Google anuncia recursos para combater a desinformação

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A pouco menos de dois meses das eleições, o Google anunciou nesta quinta-feira (11/8) um pacote de recursos para sua ferramenta de busca que facilita o acesso a informações de fontes confiáveis.

As ferramentas têm previsão para chegar ao Brasil ainda este ano, e vão permitir que o usuário encontre rapidamente o perfil da publicação que aparecer nos resultados de pesquisa, além de emitir um aviso quando o conteúdo sobre um tema estiver mudando rapidamente.

No momento da consulta, o Google também mostrará um alerta quando houver interesse repentino por notícias de última hora ou assuntos que ainda não possuem resultados de fontes confiáveis disponíveis.

Os recursos foram criados por meio de sistemas de refinamento de classificação da Busca, como o MUM (Modelo Unificado Multitarefa), que ajudam a aumentar o destaque de informações relevantes vindas de fontes confiáveis. O objetivo é dar contexto para as pessoas decidirem qual resultado é mais útil e confiável para a pesquisa.

Consumo de informações falsas preocupa

Um levantamento do Poynter Institute e YouGov, com apoio do google e realizado em sete países, constatou que entre os brasileiros, 44% afirmam acessar informações falsas ou alteradas todos os dias. Além disso, 65% se preocupam com que eles ou seus familiares acreditem nessas informações.

A pesquisa ainda mostra que 66% dos brasileiros, afirmam checar a fonte, e 59% verificam a data da publicação. Entre os países envolvidos na pesquisa, o Brasil é onde mais entrevistados afirmaram usar ferramentas de busca para verificar informações suspeitas, com 55%, seguindo de Nigéria (51%), Estados Unidos (42%), Reino Unido (40%), Índia (38%), Alemanha (36%) e Japão (13%). Mais de 8.500 pessoas foram consultadas.

De acordo com o vice-presidente global da Busca do Google, Pandu Nayak, o objetivo é levar ao usuário informação de alta qualidade, além de ajudá-lo a entender e avaliá-las. �??As pessoas recorrem ao Google todos os dias para obter informações nos momentos mais importantes. �?s vezes, para procurar a melhor receita para o jantar; outras, para verificar os fatos sobre uma afirmação que ouviram de um amigo�?�.

Programa de Enfrentamento à Desinformação

Em agosto de 2019, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), criou o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação. O programa conta com 154 parceiros, como redes sociais, plataformas digitais, instituições públicas e privadas, entidades profissionais, entre outros. O Google Brasil firmou parceria com o TSE em outubro de 2019.
 
*Estagiário sob supervisão da editora Vera Schmitz

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

‘Cometa do Diabo’ poderá ser visto do Brasil no fim de semana; saiba como observar o fenômeno

Conhecido como 'Cometa do Diabo', o cometa 12P/Pons-Brooks que continua se aproximando da Terra poderá observado do Hemisfério Sul, incluindo regiões do Brasil, a partir de domingo, 21. O corpo celeste já passou pelo Hemisfério Norte. "No dia 21 de abril, ele deverá se tornar mais visível no Hemisfério Sul, uma vez que atingirá a

Uso de ChatGPT no ensino exige cuidado, alerta especialista

A utilização da inteligência artificial na elaboração de materiais didáticos, como pretende fazer o governo do estado de São Paulo, demanda cuidados e não pode deslocar os professores do papel central na educação. A avaliação é de Ana Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação

Sonda Juno descobre lago de lava em lua de Júpiter; veja as imagens

Em uma descoberta emocionante, a equipe da sonda Juno revelou a existência de ilhas em um lago de lava na lua Io de Júpiter. A confirmação foi feita por Scott Bolton, um dos principais investigadores da missão, durante esta semana. "Io é um mundo fascinante, repleto de vulcões em atividade. Conseguimos capturar imagens incríveis que