Países ocidentais prometem R$ 7,9 bilhões em auxílio à Ucrânia

Países ocidentais se comprometeram nesta quinta-feira, 11, a oferecer...

Filme do ‘Flash’ com Ezra Miller pode ser cancelado pela Warner; entenda

Após cancelar o filme de Batgirl e outras produções,...

Com gol nos acréscimos, Athletico-PR vence o Estudiantes e avança à semifinal da Libertadores

A última vaga às semifinais da Copa Libertadores foi...

Anvisa recebe cinco pedidos para diagnóstico da varíola dos macacos e inicia análises

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentou, nesta...

Varíola dos macacos: número de casos quase dobra em uma semana em Minas

Escrito por Redação

Publicado em:

Compartilhe esse artigo
Em uma semana, o número de casos da varíola dos macacos quase dobrou em Minas. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou nesta sexta-feira (5/8) que 81 pessoas estão infectadas com o vírus monkeypox. Em 29 de julho havia 49 casos confirmados da doença. 
 
Conforme o novo boletim epidemiológico, que reúne dados coletados até 14h de hoje, a SES-MG contabiliza 158 casos descartados, 291 estão em investigação e dois foram classificados como provável infecção.
Conforme a SES-MG, os infectados são do sexo masculino, com idades que variam entre 21 e 55 anos, e “estão em boas condições clínicas”. 
Na última segunda-feira (1/8), a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Contagem informou que um bebê de 1 ano e 6 meses poderia ter sido infectado pelo vírus monkeypox. No entanto, após avaliação, foi observado que a criança não atendia aos critérios de definição de caso, esclareceu a SES-MG no boletim desta sexta-feira. 
 
Somente Belo Horizonte apresenta transmissão comunitária. Nesse sentido, dos 81 infectados, 58 foram notificados na capital em pessoas que estavam no exterior. Com o maior número de contaminados, Santa Luzia tem quatro pessoas infectadas pelo vírus. Já Contagem tem três pessoas contaminadas.  

LEIA TAMBÉM – Varíola dos macacos: sintomas e prevenção

 
Com dois casos confirmados estão Governador Valadares, Ribeirão das Neves e Sete Lagoas. Já Betim, Bom Despacho, Cataguases, Janaúba, Juiz de Fora, Mariana, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni e Uberlândia têm uma pessoa contaminada, cada. 
 

Primeira morte por varíola em Minas

 
Na última sexta-feira (29/7) foi confirmada a primeira morte por varíola dos macacos. A vítima é um homem que morava em Belo Horizonte e estava internado em um hospital da capital. Ele era natural da Pará de Minas, na Região Central do estado. Segundo o Ministério da Saúde, a vítima tinha 41 anos e baixa imunidade, incluindo câncer. Um choque séptico, agravado pelo vírus, foi a causa da morte, segundo a pasta. 
 

No Brasil 

 
Conforme dados do Ministério da Saúde atualizados nessa quinta-feira (4/8), 1.721 brasileiros estão contaminados pelo vírus monkeypox. A maior parte dos casos está concentrada em São Paulo, com 1.298 pessoas infectadas. Na sequência aparecem Rio de Janeiro (190), Minas Gerais (75) e Distrito Federal (37) como os estados com maior incidência da varíola dos macacos. 
 

Emergência nacional nos EUA

 
Autoridades de saúde dos Estados Unidos decretaram emergência nacional em razão da expansão da varíola dos macacos. A doença teve forte alta de casos no país nos últimos dias, o que já acendeu o sinal de alerta em vários estados. Nova York, Califórnia e Illinois já haviam declarado preocupação com a enfermidade e divulgado comunicados à população.
Os Estados Unidos lideram com mais de 6.600 casos. O Brasil é o sexto país do mundo em casos diagnosticados da monkeypox.

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Templo da Backer volta a operar nesta quinta com evento gastronômico

O "Templo Cervejeiro", restaurante anexo à Cervejaria Backer no Bairro Olhos D'Água, Região Oeste de BH, reabriu as portas nesta quinta-feira (11/8) para a segunda temporada do "Valle Gastronômico".  A...

Homem que matou mulher com foice é condenado a 21 anos de prisão

Foi condenado a 21 anos de prisão homem que matou a companheira com golpes de foice, em Varzelândia, no Norte de Minas. Ele foi julgado na última terça-feira (9/8).A...

Praça do Cristo Redentor será revitalizada pela Prefeitura de BH

A Praça do Cristo Redentor, no bairro Milionários, na região do Barreiro, de Belo Horizonte, será revitalizada pela Prefeitura da capital, segundo informado pela PBH nesta quinta-feira (11/8).O valor...