contra o bem jurídico saúde pública, o que não conflita, de forma alguma, com a possibilidade de fiscalização ou de regulamentação administrativa pelas autoridades sanitárias competentes.” 

O magistrado, que citou precedentes dos tribunais superiores e do Tribunal Regional Federal – 1ª Região (TRF-1), concedeu a ordem de habeas corpus, com expedição de salvo- -conduto, para que os agentes policiais, de todas as esferas de Poder, se abstenham de atentar contra a liberdade de locomoção do paciente e fiquem impedidos de apreender as plantas utilizadas para o seu tratamento medicinal à base de princípios ativos contidos no extrato de Cannabis sativa. 

“Fica também autorizada a importação de até 50 sementes de Cannabis por ano, e que seja permitido o processo contínuo do cultivo artesanal, na forma requerida, enquanto houver necessidade do tratamento médico, evitando que os pacientes venham a incorrer em qualquer crime relacionado à produção do próprio medicamento”, sentenciou o juiz federal.  

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Carnaval da Bahia terá testagem de ISTs e distribuição de 1 milhão de preservativos

Todo mundo quer ser feliz no Carnaval, mas, é preciso se proteger para que a felicidade não se torne um problema de saúde. Dentre as ações do Governo da Bahia no Carnaval, por meio da Secretaria da Saúde de Estado (Sesab), está a testagem...

Apesar de causas conhecidas e evitáveis, câncer de pulmão é um dos mais comuns e o mais letal

Em todo o mundo, a doença diagnosticada na atriz Aracy Balabanian, que morreu nesta segunda (7), é responsável por 1,8 milhão de mortes anuais. Avanços no diagnóstico, cirurgia e tratamento sistêmico aumentaram a expectativa de vida dos pacientes, mas a doença segue com alta...

Arlindo Cruz recebe alta após 20 dias de internação por pneumonia

Arlindo Cruz teve alta hospitalar neste domingo, 23. O cantor estava internado desde o dia 2 de julho para tratamento de pneumonia. Nas redes sociais, Flora Cruz, filha do cantor anunciou a saída de Arlindo do Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Casa...