Telescópio Hubble registra nuvens celestiais em nova imagem

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

S�?O PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) e a ESA (Agência Especial Europeia) divulgaram nesta sexta (12) novas imagens que o telescópio Hubble capturou de nuvens celestiais que estão localizadas a cerca de 1.000 anos-luz da Terra.

As fotos são de locais ao redor do objeto Herbig-Haro HH 505. Segundo as agências, esses tipos de objetos são regiões luminosas que estão ao redor de estrelas recém-nascidas. Eles são formados quando ventos estelares ou jatos de gás expelidos por essas estrelas formam ondas de choque ao colidir com gás e poeira em altas velocidades.

No caso do Herbig-Haro HH 505, os fluxos que originaram o objeto são advindos da estrela “IX Ori”, localizada na região da Nebulosa de �?rion, a cerca de 1.000 anos-luz da Terra.

As agências explicam que essa localidade conta com uma intensa radiação ultravioleta originada de estrelas jovens e brilhantes. Nessa região, milhares de estrelas se formam e é considerada como o local de formação estelar massiva mais próxima da Terra. Por isso, essa é uma das localidades mais examinadas pelo Hubble.

As novas imagens foram capturadas por um sistema de câmaras avançadas (ACS, na sigla em inglês). Com essa tecnologia, é possível que os astrônomos observem os jatos e fluxos que ocorrem na região das estrelas recém-nascidas.

O Hubble já vasculha o Universo e faz imagens dele há 32 anos. No final de março, o telescópio bateu um novo recorde: capturou a imagem da estrela mais distante já vista. Ela pertence a uma galáxia cuja luz partiu de lá apenas 900 milhões de anos depois do Big Bang, o evento que deu origem ao Universo como o conhecemos hoje.

No final de 2021, o James Webb foi outro telescópio lançado para capturar imagens do Universo. Segundo astrônomos, a qualidade das imagens capturadas por ele são um indicativo de que estamos perto de um novo momento da exploração espacial.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Cientistas avaliam usar sal em nuvens para conter aquecimento do mar

Um novo método para diminuir o ritmo das mudanças climáticas chamado marine cloud brightening (MCB) está ganhando destaque como uma das formas de intervenção na natureza para controlar o aquecimento global. Um artigo publicado recentemente na revista Science Advances avalia, porém, que é preciso ter cautela com o método, já que os efeitos negativos podem

Flórida proíbe redes sociais para menores de 14 anos

O governador da Flórida, Ron DeSantis, assinou uma lei que proíbe menores de 14 anos de terem contas em redes sociais, mesmo com o consentimento dos pais. A medida, que entra em vigor em 1º de janeiro de 2025, é uma das mais restritivas do país e visa proteger as crianças dos perigos do mundo

Alguns aplicativos podem deixar de funcionar com o próximo Android

A próxima versão do Android, a 15, pode bloquear alguns aplicativos para o sistema operacional disponíveis na Play Store da Google ou até em outras lojas virtuais. Segundo o site Android Police, a Google poderá exigir novos requisitos mínimos para aplicativos Android na versão beta para desenvolvedores do Android 15. Isso pode levar ao bloqueio