�?nibus à serviço da Prefeitura de Teixeira de Freitas abandona 25 venezuelanos em Vitória

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Um grupo de 25 venezuelanos da etnia indígena Warao foi deixado perto da Rodoviária de Vitória, na madrugada desta terça-feira (16), por um ônibus da Prefeitura de Teixeira de Freitas, cidade do Sul da Bahia. Eles contam que entraram no Brasil há cerca de um ano e meio em busca de melhores condições de vida e, desde então, vêm rodando por várias cidades procurando trabalho e oportunidades.

Ruben Mata, de 37 anos, cacique da tribo e que está no grupo que chegou em Vitória, disse que o grupo entrou no Brasil pelo Estado de Roraima, passaram por outros municípios brasileiros e, em seguida, foram para Jequié, outra cidade do interior da Bahia. Uma assistente social, porém, disse que lá era uma cidade pequena e que eles teriam de se mudar para conseguir trabalho.

“Primeiro chegamos em Jequié. Eu falei com a assistente social e aí ela falou que era cidade pequena e perguntou para onde queríamos ir. Eu tenho família, tenho criança pequena. Ela falou que tínhamos que ir para outra cidade, para Teixeira de Freitas. Colocaram no ônibus e nos deixaram em Teixeira de Freitas”, contou.

O QUE DIZEM AS PREFEITURAS

A Prefeitura de Vitória enviou uma nota por e-mail alegando que “por serem estrangeiros, é um tema de atuação da Polícia Federal”, orientando a reportagem a procurar a Polícia Federal. Já o secretário de Assistência Social da Prefeitura de Teixeira de Freitas, alegou, em vídeo enviado para a TV Gazeta, que os venezuelanos não foram abandonados em Vitória.

“A prefeitura tomou conhecimento que eles haviam desembarcado aqui em Teixeira de Freitas, vindos de Jequié, na sexta-feira (19). Ao encontrá-los, a Secretaria de Assistência Social, imediatamente, providenciou um abrigo provisório. Acolhemos ele em uma escola, oferecemos alimentação, serviços médicos, doações. Eles são adultos, livres e têm direito de ir e vir. Ao identificar que em nossa cidade eles não teriam as condições para viver, foi facultado a eles, para onde eles quisessem ir. A nossa cidade ofertou o que eles queriam, o transporte, para a cidade que eles escolhessem”, afirmou em vídeo. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Prefeitura implementa consultórios de arboviroses em unidades de saúde

Consultório de arboviroses na UPA (Foto: Junior Origem) Com o objetivo de garantir rapidez nos atendimentos às pessoas com sintomas de dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas — por meio da Secretaria de Saúde implementou consultórios de arboviroses nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Unidade de Pronto Atendimento

Prefeitura reafirma compromisso com a valorização dos servidores públicos

O reajuste de 42,9% do Auxílio-Alimentação dos servidores efetivos municipais do Poder Executivo, que passou ao valor de R$ 400,00 a partir de março, representa o compromisso da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas na valorização destes profissionais. Entretanto, é importante ressaltar que a gestão atual possui um longo histórico referente à concessão de benefícios

Prefeitura realizou treinamento de agentes de saúde para uso de novo larvicida

Treinamento de agentes de saúde para uso de novo larvicida (Foto: Junior Origem) A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas promoveu na terça-feira (26) um curso de treinamento aos Agentes de Combate às Endemias (ACE) no auditório da Secretaria de Administração voltado ao uso do larvicida, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, que será utilizado nas