Os erros mais comuns quando compra e guarda o frango

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Da mesma forma que o frango é uma proteína fácil de preparar e bastante versátil, pode ser também uma dor de cabeça no que diz respeito asa bactérias.

�? importante que esteja cozido na perfeição, sem estar cru, ou que o transporte do supermercado até casa seja feito a uma temperatura adequada.

São vários os erros que se costumam fazer com esta carne. Conheça-os.

Não cozinhar o frango até que fique no ponto certo

Existem carnes onde não é um problema que fiquem mal passadas. Quando vai a um restaurante, nunca lhe perguntam o ponto que quer no frango. A razão é simples, uma vez que deve ser sempre bem cozido para evitar a criação de bactérias.

Notícias ao Minuto © ShutterStock  

Deixar muito tempo o frango cru no frigorífico antes de o cozinhar

�??No máximo só deve cozinhar frango cru que foi deixado no frio até dois dias�?�, explica Lisa Yakas da NSF International. �??Se o deixar por mais tempo pode ficar impróprio para ser consumido. Já no congelador pode ser deixado até nove meses�?�, continua.

Guardar no frio sim, mas não ao lado de alimentos já cozidos

�? importante guardar a carne no frigorífico, mas convém saber onde a deixar. Neste caso as consequências podem ser para os outros alimentos. �??Isto é um problema já que o frango ou os líquidos do frango podem acidentalmente cair noutros alimentos e transferir bactérias.�?�

Guardá-lo num saco de plástico ou embrulhar com película aderente pode ser uma solução para evitar este tipo de acidentes.

Guardar grandes quantidades de frango juntas no congelador 

Congelar o frango cru é sempre a melhor opção para guardar o prolongar o tempo em que pode ser consumido. Ainda assim, existem melhores formas de o fazer.

�??Congelar uma grande quantidade de frango junta torna-se um problema quando quer descongelar apenas uma pequena parte�?�, diz Christopher Arturo do The Institute of Culinary Education, dos Estados Unidos.

�??Pequenos pedaços congelam também de forma mais rápida e são mais fáceis de descongelar�?�, continua.

Notícias ao Minuto © ShutterStock  

Deixar frango cozido por muito tempo fora da geladeira

E não é só o frango cru que pode ser portador de bactérias. �??Não deixe o frango cozido por muito tempo fora da geladiera. As temperaturas mais altas são o ambiente propício para o aparecimento de bactérias�?�, explica Caitlin Clark, do �??Department of Food Science and Human Nutrition�??, da Universidade de Colorado.

Trazer o frango à temperatura ambiente do supermercado para casa

Se a viagem entre o supermercado e a casa durar mais do que 30 minutos, é importante que o frango não seja deixado à temperatura ambiente durante a viagem. Trazer uma placa de gelo pode ser a solução.

�??�? um dos erros mais comuns que as pessoas fazem no regresso das compras. Colocá-lo a uma temperatura mais fria é o ideal para evitar o aparecimento de bactérias�?�, continua Caitlin Clark. Samonela e  E. coli costumam ser das mais frequentes.

 

 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Você sabe quais signos estão sempre disponíveis para aventuras?

Aceita todos os desafios? Não tem medo de arriscar? É muito provável que esteja nesta lista do PinkVilla com os signos que nunca dizem 'não' a uma aventura. Consulte a lista.  1- Áries (21 de março a 20 de abril) "Estão sempre prontos para embarcar em novas aventuras, quer se trate de uma viagem de

Como saber se o relacionamento acabou de vez?

Muitas pessoas se perguntam como saber se o relacionamento acabou de vez, se ainda há esperança de reatar ou se é melhor seguir em frente. Essa dúvida pode causar muito sofrimento e angústia, por isso é importante buscar orientação e esclarecimento. Para isso, você pode...

Coisas comuns que aumentam (e muito!) a ansiedade

A ansiedade é uma condição de saúde mental que pode causar tensão, pânico, sudorese, medo e batimentos cardíacos acelerados. Para algumas pessoas, também pode causar ataques de pânico e sintomas físicos, como dor no tórax. Infelizmente, a ansiedade às vezes pode entrar em ação...