Lelio Bentes é eleito novo presidente do TST para biênio 2022-2024

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Pleno do Tribunal Superior do Trabalho (TST) elegeu nesta segunda-feira (15), por unanimidade, o ministro Lelio Bentes Corrêa, para presidir a Corte no biênio 2022-2024. O novo vice será o ministro Aloysio Corrêa da Veiga e a Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho será ocupada pela ministra Dora Maria da Costa. A posse ocorrerá no dia 13 de outubro.

 

O atual presidente, ministro Emmanoel Pereira, completará 75 anos no próximo dia 17 de outubro e terá de se aposentar compulsoriamente, conforme determina a Constituição. O ministro Lelio Bentes Corrêa agradeceu pela confiança depositada pelo tribunal nos três futuros dirigentes. “A Justiça do Trabalho não faltará ao nosso país, que mais clama por entendimento, por diálogo, por sensibilidade, por humanismo. �? aqui que os mais humildes encontram amparo, proteção contra a violação dos seus direitos. �? aqui que buscam acolhimento os que foram maltratados pela vida no curso da sua atividade profissional”.

 

Lelio Bentes nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro, em 3 de julho de 1965. Formou-se em Direito pela Universidade de Brasília, em 1986, e tornou-se mestre em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Universidade de Essex (Inglaterra), em 2000. Ele ingressou no Ministério Público do Trabalho (MPT) em 1989. O magistrado também presidiu a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) por dois mandatos, entre 1992 e 1996.

 

Cedido à Organização Internacional do Trabalho (OIT), atuou em Genebra (Suíça) como oficial de programas para a América Latina do Programa Internacional para a Erradicação do Trabalho Infantil (IPEC), entre 2002 e 2003. Foi professor da Escola Superior do Ministério Público da União entre 2001 e 2003; da Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF), de 1988 a 1990; do Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub), de 1992 a 2004; e do Instituto de Ensino Superior de Brasília (Iesb) desde 2009. Ele se tornou ministro do TST em 2003, ocupando vaga destinada pela Constituição a membros do Ministério Público do Trabalho. Em 2017, foi eleito corregedor-geral da Justiça do Trabalho para o biênio 2018-2020.

 

Já o novo vice-presidente, ministro Aloysio Corrêa da Veiga nasceu em Petrópolis (RJ), onde se formou em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Petrópolis no ano de 1974. Ele exerceu a magistratura no TRT-1 de 1981 a 2004. Em janeiro de 1997, foi promovido por merecimento para o cargo de desembargador da corte fluminense. Em 28 de dezembro de 2004, foi empossado ministro do TST.

 

Dora Maria da Costa, nova corregedora-geral, nasceu em Dores do Indaiá (MG), formou-se em Direito em 1979 pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e especializou-se em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Federal de Goiás. Em 17 de maio de 2007, foi empossada como ministra do TST.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Polícia prende três homens suspeitos de integrar milícia na zona norte do Rio

Três homens suspeitos de integrar uma milícia foram presos em flagrante em Campo Grande, zona norte do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 30. As prisões foram efetuadas pelos agentes da 8ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (8ª DPJM) e da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (CORE). Segundo informações da Secretaria de

Polícia prende grupo especializado em sequestros na Grande SP

Pelo menos quatro pessoas foram presas pela Polícia de Civil de São Paulo durante a Operação Fake Workers na terça-feira, 28. Os suspeitos são investigados de integrar um grupo especializado em sequestro na Grande São Paulo. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão temporária expedidos pela Justiça nas cidades de Guarulhos e

Nem Gabigol, nem Cano, nem Pedro Raul, o nome da fera é Lelê

No último sábado (4/3), o Volta Redonda goleou o Madureira por 6 x 0 ,e continua embolado, no alto da tabela, junto com Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo, no pelotão de frente, neste Cariocão.E o destaque do time é o atacante Lelê, que fez...