STJ reabre investigação sobre a Chacina do Parque Bristol

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, por meio de sua Terceira Seção, a reabertura e a transferência para a Justiça Federal de inquéritos relacionados a uma série de assassinatos cometidos por grupo de extermínio �??supostamente ligado a agentes de segurança pública�?�. O caso, conhecido como Chacina do Parque Bristol, ocorreu em São Paulo, em maio de 2006.ebcebc

Também conhecida como Maio Sangrento e como Crimes de Maio, a chacina resultou no assassinato de cinco pessoas, por homens encapuzados. Foram apresentadas denúncias de que a cena do crime foi alterada, em procedimento �??comumente utilizado por grupos de extermínio formado por policiais militares�?�, conforme relatado na época.

De acordo com nota divulgada pelo STJ, �??logo após o crime, uma viatura da Polícia Militar teria passado pelo local para recolher cartuchos e projéteis que estavam no chão. Meses após esse episódio, um dos sobreviventes foi morto a poucos metros do local onde havia sido atingido na primeira vez�?�. Há, inclusive, um pedido de responsabilização do Brasil pelo caso, apresentado à Corte Interamericana de Direitos Humanos.

A série de assassinatos cometidos �??por grupo de extermínio supostamente ligado a agentes de segurança pública de São Paulo�?� foi, de acordo com o STJ, �??uma represália a ataques da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC)�?� ocorridos na época.

Na decisão do colegiado, foi considera a existência de indícios de graves violações de direitos humanos. Além de acatar o Incidente de Deslocamento de Competência (IDC), o STJ determinou a reabertura do caso.

Falhas

Vários inquéritos policiais foram instauradas em decorrência da chacina. No primeiro deles, a polícia entendeu �??não haver elementos suficientes de autoria�?�. Após questionamentos sobre a não apresentação de importantes exames periciais para a elucidação dos fatos, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a remessa do caso da Justiça de São Paulo para a Justiça Federal �??em razão de falhas na condução das investigações pelas autoridades estaduais�?�.

Relator do IDC, o ministro João Otávio de Noronha disse que não se pode desconsiderar �??os violentos ataques cometidos pelo PCC em 2006�?�.

�??Contudo, isso não significa dizer que, durante o combate a essas atividades criminosas, eventuais excessos ou abusos cometidos por agentes públicos possam ser tolerados�?�, disse o ministro ao defender o avanço nas apurações, inclusive para verificar a correlação do caso com homicídios relatados em outros inquéritos.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Paciente relata atuação de profissionais no CTO de Teixeira de Freitas

Atendimento no CTO de Teixeira de Freitas (Foto: Junior Origem) Referência na área de Traumato-Ortopedia, o Centro de Tratamento Ortopédico (CTO) de Teixeira de Freitas recebeu uma série de implementações por parte da administração pública atual, dentre elas uma reforma na estrutura física da unidade, aquisição de raio-x digital com telelaudo e a realização de

’Constataram que eu devia fazer cirurgia’, diz paciente atendido no Hospital Municipal

“Quando fui ao posto de saúde, fui encaminhado para o ‘Regional’. Lá, fiz todos os exames e procedimentos, e constataram que eu devia fazer a cirurgia. Graças a Deus eu consegui pelo SUS”, disse Ezequiel Maciel, paciente atendido pelo Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Com 16 especialidades, exames que vão do eletrocardiograma ao raio-x

Conheça o Centro de Diagnose e a importância dos postos de saúde em Teixeira de Freitas

Atendimento no Centro de Diagnose (Foto: Junior Origem) No Centro de Diagnose, que abrange as Unidades Básicas de Saúde (UBS) São Lourenço 2, 3 e 5, o atendimento completo e integrado para a promoção da saúde e bem-estar dos teixeirenses é um exemplo do serviço ofertado nas outras 40 UBS do município. A equipe é