Fenômeno TikTok e o impacto na produção de conteúdo

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A cada década temos o destaque de uma plataforma que influencia o comportamento e o consumo da população em geral, direta ou indiretamente. E em 2022 não é exceção: o fenômeno TikTok veio para mostrar como ainda dá para ser diferente mesmo depois de tantos anos de Internet.

Adaptando o modelo da rede social das dancinhas, grandes marcas passaram a replicar e usar as mesmas estratégias para atrair um público cada vez mais imediatista.

Passando a barreira inicial e fornecendo material suficiente para o algoritmo trabalhar a seu favor, o TikTok tem muito a oferecer para micro, pequenos, médios e grandes negócios.

Confira alguns dos principais ensinamentos que a rede social pode oferecer na produção de conteúdo para marcas usarem, tanto dentro quanto fora do aplicativo.

3 ensinamentos do fenômeno TikTok na produção de conteúdo Positivo ou negativo, é fato que o TikTok é um lugar para todos �?? e onde a produção de conteúdo tem mais espaço e apoio para crescer.

Comparada a rede social vizinha, como os usuários da plataforma chamam o Instagram, seu algoritmo é mais amigável, oferecendo melhores oportunidades orgânicas para as marcas e influenciadores.

�? possível usar as hashtags, áudios, filtros, músicas e até mesmo vozes específicas �?? como a do Malvadão ou do Google, e assim aparecer no feed orgânico de milhares de pessoas.

Analisando mais de perto os padrões de comportamento dos criadores de conteúdo da rede social, podemos levantar os seguintes ensinamentos:

via GIPHY

Invista em conteúdo de nicho Pode parecer óbvio, já que estratégia de nicho faz parte de qualquer plano de negócio, mas no TikTok isso ganhou proporções inimagináveis.

Desde médicos fazendo as trends do momento, passando por fashionistas excêntricas, uma extensa rede de pessoas fazendo unboxing, uma senhora chamando para almoçar até as lives completamente aleatórias: tudo isso tem seu público engajado.

Mais do que nunca podemos entender que as pessoas consomem assuntos específicos, o que abre um enorme espaço para marcas e empresas se encaixarem ou criarem sua própria audiência.

Conteúdo autoral, consistência e repetição Apesar da fama e do grande uso das trends �?? o que mais está sendo replicado dentro do aplicativo �?? o conteúdo autoral tem seu espaço cada vez mais definido.

A criação de conteúdo começa justamente com o item anterior: identificação do nicho. A partir disso é possível dar seu toque pessoal, trazendo elementos próprios, como uma característica física, um bordão, aspectos do lifestyle e as mais diferentes rotinas que se possa imaginar.

Seja pela estranheza ou pela identificação, em muitos casos basta ouvir os primeiros segundos para saber, sem nem olhar, de quem é o próximo vídeo.

Pode parecer despretensioso em um primeiro momento, mas a consistência e a repetição dos mesmos elementos é um dos fundamentos básicos da construção de marca, pois faz o consumidor se lembrar de você e te associar mesmo que não seja algo de sua identidade especificamente.

via GIPHY

Acessibilidade para criadores e consumidores Um dos pontos importantes e que teve seu uso aumentado na plataforma TikTok foi a acessibilidade.

Padrão hoje na maioria dos vídeos, as descrições de áudio ajudam tanto quem não consegue ouvir áudio �?? e assim podem entender a mensagem através dessas legendas tanto quanto a população em geral, que muitas vezes utiliza a rede social em lugares públicos onde ligar o áudio pode não ser uma opção.

Além disso, já existem estudos que comprovam que o uso de legendas melhora o alcance e, consequentemente, a visualização dos vídeos.

Ao mesmo tempo, as narrações dos vídeos atendem a toda uma outra gama de pessoas, que preferem ou conseguem apenas ouvir e quem tem algum tipo de dificuldade em prestar atenção nas imagens, texto e áudio ao mesmo tempo.

Entretenimento também como forma de informação �? inegável que o fenômeno TikTok tem revolucionado a produção de conteúdo e como eles estão sendo consumidos.

Além da réplica do formato e funcionalidades, que já estão sendo usados em outros aplicativos, o que fica de ensinamento é que mesmo os vídeos de um minuto podem conter informação, ter estratégia, storytelling e principalmente: acessibilidade.

Todos esses são itens que marcas, empresas e empresários de qualquer tamanho podem �?? e devem! �?? aplicar em seus próprios conteúdos.

Rafael Rez é especialista em marketing digital, acumula experiência com mais de 1.400 clientes desde 1998 e é autor do livro �??Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI�?�. O executivo também é fundador e CMO da Web Estratégica, uma empresa de consultoria especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

O post Fenômeno TikTok e o impacto na produção de conteúdo apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

BBB25: Inscrições para a próxima edição serão feitas em dupla; entenda

Ainda estamos vivendo intensamente o BBB 24, porém, a edição do ano que vem, além de confirmada, já está dando o que falar. Em breve as inscrições serão abertas pela produção, que promete mais uma vez uma série de mudanças no reality mais popular do Brasil.    Segundo o Gshow, as inscrições para o Big

Solange Almeida passa por cirurgia não programada e adia compromissos

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Solange Almeida, 49, precisou passar por uma cirurgia não programada e ficará em repouso absoluto pela próxima semana. A equipe da cantora informaram que Solange foi submetida a uma intervenção cirúrgica não programada na madrugada do dia 28/03, em Fortaleza. "Os médicos que acompanharam a artista informam que o procedimento

Saiba o que abre e o que fecha em São Paulo na Sexta-feira Santa

São Paulo — Alguns serviços terão o horário de funcionamento alterados na cidade de São Paulo nesta sexta-feira (29/3). A Sexta-feira Santa é feriado nacional. Para o fim de semana prolongado, a prefeitura da cidade de São Paulo divulgou o que abre o que fecha na capital paulista. Todas as 32 subprefeituras estarão fechadas. Saúde