Em carta aberta Geraldo Júnior contesta Bruno Reis

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Quando penso que pela longa experiência que tenho na política nada mais seria capaz de me surpreender, eis que sou surpreendido com a fala do prefeito Bruno Reis que, para justificar erros de sua gestão, fica a inverter fatos.

 

O prefeito iniciou a coletiva atacando a Câmara e os vereadores.  Na condição de vítima desses ataques e como presidente da Câmara,  não posso deixar de me manifestar para restabelecer a verdade a sociedade e desconstruir essas versões falaciosas.

 

Assim, gostaria de lembrar ao prefeito que devido à sua origem no Legislativo e sua formação em Direito, além da convivência diária com seu irmão, que é um dos mais bem relacionados advogados da Bahia e  seu conselheiro, Dr. Michel Reis, impede que ele passe por desinformado de como funciona uma Casa legislativa.

 

Não posso conceber que desconheça a Constituição, com o fito de criar inverdades para encobrir sua falta de trato na gestão administrativa de Salvador.

 

O prefeito foi deputado estadua e sempre me lembro, quando o deputado Marcelo Nilo , então presidente da Assembleia,  o chamou de “Invertebrado”.

 

O prefeito Bruno Reis deve saber muito bem que pela Constituição deve ser respeitada a independência entre os poderes para que a democracia funcione na sua plenitude.

 

Não cabe ao Executivo se imiscuir em nossa Casa e dizer como ela deve funcionar, nem como os vereadores devem votar as matérias.

 

Para isso, existe o Regimento Interno, que serve para nortear o funcionamento da Câmara.

 

A contrário sensu, o prefeito insiste em me acusar e indiretamente os vereadores todas as vezes que o resultado não o agrada. 

 

Por questão de Justiça devo registrar que o seu antecessor, o ex- prefeito ACM Neto, do UB , reconhecia muito mais o nosso trabalho à frente do Legislativo do que ele, a ponto de declarar que se entendia comigo pelo olhar e declarar seu voto para vereador em mim na eleição para vereador.

 

 E ainda arrematou dizendo que, em suas palavras, “Bruno Reis precisaria da minha experiência e competência à frente da Câmara’ para ajudá-lo na sua gestão.

 

Continuo como presidente da Câmara e a mudança que houve foi Bruno no lugar de ACM Neto. Daí dá para deduzir que o responsável pelas crises existentes entre os poderes é de responsabilidade do atual prefeito e não minha ou daquele Poder que prefere estar sempre ao lado do povo e cumprir suas atribuições constitucionais, qual sejam a de legislar e fiscalizar os atos do Poder Executivo.

 

Não posso ser culpado pela saraivada de crises de sua gestão, a destacar a convocação legítima do seu secretário de Saúde que foi convocado, legitimamente pelos vereadores, para dar explicações sobre contratos da Secretaria beneficiarem empresas terceirizadas.

 

O que mais nos chamou a atenção foi a reação do prefeito que acusou os vereadores de manipulação e politicagem, proibindo o secretário de comparecer.

 

 Não seria mais fácil ele comparecer e demonstrar que não existe nenhuma irregularidade nos contratos denunciados? 

 

Lembro ainda que na minha reeleição, quando obtive em votação nominal , com ata assinada pelos vereadores, com os votos necessários, o prefeito de se deixou levar pela emoção, e fez várias críticas infundadas aos vereadores de sua base, os mesmos que deram quórum e me elegeram. 

 

Nesse episódio mais recente da derrubada do veto ao aumento dos agentes de saúde, o prefeito esquece que foram os vereadores que aprovaram o projeto por ele vetado, existindo para tanto um desejo de beneficiar os agentes de saúde, o que se concretizou com a votação vitoriosa no plenário da Casa, conseguindo  o quórum exigido e sem nenhum protesto da bancada governista.

 

O prefeito tenta, para desviar a atenção de mais uma derrota da sua fraca atuação de seus líderes na Casa, nos acusar de não seguir o Regimento para votação, quando está tudo gravado em áudio e imagem. 

 

De sorte, que não há argumentos contra aquela Casa legislativa que respeitamos e defendemos. 

 

O que mais nos chama a atenção é que o prefeito que hoje nos acusa de politicagem, para obter benefícios políticos eleitoreiros, é o mesmo que se utiliza desses  métodos para beneficiar seu chefe.

 

 A nomeação do presidente do PTB, numa instituição séria como a Arsal, em troca do apoio do partido para a eleição estadual, é escandalosa. 

 

Quando penso que pela longa experiência que tenho na política nada mais seria capaz de me surpreender, eis que sou surpreendido com a fala do prefeito Bruno Reis que, para justificar erros de sua gestão, fica a inverter fatos. apoio à publicação no Diário Oficial.

 

Na sua fala, o prefeito ainda tem o desplante de de dizer como devem funcionar as Comissões e as votações na Câmara.

 

Nunca nos manifestamos no sentido de apontar como deve ser conduzido o seu governo.  

 

A autonomia dos poderes de nossa parte sempre foi respeitada, nos reservando o direito de, nas votações, apresentar emendas que posam melhorar as matérias.

 

Quero deixar claro que a nossa Casa não está disposta a compactuar com equívocos e erros do Executivo,  sejam eles intencionais ou não.

 

O que o povo espera de nós é o direito de exercer o nosso trabalho com tranquilidade e independência.

 

Encerro dizendo ao prefeito que  me respeito  e quero apenas respeito. Estarei vigilante e com a coragem de quem tem a verdade ao seu lado a repelir energicamente qualquer ataque a minha honra e dos colegas, mesmo que alegue que não conhece o significado da palavra honra e que também respeite a classe trabalhadora da nossa cidade já tão sofrida com desemprego e com a grande carga de impostos , taxas e multas ilegalmente  majoradas por iniciativa do ex prefeito ACM Neto e por seu Vice Bruno Reis .

 

Aconselho também ao prefeito estude mais sobre a profissão de Agente de Saúde para ele descobrir a responsabilidade que eles têm de proteger a nossa saúde , chegando inclusive em lugares que outros funcionários não tem acesso.

 

Caso seja a vontade de Deus, sairmos vitoriosos no próximo 02 de outubro e, como vice-governador, poderei defender um Poder Legislativo independente em todos os municípios baianos, pois só assim esqueceremos a Bahia do Coronelismo e do atraso.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Moraes dá 48 horas para Bolsonaro explicar hospedagem em embaixada

 (FOLHAPRESS) - O ministro Alexandre de Moraes, do STF, deu 48 horas para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) explicar por que se hospedou por dois dias na Embaixada da Hungria entre 12 e 14 de fevereiro, quatro dias após ter passaporte retido pela Polícia Federal. A informação foi apurada pela reportagem e confirmada pelo advogado

Bolsonaro diz ao STF que seria “ilógico” pedir asilo a embaixador

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (27) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que seria "ilógico" sugerir que ele pediria asilo político durante o período em que ficou hospedado na Embaixada da Hungria, em Brasília, no mês passado. A explicação foi enviada ao Supremo após o ministro dar prazo de

Queda na avaliação de Lula ‘é natural’, afirma Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em entrevista à CNN, que foi ao ar nesta quarta-feira, 27, que "é natural" que haja oscilação nas pesquisas de avaliação do governo e mencionou a pressão dos preços dos alimentos, fator apontado por analistas como uma das razões da piora recente da aprovação do presidente Luiz Inácio