O que as pessoas de sobrepeso erram na hora de emagrecer?

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Na luta contra a balança, muitos erros são cometidos. Conheça os 3 grandes mitos do processo de emagrecimento e como perder peso de maneira saudável

Você sabia que um em cada quatro brasileiros com mais de 18 anos se encontra acima do peso no país? �? isso que confirma a pesquisa realizada em 2019, pelo IBGE.

Com tantas pessoas obesas, muitos mitos e maus hábitos estão sendo cultivados em busca do emagrecimento. No entanto, algumas atitudes, além de não ajudar, podem ser prejudiciais à saúde. 

Pensando nisso, confira neste artigo, 3 grandes mitos sobre o emagrecimento, quais os maiores erros na hora de perder peso e a melhor maneira de emagrecer saudável. Confira!

Como posso saber se estou acima do peso?

Existe um cálculo simples, chamado de Índice de Massa Corporal (IMC) que médicos e outros profissionais da saúde usam para avaliar se uma pessoa está acima do peso ideal, considerando sua altura. Basicamente, o cálculo consiste na seguinte fórmula matemática:

  • Peso / (altura x altura) 

Como resultado, confira  os valores conforme a Organização Mundial da Saúde e saiba se, segundo o IMC, você está ou não dentro do seu peso ideal:

Tabela de calculo de massa corporal IMCVale destacar que embora essa ferramenta seja muito usada, ainda assim não é considerada uma maneira exata de avaliar o peso, já que não considera a composição corporal da pessoa.

Portanto, para uma avaliação mais detalhada, como no caso de atletas, outras técnicas são usadas como a bioimpedância. Neste caso, muitos nutricionistas usam este tipo de avaliação para considerar o peso exato do paciente.

iStock 112563578427092 scaled
Woman at home eating fruits and vegetables top view

3 Mitos do emagrecimento

Na luta contra a balança, muita gente muda os hábitos por conta própria ou pelo que lê e escuta por aí, sem nem ao menos saber se isso faz sentido. Essa atitude pode ser perigosa para a saúde e até mesmo causar efeito contrário: ganhar mais peso.

Por isso é importante reconhecer o que são mitos no processo de perder peso. Confira as 3 maiores mentiras quando o assunto é emagrecer:

1.    Precisa comer de 3h em 3h

Muitas pessoas acreditam que para emagrecer é necessário comer várias vezes ao dia, mais precisamente de 3 em 3h. Assim, evitaria a fome excessiva e ainda estimularia o corpo a gastar energia para digerir pequenos lanches.

Mas, em 2015, um levantamento de dados feito pela Nutrition Reviews contestou o fato. Eles analisaram mais de 15 estudos, feitos entre 1966 e 2013, que analisaram os efeitos de comer a cada três horas. Apenas um, dos 15 estudos, mostrou resultado com essa estratégia.

Assim, a teoria de fracionar a alimentação em pequenos intervalos diários não passa de um mito. Já que, conforme explica o endocrinologista Henrique Suplicy, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o funcionamento do metabolismo é muito complexo e, além disso, para a digestão o corpo só gasta em torno de 10% das calorias ingeridas.

2.              Carboidrato à noite engorda

�? verdade que após as 18h o funcionamento do nosso metabolismo diminui. Deste modo, reduzir a quantidade de alimentos no geral e não apenas o carboidrato é recomendado. Contudo, não se deve colocar este tipo de alimento como o grande vilão do emagrecimento.

Afinal, o carboidrato funciona na quebra de gordura. Ou seja, se não tiver carboidratos, o corpo usará substratos energéticos derivados da degradação da massa muscular. Isto quer dizer que você até pode perder peso, mas se trata de músculo e não gordura.

Para quem busca o emagrecimento, perder musculatura atrasa a perda de peso e ainda resulta em fraqueza muscular. 

3.              Comer só alimentos light ou diet

Um chocolate light, por exemplo, apresenta uma redução de 25% de seus componentes. Enquanto um chocolate diet não apresenta açúcar em sua composição. Assim, engana-se quem pensa que, por conta disso, comer esses tipos de alimentos emagrece.

