Expediente Jurídico: Diversidade e inclusão, um caminho sem volta

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Diversidade e inclusão nas empresas é um tema urgente e desafiador. Podemos descrever como um movimento global e um conjunto de estratégias para aumentar a presença de diversos grupos sociais nos espaços de poder. Faz parte de um processo consciente de modificação das estruturas sociais que reproduzem hierarquias de gênero e raça, excluindo e privilegiando diferenciadamente as pessoas. 

Os conceitos de racismo estrutural e institucional explicam como a nossa economia, a política, o mundo do trabalho e o conhecimento funcionam a partir de uma lógica racista, que tem raízes históricas no colonialismo e no regime escravagista, mas que segue se reproduzindo de várias formas na vida contemporânea, ou seja, nas empresas, nas universidades, nas instituições públicas, nas mídias, etc. De acordo com Jurema Werneck, o racismo institucional se desloca da dimensão individual e instaura a dimensão estrutural, promovendo a exclusão seletiva de grupos racialmente subordinados e também a exclusão diferenciada dos sujeitos nesses grupos. Há diversos indicadores sociais que demonstram objetivamente essa realidade. 

Sobre o campo jurídico, em 2012, dados do Conselho Nacional de Justiça  demonstram que 84,5% dos juízes, desembargadores e ministros se autodeclararam brancos. Apenas 14% seconsideram pardos, 1,4%, pretos e 0,1%, indígenas. Em 2018, o censo mostrou que o percentual daqueles que se autodeclaram pretos e pardos subiu para 18%. Uma projeção do CNJ aponta que negros serão 22% dos juízes do Brasil apenas em 2049, caso nada seja feito e o crescimento se mantenha no ritmo atual . Nos escritórios de advocacia, essa proporção é ainda mais desigual: apenas 9% dos estagiários são negros/as e menos de 1% são advogados/as e sócios/as, de acordo com pesquisa realizada nos maioresescritórios do país, pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT, em parceria com a Aliança Jurídica pela Equidade Racial e a FGV Direito SP .

Não podemos constatar essa realidade e seguirmos inertes, por isso o tema da Diversidade e Inclusão se torna urgente e parte de um processo consciente e ativo de mudança. �?, primeiramente, uma questão de justiça, de fazer conscientemente o que é justo.

Por outro lado, existe hoje farta normatização nacional  e internacional que compromete a inciativa privada com o respeito e a promoção dos direitos humanos, com destaque para o Pacto Global da ONU, Princípios da ONU sobre Empresas e Direitos Humanos e pelos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODS). 

 

Essa agenda se expressa no que hoje se denomina ESG, do inglês ambiental, social e governança, que significa a incorporação de práticas de sustentabilidade ambiental, inclusão social e governança, com o objetivo de realizar investimentos mais responsáveis em empresas com mais chances de crescimento e perpetuidade. 

 

Pesquisas sobre o setor privado têm demonstrado que mais diversidade nas empresas geram mais inovação, melhores resultados financeiros, operacionais, culturais e de clima organizacional . A consultoria McKinsey realizou um estudo em quinze países, incluindo o Brasil, que foi publicado em maio de 2020, e concluiu que organizações que têm mais diversidade racial e de gênero obtiveram em 2019 desempenho financeiro superior às que não apresentavam políticas nesse sentido. A mesma pesquisa aponta a Diversidade e Inclusão como um recurso de vantagem competitiva e peça chave para o crescimento das empresas.

 

Portanto, DeI é um ganho de valor para as organizações, uma forma de contribuir para qualificação da força de trabalho e do ambiente corporativo.

 

Um outro aspecto importante é que, no contexto atual de hiperconectividade e transparência, episódios de graves violações de direitos humanos no ambiente corporativo, muitas vezes consubstanciados em crimes, têm sido constantemente denunciados e divulgados pelas mídias sociais com alcance em larga escala, aumentando a pressão da sociedade e do sistema de justiça sobre a responsabilização das empresas sobre esses acontecimentos.

 

Nesse sentido, a adoção de práticas de Diversidade e Inclusão faz parte de um conjunto de medidas para mitigar riscos financeiros, trabalhistas e reputacionais para as empresas, tornando o ambiente de trabalho mais seguro e livre de preconceitos e discriminações, onde as pessoas possam desenvolver todo seu potencial humano e profissional.

 

Os programas de Diversidade e Inclusão requerem investimentos e esforços concretos e mensuráveis das empresas, não se restringido apenas à presença nas mídias sociais, como se tem observado nos últimos anos com a enxurrada de postagens institucionais sobre as datas simbólicas das diversas lutas sociais, como o Dia Internacional da Mulher, o Dia Nacional da Consciência Negra e do Orgulho LGBTQIA+. O que se conhece como “diversity washing”, ou seja, muita campanha publicitária e pouca ação concreta. 

 

Por isso, DeI é um trabalho bastante desafiador quando se busca uma transformação real. �? necessário o envolvimento da alta governança, a integração ao planejamento estratégico da organização, investimentos financeiros, escuta ativa de seus colaboradores, especialistas e da comunidade, elaboração de políticas e programas com indicação clara das metas a serem alcançadas, letramento continuado da equipe, treinamento de gestores e lideranças, adoção de ações afirmativas para entrada e permanência dos grupos minorizados nas empresas e procedimentos de monitoramento dos resultados. 

 

Uma vez percorrendo esse caminho, é uma jornada sem volta. 

 

*Camila Magalhães Carvalho é doutora e mestre em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e professora da Pós-Premium em Advocacia Trabalhista da Faculdade Baiana de Direito.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Polícia prende três homens suspeitos de integrar milícia na zona norte do Rio

Três homens suspeitos de integrar uma milícia foram presos em flagrante em Campo Grande, zona norte do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 30. As prisões foram efetuadas pelos agentes da 8ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (8ª DPJM) e da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (CORE). Segundo informações da Secretaria de

Polícia prende grupo especializado em sequestros na Grande SP

Pelo menos quatro pessoas foram presas pela Polícia de Civil de São Paulo durante a Operação Fake Workers na terça-feira, 28. Os suspeitos são investigados de integrar um grupo especializado em sequestro na Grande São Paulo. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão temporária expedidos pela Justiça nas cidades de Guarulhos e

Nem Gabigol, nem Cano, nem Pedro Raul, o nome da fera é Lelê

No último sábado (4/3), o Volta Redonda goleou o Madureira por 6 x 0 ,e continua embolado, no alto da tabela, junto com Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo, no pelotão de frente, neste Cariocão.E o destaque do time é o atacante Lelê, que fez...