Ministro Alexandre de Moraes toma posse como presidente do TSE

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O ministro Alexandre de Moraes tomou posse, durante solenidade na noite desta terça-feira (16), como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ricardo Lewandowski assume como vice-presidente.

 

Os dois ministros, que também integram o Supremo Tribunal Federal (STF), foram eleitos para os cargos no dia 14 de junho. Eles serão responsáveis por conduzir as eleições gerais de 2022. Nos últimos seis meses, o TSE foi presidido pelo ministro Edson Fachin.

 

O ministro Alexandre de Moraes é relator do inquérito das Fake News, no STF, no qual o presidente Jair Bolsonaro é investigado. Moraes já foi acusado de abuso de autoridade pelo próprio presidente por conta do processo.

 

Apesar de todo o embate entre o presidente e o ministro, Bolsonaro esteve presente na cerimônia de posse e sentou ao lado de Moraes, na bancada de autoridades, durante toda a solenidade. Na mesma bancada também esteve o ministros Edson Fachin, Luiz Fux, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, entre outras autoridades.

 

A cerimônia de posse não mobilizou apenas o presidente, mas também todo o campo político e jurídico, em Brasília, que reuniu mais de 2 mil pessoas, de acordo com a segurança do TSE.

 

Entre os presentes também estavam os ex-presidentes como Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma Rousseff (PT), Michel Temer, e José Sarney, todos sentados na mesma fileira, lado a lado. Os quatro estiveram na fileira central, disposta de frente para a bancada onde Bolsonaro estava sentado com as autoridades.

 

Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), que assim como Lula e Bolsonaro concorrem ao Palácio do Planalto, também compareceram à solenidade. Além disso, autoridades como ministros do STF, parlamentares e ministros do governo também marcaram presença.

 

Durante discurso de abertura, Moraes reforçou sua defesa à democracia. “Prometo, bem fielmente, cumprir os respectivos deveres e atribuições em harmonia com a constituição e as leis da República”, declarou Moraes.

 

 

QUEM �? QUEM

 

Alexandre de Moraes

 

Nascido em São Paulo (SP), é ministro efetivo do TSE desde 2 de junho de 2020, após atuar como substituto desde abril de 2017. Ele foi indicado para compor o Supremo Tribunal Federal (STF) pelo ex-presidente Michel Temer. Ele ocupou a vaga que pertencia ao ex-ministro Teori Zavascki, em março de 2017.

 

Possui doutorado em Direito do Estado, livre-docência em Direito Constitucional e é autor de livros e artigos acadêmicos em diversas áreas do Direito. Atuou como promotor de Justiça, advogado, professor de Direito Constitucional, consultor jurídico e ministro da Justiça. Tomou posse como ministro do STF em março de 2017.

 

 

Ricardo Lewandowski

 

Do Rio de Janeiro, Lewandowski é ministro do STF desde 16 de março de 2006, quando foi indicado para compor o Supremo Tribunal Federal (STF) pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele ocupa a vaga que antes pertencia ao ministro Carlos Velloso. Entre 2010 e 2021, Lewandowski presidiu o TSE.

 

Ele é doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e master of arts em Relações Internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy, da Tufts University, administrada em cooperação com a Harvard University. Antes de ingressar no STF, também foi desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e juiz do Tribunal de Alçada Criminal do estado. Lewandowski já presidiu o TSE de 2010 a 2012.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Polícia prende três homens suspeitos de integrar milícia na zona norte do Rio

Três homens suspeitos de integrar uma milícia foram presos em flagrante em Campo Grande, zona norte do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 30. As prisões foram efetuadas pelos agentes da 8ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (8ª DPJM) e da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (CORE). Segundo informações da Secretaria de

Polícia prende grupo especializado em sequestros na Grande SP

Pelo menos quatro pessoas foram presas pela Polícia de Civil de São Paulo durante a Operação Fake Workers na terça-feira, 28. Os suspeitos são investigados de integrar um grupo especializado em sequestro na Grande São Paulo. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão temporária expedidos pela Justiça nas cidades de Guarulhos e

Nem Gabigol, nem Cano, nem Pedro Raul, o nome da fera é Lelê

No último sábado (4/3), o Volta Redonda goleou o Madureira por 6 x 0 ,e continua embolado, no alto da tabela, junto com Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo, no pelotão de frente, neste Cariocão.E o destaque do time é o atacante Lelê, que fez...