Polícia está investigando demolição da casa de Frans Krajcberg em Nova Viçosa

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar a demolição da casa do artista plástico polonês Frans Krajcberg, na quarta-feira, 10 de agosto, na cidade de Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia. A ação foi repudiada pelo Governo do Estado, que classificou a destruição como criminosa.

O caso é investigado pela Delegacia de Nova Viçosa, acompanhado pela Coordenadoria da Polícia Civil, em Teixeira de Freitas, também no extremo sul do estado. Cerca de dez pessoas foram ouvidas e outros depoimentos serão colhidos nos próximos dias.

A polícia também vai analisar documentos para saber se houve dano ao patrimônio público. Não há prazo para a conclusão do inquérito.

A casa que pertencia ao artista plástico polonês ficava na região histórica de Nova Viçosa e tinha mais de 200 anos.

O artista frequentou a casa até alguns meses antes de morrer em 2017. O espaço servia como escritório administrativo e apoio para Frans Krajcberg. A partir dele, o artista seguia em direção ao mangue em busca de matéria-prima para as obras. Após a demolição é possível ver a água do rio que passava ao fundo da casa.

Um vídeo gravado na quarta-feira mostra o momento em que a frente do imóvel é demolida por uma máquina por determinação da prefeitura. Um crime, segundo o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) já que antes de morrer o artista doou todos bens e obras para o Governo do Estado.

WhatsApp Image 2022 08 12 at 10.13.44

�??Nós informamos para eles que esses materiais pertenciam ao Estado da Bahia, por ter sido um dos bens que Frans tinha doado. Quando foi na quarta-feira, pela manhã, a gente foi surpreendido com algumas imagens, fotos da casa toda demolida�?�, disse o diretor do sítio natural e representante do IPAC, Orley Silva.

A prefeita de Nova Viçosa, Luciana Machado, disse que o imóvel não pertence ao estado.

�??Uma casa totalmente abandonada há anos, não possui nenhum registro. Verificamos no cartório, simplesmente a matrícula está sob domínio geral do Município�?�, afirmou a gestora.

De acordo com a gestora, a casa foi demolida para a construção de um píer. Segundo o IPAC, documentos provam que imóvel que fica na Praça Oscar Cardoso também está incluído na doação do artista, pois é citado no inventário (página 31 no item 6) e ainda o nome de Frans Krajcberg aparece no título de regularização fundiária do imóvel.

O diretor do sítio Natura, que também pertencia ao artista e representante do IPAC, explicou que o imóvel estava fechado por questão judicial.

�??Com a morte de Krajcberg, o Estado passa a entrar em um processo litigioso na Justiça, por isso impossibilitou o IPAC de atuar e fazer o trabalho que ele tinha�?�, afirmou Orley Silva.

As procuradorias do Município e Estado assinaram um acordo que diz que a prefeitura não deve fazer nenhuma alteração no local e tem que retirar todo entulho. Não é permitido qualquer modificação na área até 15 de agosto sem prejudicar a apuração dos fatos. O acordo perde valor se houver alguma decisão judicial favorável ao Município.

Por G1

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Localizado o corpo do adolescente desaparecido em praia de Nova Viçosa

O corpo de Gustavo Henrique Lopes Ferreira, de 13 anos, foi localizado por um grupo de pescadores no início da manhã desta segunda-feira, 22 de abril, na Praia do Pontal da Barra, em Nova Viçosa, onde havia se afogado, por volta das 15h30, na tarde...

Com apoio da Suzano, Nova Viçosa recebe pacote de investimentos

Nova Viçosa inaugurou a Clínica Municipal e vai iniciar a reforma do Hospital de Posto da Mata. O município de Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia, está recebendo um pacote de investimentos que visa melhorar algumas das principais estruturas públicas de saúde e lazer,...

Inauguras fábrica de gelo para incrementar renda de pescadores e marisqueiras de Nova Viçosa

A fábrica de gelo foi construída com o apoio da Suzano, a estrutura segue conceito sustentável, possibilitando baixo custo operacional. A água utilizada na produção do gelo tem captação e tratamento na própria estrutura, que também conta com placas fotovoltaicas possibilitando redução de até...