Discovery+ divulga trailer de minissérie sobre ator acusado de canibalismo

O streaming ‘Discovery+’ divulgou nesta quarta-feira, 10, o trailer...

Benzema se torna o segundo maior artilheiro da história do Real Madrid

Karim Benzema marcou o segundo gol da vitória do...

Ex-Nobel da Economia, Paul Krugman diz que Fed não tem escolha a não ser continuar a subir os juros

O economista, vencedor do prêmio Nobel de economia em...

PGE entra com ação contra Bolsonaro por criticar urnas em reunião com embaixadores

Uma ação contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi...

Multiplicação de casos de tuberculose leva medo às celas da Dutra Ladeira

Escrito por Redação

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

A multiplicação de casos confirmados e suspeitos de tuberculose e até uma morte deixaram apreensivos os detentos, familiares e funcionários da Penienciária Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, na Grande BH.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a instituição tem vagas para 1663 detentos, mas abriga mais de 2.300. De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), foram registrados cinco casos confirmados da doença nos pavilhões e celas da instituição correcional. A secretaria, contudo, não fala em surto.

Os pacientes confirmados foram examinados entre janeiro e junho de 2022. “Receberam o tratamento recomendado pelos órgãos de saúde e sanitários competentes. O tratamento é realizado em regime ambulatorial, com recebimento dos medicamento e supervisão diária”, informou a Sejusp.

Os pacientes estão sob atendimento mensal da equipe de saúde da instituição, com transferências para hospitais adequados apenas em casos mais graves. O tratamento se dá na “modalidade TDO (Tratamento Diretamente Observado), que inclui o recebimento dos medicamentos, com supervisão diária. O TDO, além de garantir que os medicamentos sejam tomados de forma adequada, tem o objetivo de fortalecer o vínculo do doente com a equipe de saúde”, afirma a Sejusp. 

O interno que morreu no dia 1º de agosto com sintomas similares a tuberculose foi Daniel Nogueira dos Santos, de 53 anos. Ele expectorava sangue, tossia muito, perdeu peso e teve calafrios. No dia 23 de julho deu entrada no Hospital São Judas Tadeu. Apesar dos sintomas a Sejusp informou que os exames para tuberculose foram negativos. A causa da morte ainda é desconhecida.

“A Unidade Prisional aguarda resultado de exames de escarro (tuberculose) dos custodiados apontados como contato direto do preso falecido. No entanto, os investigados não apresentam sintomas”, informou a Sejusp.

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Locomotiva doada pelo Dnit, que estava em Mauá, chega a cidade mineira

A chegada de uma locomotiva a Guaranésia, para ser atração turística, chamou a atenção dos moradores da cidade do Sul de Minas na tarde desta quarta-feira (10/08). O...

Homens são detidos por praticar sexo oral em praça pública

Dois homens foram detidos na terça-feira (9/8) por praticar sexo oral em uma praça no Bairro Nova Cidade, em Sete Lagoas. A Polícia Militar (PM) foi acionada e o...

Suspeito de furto desaparece ao tentar cruzar rio durante a fuga

O Corpo de Bombeiros (CBMMG) iniciou, na terça-feira (9/8), as buscas por um homem de 32 anos que desapareceu após tentar atravessar um rio para fugir da polícia, no...