Isso não acontece porque, apesar de não ter açúcar em sua composição, eles continuam gordurosos e abusam do sódio. Portanto, além de não ajudar no emagrecimento, pode causar problemas de pressão alta, por exemplo.

iStock 132320195727089 scaled
Belly of an unrecognizable slim caucasian woman wearing an oversized jeans and is showing how big the pants are. Representing being healthy and slim after regular workout and healthy lifestyle.
Image is not body shape retouched

Veja os maiores erros que as pessoas cometem na hora de emagrecer

Com tantos mitos sendo espalhados por aí, as pessoas acabam acreditando em crenças erradas e cometem muitos erros no processo de emagrecimento. Neste contexto, confira alguns dos equívocos mais praticados na perda de peso:

Cortar frutas por causa do açúcar

Acredite, tem gente deixando de comer frutas por conta da frutose, o açúcar da fruta, pensando que, desta maneira, irá contribuir para a perda de peso. Para se ter ideia, para atingir a quantidade de açúcar de um copo de refrigerante, por exemplo, é necessário muitos cachos inteiros de bananas.

Além disso, as frutas são ricas em fibras, elemento indispensável para o emagrecimento. Uma vez que o seu consumo aumenta a sensação de saciedade, já que, ao serem digeridas, as fibras ocupam um grande espaço no estômago, diminuindo a fome.

Acreditar em fórmulas mágicas

Limão em jejum, colher de vinagre, suplementos mágicos ou até mesmo medicamentos são usados sem prescrições médicas visando o emagrecimento rápido. No entanto, não existe uma fórmula mágica.

Isso porque cada metabolismo funciona de uma maneira, com suas peculiaridades. Em primeiro momento, você até pode perder peso usando uma medicação para acelerar o metabolismo. Porém, também estará aumentando os riscos de AVC, por exemplo.

Portanto, antes de adotar qualquer medicação ou até mesmo um suplemento como recurso para a perda de peso, consulte um médico ou nutricionista. Só assim, saberá do que o seu metabolismo precisa.

Apostar em dietas restritivas

Dieta mediterrânea, cetogênica, paleolítica, sem sopa, sem glúten, do ovo, enfim.  �? uma infinidade de dietas. A verdade é que muitas pessoas embarcam nessas tendências do momento e não se dão conta dos riscos que este tipo de dieta apresenta.

Segundo a nutricionista Marcela Kotait, coordenadora do Ambulatório de Anorexia Nervosa do HC USP, 95% das pessoas que recorrem a este tipo de dieta recuperarão o peso perdido em pouco tempo. Assim, terão dificuldades nutricionais e sofrerão com o efeito sanfona.

Então, como perder peso?

Como você viu, são vários os mitos espalhados sobre o processo de emagrecimento e, assim, muitos hábitos começam a ser cultivados erroneamente. Deste modo, além de não emagrecer, a pessoa pode causar danos à saúde.

Conforme a nutricionista Rachel Oliveira, o processo de emagrecimento saudável não tem segredo. Para isso, é necessário adotar bons hábitos alimentares e praticar atividades físicas. O ideal é ter uma alimentação variada, sem realizar cortes em determinados tipos de alimentos, para evitar o efeito rebote.

Vale lembrar que, ao adotar medidas drásticas, como dietas restritivas ou medicações, a perda de peso pode acontecer rapidamente, mas a pessoa enfrentará outros problemas, como a flacidez e o excesso de pele.

Nesses casos, existem algumas ações que contribuem para evitar o aparecimento de estrias e sobras de pele, como:

  • Emagrecer saudável e sem pressa;
  • Evitar restrições calóricas;
  • Fazer atividades físicas, como a musculação;
  • Beber muita água;
  • Reeducar a alimentação.

De acordo com a nutricionista Karina Peloi, um emagrecimento saudável é aquele que se perde, no máximo, um quilo por semana. Contudo, quando se perde muitos quilos, ainda que saudável, algumas sobras de pele surgem naturalmente. Para os casos de sobra excessiva, uma abdominoplastia deve ser realizada.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Você sabe quais signos estão sempre disponíveis para aventuras?

Aceita todos os desafios? Não tem medo de arriscar? É muito provável que esteja nesta lista do PinkVilla com os signos que nunca dizem 'não' a uma aventura. Consulte a lista.  1- Áries (21 de março a 20 de abril) "Estão sempre prontos para embarcar em novas aventuras, quer se trate de uma viagem de

Como saber se o relacionamento acabou de vez?

Muitas pessoas se perguntam como saber se o relacionamento acabou de vez, se ainda há esperança de reatar ou se é melhor seguir em frente. Essa dúvida pode causar muito sofrimento e angústia, por isso é importante buscar orientação e esclarecimento. Para isso, você pode...

Coisas comuns que aumentam (e muito!) a ansiedade

A ansiedade é uma condição de saúde mental que pode causar tensão, pânico, sudorese, medo e batimentos cardíacos acelerados. Para algumas pessoas, também pode causar ataques de pânico e sintomas físicos, como dor no tórax. Infelizmente, a ansiedade às vezes pode entrar em ação...