Perfil no Instagram denuncia casos de assédio moral e sexual em escritórios de advocacia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Diversos casos de assédio moral e sexual no ambiente da advocacia estão sendo expostos em uma conta no Instagram. A conta foi criada após um estagiário do escritório Mattos Filho tentar suicídio no ambiente de trabalho, na última quinta-feira (11), por esgotamento mental. O caso aconteceu antes de encerrar o expediente, quando o jovem se jogou do 7º andar da sede do escritório em São Paulo.

 

O estagiário sobreviveu e o quadro de saúde é estável. Ele teria recebido uma bronca de uma das sócias do escritório após perder um prazo. Segundo áudios obtidos pelo site Jurinews, os sócios do escritório minimizaram a situação para os advogados e estagiários do quadro de funcionários. O escritório emprega mais de 1,7 mil pessoas, em seis unidades do país, movimentando uma receita de  aproximadamente R$ 1,2 bilhão. O salário médio de um estagiário do Mattos Filho é de quase R$ 3 mil.

 

Em nota de esclarecimento divulgada nas redes sociais, o escritório lamentou o caso e disse que o jovem foi socorrido e encaminhado para um hospital da região. “Desde o primeiro momento, o Mattos Filho vem oferecendo toda assistência e acolhimento ao jovem, a seus familiares e colegas de trabalho, zelando, especialmente, pela privacidade e respeito aos envolvidos. Neste momento delicado, essas são as prioridades do escritório”, disse no comunicado.

 

A página  no Instagram “Escritórios Expostos” diz que foi criada para “boicotar anonimamente escritórios de advocacia que abusam dos seus estagiários e advogados”.  “Todo mundo que estagia em direito tem alguma estória pra contar sobre um espaço hostil e inseguro de trabalho ou formas variadas de assédio. Esta página tem o propósito de servir como um espaço seguro para o compartilhamento de experiências e fatos sobre escritórios perversos. Não nos calaremos”, diz a primeira publicação da página, criada no último sábado (13), e já conta com mais de 30 denúncias. Em alguns casos, foram denunciados até assédio sexual de sócios a estagiárias.

 

Os relatos envolvem as maiores bancas de advocacia do país, que ainda não se pronunciaram oficialmente sobre as acusações. Dentre as bancas, estão escritórios como o próprio Mattos Filho, Tozzini Freire, Lobo de Rizzo, Bichara Advogados, Tauil e Chequer Mayer Brown, Nelson Wilians, Machado Meyer, por exemplo. Também há relatos de assédio moral em órgãos públicos, como a Defensoria Pública e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica e em prefeituras. Até o momento, não houve nenhum pronunciamento oficial das contas denunciadas por assédio e nem manifestação pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

 

�? válido lembrar que páginas nas redes sociais criadas com o intuito de expor situações adversas podem ser penalizadas, caso o proprietário seja descoberto, por exceder a liberdade de expressão. A criação de páginas para exposição foi tema de uma matéria do Bahia Notícias em julho de 2021. Na reportagem, especialistas apontam que os autores podem ser condenados a pagar indenização para quem se sentir difamado ou caluniado (veja aqui). 

 

 

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma publicação compartilhada por Escritórios expostos (@escritoriosexpostos)

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Polícia prende três homens suspeitos de integrar milícia na zona norte do Rio

Três homens suspeitos de integrar uma milícia foram presos em flagrante em Campo Grande, zona norte do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 30. As prisões foram efetuadas pelos agentes da 8ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (8ª DPJM) e da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (CORE). Segundo informações da Secretaria de

Polícia prende grupo especializado em sequestros na Grande SP

Pelo menos quatro pessoas foram presas pela Polícia de Civil de São Paulo durante a Operação Fake Workers na terça-feira, 28. Os suspeitos são investigados de integrar um grupo especializado em sequestro na Grande São Paulo. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão temporária expedidos pela Justiça nas cidades de Guarulhos e

Nem Gabigol, nem Cano, nem Pedro Raul, o nome da fera é Lelê

No último sábado (4/3), o Volta Redonda goleou o Madureira por 6 x 0 ,e continua embolado, no alto da tabela, junto com Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo, no pelotão de frente, neste Cariocão.E o destaque do time é o atacante Lelê, que fez...