Impedido de usar redes, Zé Trovão anuncia candidatura pelo Telegram

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Apasar de estar proibido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de usar redes sociais, o caminhoneiro bolsonarista Marcos Antônio Pereira Gomes, mais conhecido como Zé Trovão, deu início à divulgação de vídeos de cunho eleitoral, por meio do Telegram. Ele aparece anunciando sua candidatura a deputado federal pelo PL de Santa Catarina e divulgando apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) aos candidatos no estado.

No sábado, Zé Trovão divulgou dois vídeos: o primeiro se anunciando como candidato e outro, com a participação do presidente, apontando o senador Jorginho Mello e o ex-ministro da Pesca, Jorge Seif (PL), como nomes do partido ao governo do estado e ao Senado, respectivamente.

No vídeo, Zé Trovão ainda apresenta a candidata a vice na chapa de Jorginho Mello, a ex-delegada Marilisa Boehm (PL).

Vaquinha Neste domingo, o caminhoneiro voltou ao Instagram para divulgar um canal de apoiadores seus e ainda um endereço de sua vaquinha virtual para financiamento de seu nome à Câmara dos Deputados.

�?s 13h30 deste domingo, 7 pessoas já haviam contribuído e a vaquinha já somava R$ 1.500. Toda movimentação ocorre, no entanto, sem que o pedido de registro de candidatura de Zé Trovão tenha sido computado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Restrições Em setembro do ano passado, Zé Trovão teve a ordem de prisão expedida pelo STF, quando tentava mobilizar caminhoneiros e manifestantes para que participassem dos atos bolsonaristas, que tinham pautas antidemocráticas, como o fechamento do próprio Supremo, e estavam marcados para o feriado da Independência.

Na época, ele fugiu para o México e sua defesa tentou vários habeas corpus, que foram negados pelo STF rinteradas vezes. Ele responde processo por ter instigado, por meio das redes, atos com pautas antidemocráticas no ano passado, cujo inquérito ainda encontra aberto no STF.

Em fevereiro deste ano, Moraes concedeu a ele o direito de cumprir prisão domiciliar, mas impôs restrições, entre elas, o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de usar as redes sociais. �??Verifica-se que as circunstâncias fáticas que motivaram a necessidade de decretação das prisões domiciliares já não se mantêm, constando dos autos que os investigados vêm cumprindo regularmente todas as medidas cautelares impostas�?�, escreveu Moraes na decisão.

Defesa Ao Metrópoles, o advogado de Zé Trovão, Elias Mattar Assad, admitiu que a manifestação de seu cliente no Telegram foi �??extemporânea�?�, visto que a determinação do ministro Alexandre de Moraes continua em vigor. O advogado informou, no entanto, que Zé Trovão não está com seus direitos políticos cassados e que, tão logo o registro de sua candidatura seja concedido pelo TSE, entrará com um pedido de adequação das cautelares impostas a ele.

�??As medidas ainda estão valendo, mas ele está com os direitos políticos íntegros. As cautelares não suspendem esses direitos. Concordo que foi uma manifestação meio extemporânea, mas vamos justificar ao ministro durante a semana. Vamos pedir ao ministro uma adequação das regras para que ele possa ser submetido à legislação eleitoral. Vamos pedir uma adequação à regra eleitoral�?�, ressaltou o advogado.

A adequação, nesse caso, significaria o relaxamento das regras impostas pelo STF para que ele possa fazer a campanha da forma prevista pela legislação eleitoral. O pedido de registro de candidatura de Zé Trovão, no entanto, ainda não foi apresentado. Seu nome foi aprovado em convenção do partido realizada no última sexta (5/8). Ele tem o prazo até o dia 15 deste mês para solicitar o registro junto ao TSE, que terá que julgar se ele está apto a concorrer.

O post Impedido de usar redes, Zé Trovão anuncia candidatura pelo Telegram apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

8% dos eleitores de Bolsonaro e 7% dos de Lula acreditam que Terra é plana, aponta Datafolha

A Terra é plana para 8% dos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), contra 7% dos eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo relatório do instituto Datafolha. A pesquisa, realizada entres os dias 8 a 11 de abril deste ano, perguntou aos brasileiros sobre o formato do planeta Terra. No resultado, foi

Google passará a vetar anúncio político em buscas e YouTube após regra eleitoral do TSE

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Google anunciou que atualizará suas políticas para deixar de permitir a veiculação de anúncios políticos no Brasil via Google Ads, o que inclui YouTube, resultados na busca e demais tipos de publicidades contratadas pela ferramenta da empresa. Em nota, a empresa diz que essa atualização "acontecerá em maio tendo

Boulos tem 35,6%; Nunes, 33,7%; Tabata, 14,7%; e Kim, 9,4% em São Paulo, diz pesquisa Atlas

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) tem 35,6% das intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo, contra 33,7% do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), aponta a pesquisa Atlas/CNN Brasil divulgada nesta quarta-feira, 24. Ambos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 2,5 pontos porcentuais (p.p.). A terceira colocada é a deputada