Serpro, contratado para monitorar internet nas eleições, entra em greve

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

DANIELA ARCANJO
S�?O PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Funcionários do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) entraram em greve por tempo indeterminado na quarta-feira (10) após não conseguirem reajuste equivalente à inflação, de 12%. Haverá uma reunião entre os sindicatos e a empresa nesta segunda-feira (15).

O órgão foi contratado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para monitorar a internet durante as eleições presidenciais, em outubro.
A empresa pública também atua na padronização de documentos de 35 portos e no desenvolvimento de ferramentas para o Tesouro Nacional.

A greve teria mobilizado perto da metade dos funcionários, afirma a sindicalista, especialmente os desenvolvedores.
A reportagem não conseguiu contato com o Serpro.
Vera Guasso, secretária-geral do Sindppd-RS (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados no estado do Rio Grande do Sul), que está na negociação, diz que a primeira proposta foi apresentada pelos funcionários no final de março.

Desde então, houve duas reuniões. Na primeira, em junho, a contraproposta foi de 4,8%. Na última, em julho, foi de 6%.
Além do reajuste nos salários, os trabalhadores também pedem aumento de 12% nos benefícios, como ticket refeição -demanda sobre a qual a empresa ainda não se pronunciou.

“O último reajuste de 100% da inflação foi em 2015”, diz Guasso. No ano passado, o aumento foi de 70% do IPCA. “Não queremos que chegue até a eleição e vire o ano”, afirma.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Astrônomos decifram segredos das explosões de supernova

(FOLHAPRESS) - Elas intrigam os astrônomos há séculos. Imprevisíveis, as explosões de supernova ainda guardam muitos mistérios. Mas o véu de incertezas que cerca esses fascinantes objetos do zoológico cósmico ficou agora um pouco menos espesso. Um grupo internacional de pesquisadores liderado por israelenses apresentou nesta quarta-feira (27) aquele que pode ser descrito como o

Patente da Microsoft pode ‘revolucionar’ as telas de monitores

Uma patente registrada pela Microsoft revela que a empresa está trabalhando em uma nova tecnologia que pode revolucionar as telas dos monitores como os conhecemos atualmente. A patente, intitulada "Pixel Luminesce for Digital Display", foi descoberta pelo site Windows Report e descreve um método inovador de personalizar a luminosidade da tela. A tecnologia permitiria que

Apple anuncia data da WWDC 2024: iOS 18 com foco em personalização e IA

A Apple finalmente revelou a data da WWDC 2024, a conferência anual para desenvolvedores que promete ser palco de grandes novidades, com destaque para o sistema operacional iOS 18 para iPhones. O iOS 18 gera grande expectativa, com rumores apontando para um nível inédito de personalização da tela inicial e novas funcionalidades de inteligência artificial