TAGS

Dom e Bruno: PF prende suspeitos de ocultar os corpos

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã deste sábado (6/8), três suspeitos de participação na ocultação dos corpos do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira em uma operação contra pesca ilegal na região do Vale do Javari, no Amazonas.
Foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva: dois contra Amarildo Costa de Oliveira, conhecido como Pelado, e Ruben Dario da Silva Villar, o Colômbia �?? ambos já estavam detidos.

Além desses, foram cumpridos outros dez mandados de busca e apreensão.

De acordo com a PF, os três presos que teriam ocultado os corpos de Bruno e Dom são parentes de Amarildo.

As investigações também encontraram indícios que Ruben Dario da Silva Villar, homem conhecido como Colômbia, seria líder e financiador de uma associação criminosa armada dedicada à prática da pesca ilegal na região do Vale do Javari.

De acordo com a PF, o grupo é responsável por comercializar grande quantidade de pescado e exportar para países vizinhos.

Relembre o caso

Dom Phillips e Bruno Pereira percorriam a floresta com o objetivo de consolidar trabalhos conjuntos entre ribeirinhos e indígenas, na vigilância do território afetado pelas intensas invasões de garimpeiros e do desmatamento ilegal. O trabalho buscava ainda expor, sob o ponto de vista dos povos originários, as mazelas vividas pelas comunidades da região.   
O desaparecimento do indigenista e do jornalista tomou as redes sociais no dia 6 de junho. A tag: �??Onde estão Bruno e Dom?�?� chegou a ser uma das mais comentadas. 

LEIA TAMB�?M: ‘Enquanto eles matam, levantamos mais vozes’, diz filha de Chico Mendes
A dupla desapareceu no trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte, pontos de ida e de retorno respectivamente, no estado do Amazonas. Dom Phillip e Bruno chegaram ao Lago do Jaburu na sexta-feira (3/6), no início da noite. No domingo (5/6), viajaram à comunidade São Rafael, visita previamente agendada, para que o indigenista fizesse uma reunião com o líder comunitário. 
 
Em seguida, partiram rumo ao município de Atalaia do Norte às 6h, onde desapareceram. 
Cerca de 11 dias depois, já com a Polícia Federal (PF) no caso, Amarildo da Costa Oliveira, mais comumente conhecido por “Pelado”, indicou para as equipes de busca o local onde estariam os corpos dos desaparecidos. 
A investigação concluiu que Bruno Pereira foi assassinado por combater a pesca ilegal em terras indígenas do Vale do Javari. Segundo a polícia, Bruno e �??Pelado�?�, tinham um histórico de brigas e ameaças porque o indigenista costumava apreender carregamentos de peixes de �??Pelado�?� retirados de reservas indígenas. Pelo motivo de o crime estar relacionado com questões indígenas, o caso passou a ser conduzido pela Justiça Federal.

LEIA TAMB�?M: Dom e Bruno: trabalho da dupla terá continuidade
Bruno foi assassinado com três tiros, e Dom Phillips com um.

Depois de matarem o jornalista e o indigenista, os criminosos se separaram. Jefferson, um dos assassinos confessos, usou sacos de areia para tentar afundar o barco. E �??Pelado�?� pediu ajuda a amigos e parentes que moram em uma comunidade que fica perto do local do crime.
No dia do crime, os assassinos também queimaram os corpos de Dom e Bruno. No dia 6 de junho, um dia depois das execuções, Jefferson e Amarildo voltaram ao local do crime e queimaram os corpos pela segunda vez, antes de ocultarem os cadáveres.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Homem é baleado por policial no centro de São Paulo

Na tarde desta quarta-feira (17), um homem foi baleado por um policial na Estação da Luz, no centro de São Paulo. O tiro foi realizado por um policial militar por volta das 16h30, ainda não há informações sobre a motivação do episódio. Conforme informou a PM, o socorro foi prestado pelo próprio agente e o

Receita Federal apreende 1,3 tonelada de cocaína escondida em carga de café no Porto do Rio

Agentes da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal realizaram uma grande apreensão de cocaína no Porto do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (27). A ação foi feita durante o decreto de Garantia da Lei e da Ordem, que possibilita que as Forças Armadas atuem na prevenção de delitos em

Corredor morre após passar mal em prova e ser internado com xixi preto

Um homem de 50 anos morreu em Caruaru, nesta quarta-feira (24/1), após complicações de saúde provocadas por rabdomiólise, doença ocasionada por uma lesão muscular aguda que deixa o xixi preto. Identificado como Dorgival Celerino do Nascimento havia participado de uma prova de corrida e foi internado devido ao esforço físico. A prova de 14 quilômetros