STF: Rosa Weber é eleita presidente e vai substituir Fux

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto
 
A ministra Rosa Weber foi eleita nesta quarta-feira (10/8) a nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ela ocupará o posto de Luiz Fux e ficará no cargo até outubro do ano que vem, quando completará 75 anos e se aposentará.
 
 
Gaúcha de Porto Alegre, Rosa tomou posse na Suprema Corte em 2011, depois de ter sido indicada pela então presidente Dilma Rousseff (PT). Ela também atuou como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2018 a 2020, com participação nas eleição presidencial que elegeu Jair Bolsonaro (PL). 
 
Leia mais: Ministros do STF votam a favor do reajuste dos próprios salários 
 
Rosa Weber também foi ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), entre 2006 a 2011.
 
Leia mais:

Rosa Weber, próxima presidente do STF, causa receio em bolsonaristas


 

 
Antes de se consolidar na carreira de magistrada, a ministra desempenhou as funções de auxiliar de protocolo da Inspetoria Seccional do Ministério da Educação, na cidade de Porto Alegre, em 1968; assistente superior da Secretaria da Administração do Estado do Rio Grande do Sul, de 1974 a 1975; e auditora-fiscal do trabalho da Delegacia Regional do Trabalho do Estado do Rio Grande do Sul, de 1975 a 1976.

 
Revezamento 

 
A eleição para presidente do STF é realizada entre os próprios ministros, num sistema de revezamento. Costumeiramente, é eleito o integrante mais antigo para o posto, desde que já não tenha assumido a função. 
 
Na sessão de hoje, o ministro Luiz Roberto Barroso foi eleito o vice-presidente do STF. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Câmara se irrita com governo Lula e Senado e teme atraso de recursos antes da eleição

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O adiamento da sessão do Congresso Nacional para análise de vetos presidenciais, prevista para quarta-feira (23), foi uma vitória para o governo Lula (PT), mas não significa que haverá dias mais tranquilos na relação do Executivo com o Parlamento. O governo conseguiu adiar a sessão, evitando possível derrota em diferentes projetos.

Lula visita indústrias e encontra empresários em MG e SP; Haddad acompanha presidente

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, terá compromissos em fábricas em Minas Gerais e no Estado de São Paulo nesta sexta-feira, 26, de acordo com sua agenda oficial. Ele não retornará a Brasília nesta sexta, e deverá passar o fim de semana na capital paulista. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, acompanha

Deltan diz que não está inelegível e articula se lançar a prefeito de Curitiba

(FOLHAPRESS) - Cassado pela Justiça Eleitoral em 2023, o ex-procurador Deltan Dallagnol se coloca como pré-candidato a prefeito de Curitiba pelo partido Novo nas eleições deste ano, mesmo sabendo que terá uma árdua disputa jurídica para manter a eventual candidatura. Nas redes sociais, o ex-chefe da força-tarefa da Lava Jato no Paraná comemora menções em