Público lota Salão Nobre da Ufba em reabertura após um ano de restauro

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Depois de um ano e dois meses de restauro, o Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba) foi reaberto na manhã deste sábado. A cerimônia de encerramento da gestão do agora ex-reitor João Carlos Salles marcou a entrega do espaço – um dos pontos centrais e históricos da universidade desde 1952. As obras no local revelaram até um cômodo desconhecido.

Leia mais: Conheça Paulo Miguez, novo reitor da Ufba.

A cerimônia aconteceu menos de um dia depois do anúncio de que a votação interna que escolheu o novo reitor – antes vice-reitor – seriam respeitadas. Em publicação no Diário Oficial da União no fim da tarde desta sexta (12), ficou definida a nomeação de Paulo Miguez, que celebrou a vitória da democracia. Miguez é professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Ufba.

�??A Inauguração fecha com chave de ouro oito anos de grande trabalho, muitos triunfos e grandes enfrentamentos. Este dia também de alegria por ter visto que a vontade da comunidade expressa nas urnas foi respeitada�?�, disse.

Todas as cadeiras, um dos maiores desafios das obras de restauro que começou em julho de 2021, estavam ocupadas, e uma parte do público precisou acompanhar de pé as mais de três horas de evento, com participação da Orquestra da universidade e de músicos e servidores da Ufba como Fred Dantas, Iuri Passos, Mario Ulloa e Teca Gondim.

csm mu sica 81d7cccb7c
Cerimônia teve apresentações musicais (Foto: Fernanda Santana/CORREIO)

Pelo menos 500 pessoas participaram da cerimônia, segundo a Coordenação de Serviço da Ufba. Entre elas, membros da comunidade acadêmica, como professores e alunos, servidores técnicos. Políticos como Lídice da Mata, Alice Portugal, Olivia Santana e Hilton Coelho também compareceram.

O sistema de ar-condicionado, depois de 20 anos com problemas, voltou a funcionar. O assoalho, o sistema de som e o mobiliário também foram restaurados. O restauro foi coordenado por Naia Alban, professora da Faculdade de Arquitetura, e Maria Herminia Olivera Hernandez, coordenadora do projeto.

No discurso final – que João, como é conhecida na comunidade acadêmica, chamou de �??A palavra final�?� – saudou a universidade pública e refletiu sobre os oito anos de gestão anteriores – em meio a uma pandemia e sucessivos cortes de orçamento.

csm JC Salles e Paulo Miguez 85c2ec8485
Ao centro: o agora ex-reitor João Carles Salles (à direita) e o atual reitor Paulo Miguez (à esquerda) (Foto: Fernanda Santana/CORREIO)

�?s 12h25, quando o ex-reitor e professor de Filosofia iniciou o discurso, o salão ainda estava cheio. Na mesa principal, além do ex e atual reitor, estavam os presidentes da Assufba e da Apub, Cássia Virgínia Maciel, pró-reitora da Proae, o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR), e Arlindo Pereira, coordenado do Departamento Estudantil da Ufba. 

�??A universidade é heterogênea e incomoda e passou a incomodar mais ainda quando ela se enriqueceu pelo seu enegrecimento e políticas afirmativas. Em relação a tantas e tamanhas ameaças, a Ufba mostrou nesses anos sombrios que não tem apenas duração, ela vive e tem história�?�.

No público, de pé, o estudante de Enfermagem João Antônio Lima, 21, acompanhou a cerimônia desde o início.�??Estar aqui é uma obrigação social e política, para celebrar a universidade e este lugar�?�, afirmou ele, contemplado pela política de iniciação científica da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae).

O Salão Nobre da Reitoria é onde ocorrem formaturas, atos políticos, seminários, eventos científicos e palestras. Alguns deles marcados até hoje na lembrança coletiva da universidade, como a conferência da filósofa e ativista �?ngela Davis, em julho de 2017.

�??O que melhor define essa casa é �??Casa do saber�??. Esse salão tem um significa não só para a comunidade acadêmica, mas para a sociedade baiana. A simbologia é muita grande�?�, diz Elizabeth Barbosa, 61, que lembra bem do salão lotado daquela tarde há cinco anos.

No fim da cerimônia, houve distribuição gratuita do livro �??A palavra final”, escrito pelo ex-reitor, que indicou o exercício diário das universidades: �??fazer a utopia�?�.

O restauro: dificuldades e cômodo esquecido descoberto

Como costuma ocorrer em restauros, o do Salão Nobre também reservou surpresas. Há duas semanas, uma sala desconhecida até pelos servidores mais antigos se revelou. Em 36 anos de serviço público, Nelson Fontes, 64, sequer imaginava a existência do cômodo.

�??Estávamos tentando descobrir uma parte da tubulação elétrica e não encontrávamos. Quando vimos, tinha uma sala labirinto, entre uma coluna e a parede, que ninguém conhecia�?�, afirmou. 

As cadeiras ocupadas deste sábado foram o principal desafio inicial dos profissionais. Utilizadas por mais de 70 anos, sem reparo, elas se transformaram em unidades com diferentes características. Elas, então, foram retiradas para remontagem de suportes, estofados e engrenagens e, segundo a arquiteta e professora Naiana Alban, retornaram aos seus locais de origem. 

Fechado ao público desde o início da pandemia da covid-19, em março de 2020, as portas do Salão Nobre seriam abertas mais de um ano depois �?? e parcialmente. Em julho de 2021, tinha início as obras de restauro, compostos por equipes da Superintendência de Infraestrutura, da Faculdade de Arquitetura e das escolas de Belas Artes e de Música. Estudantes participaram do processo.

O sistema de ar-condicionado e som, sem funcionamentos adequados, também foram reparados. As caixas de som �?? ao todo, 10 �?? estão suspensas no salão, com conexões embutidas, diferentemente da fiação antes exposta.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Presidente da CBF nega pedido de CPI para suspender o Brasileirão: “A competição é limpa”

Em investigação do Supremo Tribunal Federal (STF) que julga a permanência do presidente da CBF Ednaldo Rodrigues nesta quarta-feira (24), o mandatário da Confederação reiterou que não vai paralisar o Brasileirão por causa do pedido feito pelo presidente da CPI da Manipulação das Apostas Esportivas, Jorge Kajuru.   "A CBF não trabalha de forma alguma com

Google passará a vetar anúncio político em buscas e YouTube após regra eleitoral do TSE

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Google anunciou que atualizará suas políticas para deixar de permitir a veiculação de anúncios políticos no Brasil via Google Ads, o que inclui YouTube, resultados na busca e demais tipos de publicidades contratadas pela ferramenta da empresa. Em nota, a empresa diz que essa atualização "acontecerá em maio tendo

VÍDEO: Mulher tem carro roubado em frente a condomínio no bairro da Graça, em Salvador

Uma mulher teve seu carro roubado nesta quarta-feira (24) em frente a um condomínio localizado na rua 8 de dezembro, no bairro da Graça, em Salvador. Nas imagens obtidas pelo Bahia Notícias é possível o momento em que o suspeito - que usava boné, camisa azul e uma bermuda jeans - se aproxima da vítima