Senado: deputado do PT fica com a primeira suplência na chapa de Silveira

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O deputado estadual Virgílio Guimarães, do PT, será o primeiro suplente do senador Alexandre Silveira (PSD) em sua campanha à reeleição. A decisão foi comunicada nesta segunda-feira (15/8) à Justiça Eleitoral. A segunda reserva na chapa de Silveira é a também petista Cida Lima, vereadora de Ipatinga.

Senador desde fevereiro deste ano, quando Antonio Anastasia assumiu assento no Tribunal de Contas da União (TCU), Silveira tem, além do PT, os apoios de PCdoB, PV e PSB. Parte da Rede Sustentabilidade também é simpática a ele, mas de modo informal, visto que a legenda forma uma federação com o Psol – que tem Sara Azevedo como candidata.

A indicação do deputado estadual para a primeira suplência vai ao encontro do que mostrou o Estado de Minas na semana retrasada, quando já circulava a possibilidade de um dos reservas de Silveira ser um veterano do PT.

“�? com muita alegria, com o coração cheio de esperança e com muita energia e vontade de lutar ao lado do nosso povo que anunciamos que o time do Lula está completo para entrar em campo em Minas Gerais”, disse Virgílio, ao ser anunciado no posto.

Além de Silveira, Lula apoia a candidatura de Alexandre Kalil (PSD) ao governo mineiro. O vice dele é o também petista André Quintão, colega de Virgílio Guimarães na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Suplente chegou a ensaiar candidatura à Câmara

Virgílio Guimarães chegou a ter uma candidatura a deputado federal aprovada pelo PT. A ideia, contudo, sequer chegou a ser registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Ele cumpre, desde 2018, seu primeiro mandato como parlamentar estadual. Apesar disso, é um dos decanos do diretório petista no estado.

Economista, Virgílio foi o vereador mais votado de Belo Horizonte no pleito de 1992. Depois, entre 1999 e 2011, exerceu mandatos na Câmara dos Deputados. Antes, chegou a participar da Assembleia Constituinte formada em 1987. Em 1985 e 1996, foi candidato a prefeito de BH, mas perdeu.

Para sucedê-lo na Assembleia, Virgílio resolveu emplacar a candidatura do aliado Ricardo Campos.

Cida Lima, por sua vez, é professora e tem trajetória ligada ao Sindicato �?nico dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE-MG).

Nove no páreo pelo Senado

Alexandre Silveira pediu o registro de sua candidatura ao Senado Federal no último dia do prazo para tal. Além dele e da já citada Sara Azevedo, do Psol, a vaga é disputada por Bruno Miranda (PDT), Cleitinho Azevedo (PSC), Dirlene Marques (PSTU), Irani Gomes (PRTB), Marcelo Aro (PP), Naomi de Almeida Coura (PCO) e Pastor Altamiro Alves (PTB).

�? Justiça Eleitoral, Silveira declarou ter aproximadamente R$ 8,5 milhões em bens.

No fim do mês passado, pesquisa do Instituto F5 Atualiza Dados, divulgada com exclusividade pelo EM, apontou que o senador do PSD está em segundo na disputa pela Câmara Alta do Congresso Nacional, com 9,2% das intenções de voto. O líder, Cleitinho, tem 12,7%.

Quando associado a Lula, no entanto, Silveira passa a ter 26,5% da preferência do eleitorado e toma a ponta. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números MG-09704/2022 e BR-05714-2022

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Moraes arquiva ação de suposto asilo de Bolsonaro na Embaixada da Hungria

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes concluiu que não há evidências que comprovem que Jair Bolsonaro (PL) buscou asilo na Embaixada da Hungria, em Brasília, em fevereiro deste ano. Como revelou o The New York Times, o ex-presidente passou dois dias na missão diplomática em Brasília

Projeto que libera estados legislarem sobre armas avança na Câmara

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta quarta-feira (24) um projeto de lei complementar que concede poderes aos estados para formular leis e flexibilizar as atuais regras de porte de armas, num revés para o governo Lula (PT). De autoria da presidente da

AGU pede inquérito sobre divulgação de decisões sigilosas no X de Elon Musk

A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou nesta terça-feira, 23, uma notícia de fato ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre publicações do ativista e jornalista norte-americano Michael Shellenberger no X. Shellenberger divulgou arquivos do chamado "Twitter Files" - documentos internos vazados pelo empresário Elon Musk depois que ele comprou a rede social, incluindo trocas de e-mails