TAGS

Feminização facial: como é a cirurgia para pessoas trans

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

As cirurgias de feminização facial – que amenizam traços do rosto para torná-lo mais feminino – têm sido cada vez mais procuradas por pessoas trans que estão passando pelo processo de transição sexual. No último sábado (6), a cantora e ex-BBB Linn da Quebrada apareceu com curativos na face mostrando os resultados do procedimento que se submeteu para afirmação de gênero.

 

A cirurgia de feminização facial pode ser realizada em várias etapas, dependendo das diferentes intervenções a serem feitas nas regiões da face, testa e pescoço. As pacientes costumam solicitar, por exemplo, que o médico as deixe com bochechas mais pronunciadas – esse procedimento se chama lipoenxertia. Também é comum ressaltar os olhos, tornando as sobrancelhas mais arqueadas, diminuir a testa e amenizar o pomo-de-adão.

 

“A feminização facial é a primeira etapa do processo de transição de gênero. Nela, muda-se a estrutura dos ossos do crânio e da face, lixando os maxilares e a testa para deixá-los menores. Também se mexe nos lábios, orelhas e nariz”, explica o cirurgião José Carlos Martins, diretor do Transgender Center Brazil, clínica que tem como especialidade cirurgias de transição, ao Metrópoles.

 

A recuperação de uma cirurgia de feminização facial gira em torno de 10 a 15 dias. A conta depende dos honorários da equipe que executa os serviços e dos procedimentos escolhidos pelo paciente, mas costuma variar entre R$ 40 mil e R$ 70 mil.

 

O segundo passo do processo de transição de gênero é a feminização corporal. Após fazer o uso de hormônios, a pessoa trans pode optar por processos que a deixem com contornos mais femininos no corpo. “A feminização corporal inclui a colocação de próteses mamárias e de glúteos, lipoaspirações e lipoesculturas”, detalha o médico.

 

Por último, pode ser feita a redesignação sexual ou mudança de sexo, que consiste na transformação do aparelho genital masculino em feminino. Ao todo, José conta que já atendeu mais de 500 pacientes de todo o país. A maioria deles, segundo o cirurgião, são pessoas biologicamente do gênero masculino, mas que se identificam como mulheres.

 

Nem sempre a transição inclui as três etapas e os procedimentos de feminização facial costumam ser os mais procurados.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Carnaval da Bahia terá testagem de ISTs e distribuição de 1 milhão de preservativos

Todo mundo quer ser feliz no Carnaval, mas, é preciso se proteger para que a felicidade não se torne um problema de saúde. Dentre as ações do Governo da Bahia no Carnaval, por meio da Secretaria da Saúde de Estado (Sesab), está a testagem...

Apesar de causas conhecidas e evitáveis, câncer de pulmão é um dos mais comuns e o mais letal

Em todo o mundo, a doença diagnosticada na atriz Aracy Balabanian, que morreu nesta segunda (7), é responsável por 1,8 milhão de mortes anuais. Avanços no diagnóstico, cirurgia e tratamento sistêmico aumentaram a expectativa de vida dos pacientes, mas a doença segue com alta...

Arlindo Cruz recebe alta após 20 dias de internação por pneumonia

Arlindo Cruz teve alta hospitalar neste domingo, 23. O cantor estava internado desde o dia 2 de julho para tratamento de pneumonia. Nas redes sociais, Flora Cruz, filha do cantor anunciou a saída de Arlindo do Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Casa...