Rodoanel Metropolitano: TCE nega novo pedido de suspensão do leilão

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais...

Bia Haddad vence número 1º do tênis feminino no WTA de Toronto e faz história

A brasileira Bia Haddad Maia teve uma vitória histórica...

Bolsonaro ironiza ato na USP: ‘Constituição é melhor que qualquer pedaço de papel’

O presidente Jair Bolsonaro (PL) realizou sua tradicional transmissão...

Jequié: Caminhões da construtora responsável pelo asfaltamento do município pegam fogo

Duas caçambas pegaram fogo na tarde desta quinta-feira...

Em Salvador, Fachin diz que direito do brasileiro escolher seus mandatários está em jogo

Escrito por Redação

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, está em Salvador e participou, nesta sexta-feira (5), do seminário “Eleições Gerais, Democracia e Transparência”, realizado no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Já no período da tarde, o ministro fez uma visita institucional na Defensoria Pública do Estado, onde recebeu uma Medalha de Honra ao Mérito na Categoria Contribuição Honorífica. 

Durante visita na Defensoria, Edson Fachin defendeu o sistema eleitoral brasileiro em frente aos ataques constantes feitos pelo presidente Jair Bolsonaro. “A democracia brasileira tem recebido ataques, porque na exata medida em que se atacam as urnas eletrônicas, que se atacam os sistemas e o processo eleitoral de votação, o que se coloca em questão não é um processo formal de escolha dos representantes e dos mandatários, o que se coloca em questão é o direito do povo brasileiro de escolher os seus mandatários”, pontuou Fachin durante visita na Defensoria. 

“Quem ataca o processo eleitoral está, na verdade, atacando a soberania do voto popular. Daí a importância da sociedade civil se mobilizar, entidades, lideranças e movimentos se articularam para a defesa, não apenas do sistema eleitoral, mas da própria democracia”, acrescentou o ministro.

Responsável pela palestra magna do seminário do TRE-BA, o ministro Edson Fachin destacou o crescimento do eleitorado baiano – em cerca de 900 mil eleitores, em comparação ao pleito de 2018 – e afirmou que “esta fotografia de participação eleitoral reflete uma verdadeira onda que se espalhou Brasil afora”. 

“Versar sobre eleições na Bahia é uma tarefa que nos evoca, irremediavelmente, a relação entre o sistema eleitoral brasileiro e as lutas e conquistas por igualdade e emancipação, valores tão caros ao povo da Bahia”, afirmou o presidente do TSE. 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também foi condecorado com a Medalha do Mérito Eleitoral com Palma durante o evento na defensoria. A honraria foi anunciada pelo presidente do Eleitoral baiano, desembargador Roberto Maynard Frank, que, ao fazê-lo, afirmou que “não faremos entrega, mas sim justiça, ao conferir esta medalha, outorgada por este Tribunal, para o nosso presidente do TSE. Esta homenagem dispensa justificativa, uma vez que o ministro Edson Fachin é um incansável defensor da democracia, do processo democrático e da boa reputação da Justiça Eleitoral”, disse. 

“Peço licença para estender essa condecoração para toda a família eleitoralista do país: servidores e servidoras, magistradas e magistrados, advogadas e advogados e membros do Ministério Público”, agradeceu o ministro. 

A Defensoria Pública da Bahia também entregou uma medalha ao presidente do Supremo Tribunal. O item faz reconhecimento às atuações de Fachin em favor da autonomia das Defensorias Públicas e do público que a instituição atende.

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Kleber Rosa diz ‘fora Bolsonaro’ em movimento no Dia do Estudante

Kleber Rosa, cientista social e candidato ao Palácio de Ondina pelo PSOL, nesta quinta-feira (11), participou de manifestação promovida por centrais sindicais, movimentos sociais e movimento estudantil em...

Da política à milícia: a história de 2 irmãos acusados de crimes no DF

Os nomes dos irmãos Eliude Glendson da Silva e Elielson Alves da Silva vieram à tona em maio deste ano, quando mencionados em uma investigação da Polícia Civil do...

Sindicato dos Motoboys deve organizar ‘motociata’ pró-Lula em São Paulo

Sindicato dos Motoboys de São Paulo (Sindimoto-SP) cogita fazer uma motociata em favor do candidato Lula (PT), após encontro com integrantes da campanha, conforme informado pelo presidente do sindicato,...