‘Desenrola, bate, joga de ladin’: Artista baiano reivindica ‘beat’ da música e processa autores

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Um dos sucessos mais reproduzidos nas redes sociais, que invadiu o mundo com uma dança fácil, teve a participação de um baiano no “beat” que acompanha a música. Segundo o soteropolitano Alexson Gregório da Silva, a base musical da música “Desenrola, bate, joga de ladinho” é de sua autoria. Sem o crédito, Alexson decidiu judicializar a questão.

 

De acordo com a petição inicial obtida pelo Bahia Notícias, o artista baiano pede que seja reconhecida a autoria ou coautoria na obra em questão, determinando o percentual de 33%, ou outro percentual que o juiz responsável ache adequado, em face das receitas provenientes da composição musical em questão, além de R$ 320 mil em danos morais. O artista baiano é representado por três advogados, Marcos Paulo Fontes, Caio Cesar Alves e Eric Bastos Deiró. 

 

Entre os alvos de Alexson estão a Warner Music Brasil, a Papatunes Studios e os cantores Lennon dos Santos – o L7nnon -, Everton Luís da Silva – o Tonzão Chagas -, além de Washington Luis Gomes – o Yuri Hawaiano. Atualmente a música disponível nas plataformas digitais tem como autores: L7nnon, Os Hawaianos, Dj Bel da Cdd e Biel do Furduncinho. 

 

Tudo começou em 2021, quando Alexson publicou em seu canal no YouTube o vídeo denominado “Base de Funk – ‘Modinha do TIK TOK’ (Prod. @ackebeats)” contendo “beat” de sua autoria. O produtor trabalha com a confecção das “batidas” de músicas de funk. No vídeo, Alexson apontou na descrição do vídeo que a sua composição estaria disponível apenas para venda. