Simonetti relembra Faoro e Rui Barbosa ao clamar pela democracia em posse no TSE

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, durante a posse do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, afirmou que para o país prosseguir e fortalecer a democracia, é preciso aprender e “revisitar o legado dos grandes nomes do passado”. No discurso, o representante da advocacia relembrou a atuação do ex-presidente da Ordem, Raymundo Faoro, durante a ditadura militar. 

 

“Faoro foi um dos responsáveis pela posição relevante que a OAB ocupa na história do país, justamente por ter conduzido um diálogo eficiente para a abertura democrática”, rememorou. Conforme narrado por Simonetti, em 1978, na abertura da 7ª Conferência Nacional da OAB, Raymundo Faoro afirmou: “Não chegamos a este passo da longa travessia, da árdua jornada, armados unicamente com um corpo de doutrinas, com a clara indicação de um roteiro, o Estado de Direito, legitimado pela soberania popular e qualificado na autoridade da lei”. 

 

O presidente da Ordem relembrou o “Manifesto à Nação em Defesa da Democracia”, lançado no último dia 9 de agosto. “Reiteramos o nosso compromisso com as atribuições conferidas pela Constituição à Ordem dos Advogados do Brasil: a representação da advocacia e a guarda do Estado Democrático de Direito”. Ele acrescentou que as bandeiras da instituição são a defesa do modelo federativo, da divisão entre os Poderes, dos direitos e garantias fundamentais e do voto secreto, periódico e universal.

 

“Nos importa verificar a legalidade e a legitimidade de cada passo do processo eleitoral, desde o início até a posse dos eleitos pelo voto popular. E assim tem sido a cada eleição: um processo limpo, seguro e muito bem conduzido pela Justiça Eleitoral. A OAB se mantém equidistante dos projetos concorrentes nas eleições. Nós não somos apoiadores nem opositores de governantes ou de candidatos. Nosso papel, nas eleições, é acompanhar e fiscalizar o processo”, explicou.

 

Simonetti conclamou aos candidatos a assumirem um pacto de respeito entre si e de obediência às normas eleitorais. Por fim, relembrou Rui Barbosa sobre o civilismo: “a ordem civil implica a existência de um ‘governo da lei, contraposto ao governo do arbítrio, ao governo da força, ao governo da espada'”.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Polícia prende três homens suspeitos de integrar milícia na zona norte do Rio

Três homens suspeitos de integrar uma milícia foram presos em flagrante em Campo Grande, zona norte do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 30. As prisões foram efetuadas pelos agentes da 8ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (8ª DPJM) e da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (CORE). Segundo informações da Secretaria de

Polícia prende grupo especializado em sequestros na Grande SP

Pelo menos quatro pessoas foram presas pela Polícia de Civil de São Paulo durante a Operação Fake Workers na terça-feira, 28. Os suspeitos são investigados de integrar um grupo especializado em sequestro na Grande São Paulo. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão temporária expedidos pela Justiça nas cidades de Guarulhos e

Nem Gabigol, nem Cano, nem Pedro Raul, o nome da fera é Lelê

No último sábado (4/3), o Volta Redonda goleou o Madureira por 6 x 0 ,e continua embolado, no alto da tabela, junto com Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo, no pelotão de frente, neste Cariocão.E o destaque do time é o atacante Lelê, que fez...