Somatropina: Anvisa alerta para lotes falsificados de ‘hormônio do crescimento’

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) comunicou nesta segunda-feira, 15, que determinou a apreensão de dois lotes da solução injetável Somatropina 20mg. O órgão tem recebido denúncias de falsificação do produto, usado para estimular o crescimento de crianças com produção insuficiente do hormônio do crescimento (GH).

Foram identificados no mercado medicações com rótulos não originais ou com a impressão de lotes não reconhecidos pelos fabricantes, como o lote AB000569 do produto de nome Saizen, fabricado pela Merck, e o lote Lk96m38 do Norditropin, da empresa Novo Nordisk.

Diante das denúncias, a agência emitiu alertas rápidos e publicou medidas preventivas de apreensão, inutilização e proibição de comercialização, distribuição e uso dos produtos. A Anvisa informou que encaminhou um dossiê de investigação sanitária à Polícia Federal, para auxiliar nas investigações das suspeitas de falsificação.

Como saber se o remédio que comprei é falsificado?

Para os consumidores, a orientação da Anvisa é contatar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do fabricante e verificar se o lote do medicamento comprado é reconhecido pela empresa.

Os dados para contato podem ser encontrados na embalagem ou na bula do produto, assim como o seu lote. Outra recomendação da agência é que a medicação seja adquirida em estabelecimentos regulares, as farmácias e drogarias.

Caso a empresa suspeite de falsificação, também deve encaminhar as informações para a Anvisa.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Lançamento do ‘Registra Bahia – Favela’ entrega mais de 100 títulos de regularização em Lauro de Freitas

Projeto da Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o Registra Bahia - Favela já iniciou as ações de regularização fundiária. No seu lançamento, 140 títulos de propriedade foram entregues a moradores da localidade de Terra Prometida, em Lauro de Freitas.    As ações do projeto são coordenadas pelo Núcleo de Regularização Fundiária (NUREF)

Brasileiros são vítimas de agressão na Irlanda após pergunta sobre nacionalidade

Dois brasileiros foram agredidos após serem questionados sobre sua nacionalidade na cidade de Limerick, na Irlanda. Os casos aconteceram nos últimos dias 12 e 13 de abril. Agressores fizeram registros dos ataques e publicaram em redes sociais.   De acordo com o UOL, Roberto Gomes Júnior, de 33 anos, afirmou que voltava do trabalho com

Paraisópolis: após menino levar tiro, PM faz ação e impede baile funk

São Paulo – A Polícia Militar (PM) cercou a favela de Paraisópolis, zona sul de São Paulo, na noite desta sexta-feira (19/4) em operação para combater roubos e furtos, além de identificar e prender suspeitos de cometer crimes. A ação também visa impedir a realização de bailes funk no local, de acordo com a Secretaria