Salman Rushdie foi extubado, está melhor e já consegue falar, diz agente

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

S�?O PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O escritor anglo-indiano Salman Rushdie foi extubado neste sábado (13) e já consegue falar, afirmou o agente dele, Andrew Wylie.

As informações são de que o autor de “Os Versos Satânicos”, esfaqueado na última sexta (12), está melhorando e pode recuperar o movimento da mão, mesmo tendo os nervos do braço afetados pelo ataque. O autor ainda pode perder um olho, e foi muito ferido no queixo e na barriga, onde teve seu fígado atingido.

Além disso, o escritor anglo-americano Aatish Taseer também tuitou nesta noite dizendo que Rushdie já está “falando e brincando”.

�??Hadi Matar, de 24 anos, invadiu o palco da Chautauqua Institution, localizada na cidade de mesmo nome, a cerca de sete horas de carro de Nova York, e esfaqueou o escritor de 75 anos no pescoço e no abdômen, segundo a polícia. Uma testemunha contou à agência Associated Press que viu o autor receber de dez a 15 golpes. O homem já foi indiciado por tentativa de homicídio.

O autor, que recebe ameaças de morte do governo do Irã desde os anos 1980, caiu no chão, foi socorrido e levado ao hospital de helicóptero, onde passou por uma cirurgia e onde sobrevivia graças a um respirador.
O entrevistador que o acompanhava no evento também foi ferido, mas já recebeu alta. Ainda segundo a polícia nova-iorquina, o suspeito de atacar o escritor foi detido e está sob custódia -Matar estava vestido de preto e mascarado durante o ataque. Ainda não se sabe a nacionalidade ou motivação do agressor e o FBI está envolvido na investigação.

Havia agentes policiais no auditório onde Rushdie foi atacado, com capacidade para milhares de pessoas, mas não um esquema especial de segurança com detector de metais.

Um dos maiores escritores de sua geração e conhecido por suas posições libertárias, Rushdie é perseguido por autoridades iranianas por blasfêmia desde a publicação de “Os Versos Satânicos” em 1988, romance de fantasia considerado ofensivo a Maomé e à fé islâmica.

�? época do lançamento do livro, o aiatolá Khomeini defendeu que o escritor fosse assassinado, e a perseguição foi mantida em vigor pelas mais altas autoridades religiosas do Irã.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Menina de 8 anos morre após ser sugada por bomba de piscina

A pequena Aliyah Jaico, de apenas 8 anos, perdeu a vida tragicamente na piscina de um hotel em Houston, Texas, Estados Unidos, no último sábado (23). A menina foi sugada por um dos canos da bomba de drenagem, um acidente que levanta sérias questões sobre a segurança das instalações do local. Aliyah estava hospedada no

British Museum processa curador por vender 1.800 peças raras no Ebay

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O British Museum, em Londres, está processando o ex-curador responsável pelo acervo de peças da Grécia e Roma antigas pelo roubo de 1800 artefatos da coleção. Peter Higgs é acusado pelo museu de vender as antiguidades raríssimas online, em sites como o eBay. Muitos dos objetos eram de ouro e

EUA começam a remover escombros de ponte de colapsou em Baltimore

Os Estados Unidos começaram a remover os escombros da ponte que colapsou em Baltimore na terça-feira (26). Nesta quinta-feira (28) duas gruas chegaram para iniciar a complicada operação de remoção dos escombros de aço retorcidos da ponte Francis Scott Key. A operação permitirá que as autoridades procurem os restos mortais dos quatro trabalhadores declarados mortos, informaram