Em Salvador, Fachin diz que direito do brasileiro escolher seus mandatários está em jogo

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, está em Salvador e participou, nesta sexta-feira (5), do seminário �??Eleições Gerais, Democracia e Transparência�?�, realizado no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Já no período da tarde, o ministro fez uma visita institucional na Defensoria Pública do Estado, onde recebeu uma Medalha de Honra ao Mérito na Categoria Contribuição Honorífica. 

Durante visita na Defensoria, Edson Fachin defendeu o sistema eleitoral brasileiro em frente aos ataques constantes feitos pelo presidente Jair Bolsonaro. �??A democracia brasileira tem recebido ataques, porque na exata medida em que se atacam as urnas eletrônicas, que se atacam os sistemas e o processo eleitoral de votação, o que se coloca em questão não é um processo formal de escolha dos representantes e dos mandatários, o que se coloca em questão é o direito do povo brasileiro de escolher os seus mandatários�?�, pontuou Fachin durante visita na Defensoria. 

�??Quem ataca o processo eleitoral está, na verdade, atacando a soberania do voto popular. Daí a importância da sociedade civil se mobilizar, entidades, lideranças e movimentos se articularam para a defesa, não apenas do sistema eleitoral, mas da própria democracia�?�, acrescentou o ministro.

Responsável pela palestra magna do seminário do TRE-BA, o ministro Edson Fachin destacou o crescimento do eleitorado baiano – em cerca de 900 mil eleitores, em comparação ao pleito de 2018 – e afirmou que �??esta fotografia de participação eleitoral reflete uma verdadeira onda que se espalhou Brasil afora�?�. 

�??Versar sobre eleições na Bahia é uma tarefa que nos evoca, irremediavelmente, a relação entre o sistema eleitoral brasileiro e as lutas e conquistas por igualdade e emancipação, valores tão caros ao povo da Bahia�?�, afirmou o presidente do TSE. 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também foi condecorado com a Medalha do Mérito Eleitoral com Palma durante o evento na defensoria. A honraria foi anunciada pelo presidente do Eleitoral baiano, desembargador Roberto Maynard Frank, que, ao fazê-lo, afirmou que �??não faremos entrega, mas sim justiça, ao conferir esta medalha, outorgada por este Tribunal, para o nosso presidente do TSE. Esta homenagem dispensa justificativa, uma vez que o ministro Edson Fachin é um incansável defensor da democracia, do processo democrático e da boa reputação da Justiça Eleitoral�?�, disse. 

�??Peço licença para estender essa condecoração para toda a família eleitoralista do país: servidores e servidoras, magistradas e magistrados, advogadas e advogados e membros do Ministério Público�?�, agradeceu o ministro. 

A Defensoria Pública da Bahia também entregou uma medalha ao presidente do Supremo Tribunal. O item faz reconhecimento às atuações de Fachin em favor da autonomia das Defensorias Públicas e do público que a instituição atende.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

AGU pede inquérito sobre divulgação de decisões sigilosas no X de Elon Musk

A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou nesta terça-feira, 23, uma notícia de fato ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre publicações do ativista e jornalista norte-americano Michael Shellenberger no X. Shellenberger divulgou arquivos do chamado "Twitter Files" - documentos internos vazados pelo empresário Elon Musk depois que ele comprou a rede social, incluindo trocas de e-mails

STF julga limites e critérios para apurações do Ministério Público

(FOLHAPRESS) - O STF (Supremo Tribunal Federal) volta a discutir, nesta quarta (24), a atuação do Ministério Público em investigações criminais e a de debater os limites sobre o tema e adequar o papel do órgão diante da implantação do juiz das garantias. A ideia que tem sido discutida pelos ministros, segundo a Folha de

Lula tem a melhor condição para governar desde que assumi a Câmara, diz Lira

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem o cenário mais favorável para governar desde que o deputado assumiu o cargo, em 2021. "Se você olhar três anos de trabalho meu para frente: qual pauta-bomba foi pautada, qual instabilidade [ocorreu na transição] de um governo