Ex-ministro da Justiça pede que 7 de Setembro seja sobre democracia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
�??Hoje é um momento inédito, em que capital e trabalho se juntam pela democracia brasileira.�?� Foi assim que o ex-ministro da Justiça e advogado José Carlos Dias iniciou sua fala no evento que marca a leitura da Carta em Defesa da Democracia na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo. 
Na ocasião, o jurista, que leu o manifesto organizado pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) em prol da democracia, ressaltou que o 7 de Setembro, neste ano em que o país completa 200 anos de Independência, tem o objetivo de consolidar a estabilidade da democracia brasileira. 
 
 
 
�??Hoje, mais uma vez, somos instigados a identificar caminhos que consolidam nossa jornada em direção à vontade de nossa gente, que é a independência suprema que uma nação pode alcançar. A estabilidade democrática, o respeito ao Estado de Direito e o desenvolvimento são condições indispensáveis para o Brasil superar os seus principais desafios. Esse é o sentido maior do 7 de Setembro neste ano�?�, afirmou Dias na leitura da carta. 
 
Leia mais: Bolsonaro vai exibir coração de Dom Pedro I como trunfo no 7 de Setembro
 
O ex-ministro afirmou também que essa não é a primeira crise que a democracia brasileira enfrenta nessas quatro décadas pós Ditadura Militar, mas que as instituições foram fortes o bastante para garantir o Estado Democrático de Direito no Brasil, sendo possível a �??execução de governos de diferentes espectros políticos�?�, completou. 
José Carlos Dias fechou sua participação criticando a polarização política e afirmando que o Brasil não se resume às ameaças à democracia e ao desenvolvimento do país. 
�??Queremos um país próspero, justo e solidário, guiado pelos princípios republicanos expressos na Constituição, à qual todos nos curvamos, confiantes na vontade superior da democracia. Ela se fortalece com união, reformando o que exige reparos, não destruindo; somando as esperanças por um Brasil altivo e pacífico, não subtraindo-as com slogans e divisionismos que ameaçam a paz e o desenvolvimento almejados�?�, disse.

Reitor da USP também pede por democracia no 7 de Setembro

Carlos Gilberto Carlotti Junior, Reitor da USP, também participou do evento e pediu por democracia no feriado de 7 de Setembro. Em seu pronunciamento, ele ressaltou a importância da leitura da carta e afirmou que o evento inibe qualquer tentativa de fissurar a democracia brasileira. 
 
Leia mais: Bolsonaro: ‘Quem é democrata não tem que assinar cartinha, não’
�??Eu acho que essa demonstração certamente inibe qualquer pensamento, qualquer tentativa de tirar do rumo o nosso país, a nossa democracia e o processo eleitoral. Espero que o próximo 7 de Setembro seja representado pela inauguração do nosso Museu Paulista, símbolo da Universidade de São Paulo, e que nós possamos nesse dia repensar o Brasil. Pensar nos 200 anos e pensar daqui pra frente o que nós precisamos melhorar�?�, ressaltou. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Resolução do TSE classifica irregularidades que podem comprometer eleições de 2024

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou resolução sobre infrações que podem comprometer as eleições municipais deste ano. As regras, definidas em fevereiro, incluem entendimentos do Supremo Tribunal Federal (STF), estabelecem a aplicação de sanções e determinam que cabe aos juízes eleitorais a apuração dos ilícitos no pleito. A resolução diz que casos que envolvam uso

Datafolha aponta que 63% dos brasileiros são contra anistiar envolvidos nos ataques de 8/1

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 29, mostra que 63% dos brasileiros são contra anistiar os envolvidos nos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro do ano passado contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Conforme o levantamento, 31% dos ouvidos são favoráveis ao perdão, na comparação com 2% que se dizem indiferentes e 4% optaram

Gilmar opina sobre Bolsonaro antes de STF julgar casos e abre debate sobre imparcialidade

(FOLHAPRESS) - O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), tem feito uma série de críticas relacionadas a casos que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As falas antecedem a chegada dos processos contra Bolsonaro e sobre golpismo à pauta de julgamentos da corte e levantam questionamentos já feitos anteriormente sobre possível prejulgamento e