OAB-BA cria editora própria e núcleo repercussão prejudicial à advocacia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), na última sexta-feira (12), aprovou a criação do Núcleo de Identificação de Infrações com Repercussão Prejudicial à Dignidade da Advocacia (NIRPDA), da Editora da OAB-BA, voltada para a pesquisa, o conhecimento e a divulgação de conteúdos importantes para toda a advocacia, e do Prêmio OAB-BA de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho.

 

O NIRPDA, conforme explicado pelo secretário-geral adjunto Ubiraja Ávila, visa combater de forma intransigente às infrações éticas e disciplinares, de forma a identificar e suspender, de maneira preventiva, infratores contumazes que possam provocar, a partir de atuação indevida, uma repercussão negativa e pejorativa que macule a imagem da advocacia na sociedade: “O objetivo do núcleo é ter uma inteligência voltada para a análise, o cuidado e a realização de procedimentos que impeçam infrações e condutas indevidas – uma medida indispensável para a valorização da nossa classe”, afirmou a presidente da OAB-BA, Daniela Borges.

 

O Ubirajara Ávila destacou os benefícios da medida: “�? uma ideia salutar para a boa imagem de toda a advocacia baiana. Estava na hora de criar um mecanismo legal para a deflagração da suspensão preventiva, caso necessário. �? um reclame antigo da nossa classe para a qual a OAB da Bahia oferece, agora, uma resposta altiva, efetiva e eficaz”, enfatizou.

 

A proposta de criação da Editora OAB-BA e a publicação do Regimento Interno e do Edital de Convocação para Artigo Científico, foi relatada pela conselheira Thais Bandeira. “A editora é uma ideia que está sendo amadurecida desde a gestão anterior, do presidente Fabrício Castro. Nós já contamos com vários grupos de pesquisa que estão promovendo a elaboração de projetos, e a ideia é criar diversos modelos de publicação – de livros temáticos e livros de grupos de estudo a revistas e publicações ligadas à divulgação científica”, explicou a conselheira.

 

Thais Bandeira também anunciou o lançamento do edital da primeira revista, que estará aberto a inscrições até o dia 12 de setembro,  e a ideia de que esta publicação seja semestral: “A primeira temática será a do exercício da advocacia no Estado democrático de Direito”, completou. 

 

Outra pauta abordada no Conselho Pleno foi o lançamento do edital da nova edição do Prêmio OAB-BA de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho, uma iniciativa ligada à Comissão de Direitos Humanos. A conselheira seccional Graça Varela foi a relatora da proposta, que contou com a subsequente exposição de Eduardo Rodrigues, presidente da comissão: “O Prêmio OAB-BA de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho tem, como, principal característica, a instauração de uma agenda positiva na perspectiva dos direitos humanos. No caso desta publicação, a partir do nome de Barbosa Lima Sobrinho, que em vida representou tanto a OAB quanto a Associação Baiana de Imprensa”, destacou o presidente da Comissão.

 

O prêmio contará com as categorias de jornalismo em texto, jornalismo em vídeo, jornalismo em áudio e fotojornalismo. A conselheira Graça Varela destacou a ênfase na luta pela democracia ilustrada pelo lançamento do Prêmio OAB-BA de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho: “Barbosa Lima Sobrinho tinha um projeto de nação dedicado a defender, estruturar e constituir uma democracia efetiva. E este é o caminho pavimentado pela própria OAB, sempre em busca da defesa da democracia e do desenvolvimento da consciência da nação. Nada mais adequado, portanto, do que um prêmio que celebra as responsabilidades e a atuação da imprensa”. 

 

Daniela Borges comemorou a abertura do edital: “�? um prêmio tradicional da nossa Seccional de extrema importância, pois a liberdade de imprensa é um dos pilares do Estado democrático de direito. E precisamos defender todos os pilares da nossa democracia. A OAB tem a força e a credibilidade que tem junto a sociedade por, justamente, defender os direitos humanos, a cidadania e a nossa Constituição”, destacou a presidente.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Polícia prende três homens suspeitos de integrar milícia na zona norte do Rio

Três homens suspeitos de integrar uma milícia foram presos em flagrante em Campo Grande, zona norte do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 30. As prisões foram efetuadas pelos agentes da 8ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (8ª DPJM) e da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (CORE). Segundo informações da Secretaria de

Polícia prende grupo especializado em sequestros na Grande SP

Pelo menos quatro pessoas foram presas pela Polícia de Civil de São Paulo durante a Operação Fake Workers na terça-feira, 28. Os suspeitos são investigados de integrar um grupo especializado em sequestro na Grande São Paulo. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão temporária expedidos pela Justiça nas cidades de Guarulhos e

Nem Gabigol, nem Cano, nem Pedro Raul, o nome da fera é Lelê

No último sábado (4/3), o Volta Redonda goleou o Madureira por 6 x 0 ,e continua embolado, no alto da tabela, junto com Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo, no pelotão de frente, neste Cariocão.E o destaque do time é o atacante Lelê, que fez...