TAGS

PF deflagra operação contra fraudes bilionárias envolvendo criptomoedas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (11/8), a quarta fase da Operação Kryptos, que investiga fraudes bilionárias envolvendo criptomoedas. Ao todo, os policiais cumpriram cinco  mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão, nas cidades do Rio de Janeiro e Cabo Frio. 
A operação recebeu o nome de Flyer One e incluiu os alvos, que estão nos Estados Unidos (EUA), na difusão vermelha (red notice) da Interpol �?? com finalidade de localizar um indivíduo para prisão e extradição. Conforme a PF, além do Brasil, a organização criminosa expandiu a atuação ilícita na captação de recursos financeiros para os EUA, Portugal e outros países. 
No EUA, a estruturação foi feita por um homem que fugiu do Brasil com passaporte falso. A PF informou que ele tinha condenação prévia por tráfico internacional de drogas, pois era um dos pilotos responsáveis pelo transporte das substâncias do cartel comandado pelo narcotraficante Pablo Escobar. 
No esquema, eram utilizado documentos falsos para justificar os depósitos da empresa no país. A PF confirmou que os depósitos de criptoativos lastreados no dólar americano (stablecoins) eram destinados à conta do líder da organização. 
O suspeito também viabilizou a documentação necessária para estadia de outros líderes nos EUA, além de comprar uma aeronave, usando a filha como interposta pessoa. 

Operação Kryptos 

Nesta quinta, foram apreendidos 10 veículos de luxo, avaliados em R$ 6 milhões. Os investigados poderão responder pelos crimes de emissão ilegal de valores imobiliários sem registro prévio, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Caso condenados, poderão pegar pena de até 22 anos de reclusão. 
A Operação Kryptos começou em agosto de 2021 para investigar uma empresa localizada na Região dos Lagos (RJ). Por meio da especulação no mercado de criptomoedas, a corporação usava esquema de pirâmides financeiras e prometia retorno monetário aos clientes. No início deste ano, duas fases foram executadas, sendo a Valeta, em fevereiro, e Betka, em março.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Homem é baleado por policial no centro de São Paulo

Na tarde desta quarta-feira (17), um homem foi baleado por um policial na Estação da Luz, no centro de São Paulo. O tiro foi realizado por um policial militar por volta das 16h30, ainda não há informações sobre a motivação do episódio. Conforme informou a PM, o socorro foi prestado pelo próprio agente e o

Receita Federal apreende 1,3 tonelada de cocaína escondida em carga de café no Porto do Rio

Agentes da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal realizaram uma grande apreensão de cocaína no Porto do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (27). A ação foi feita durante o decreto de Garantia da Lei e da Ordem, que possibilita que as Forças Armadas atuem na prevenção de delitos em

Corredor morre após passar mal em prova e ser internado com xixi preto

Um homem de 50 anos morreu em Caruaru, nesta quarta-feira (24/1), após complicações de saúde provocadas por rabdomiólise, doença ocasionada por uma lesão muscular aguda que deixa o xixi preto. Identificado como Dorgival Celerino do Nascimento havia participado de uma prova de corrida e foi internado devido ao esforço físico. A prova de 14 quilômetros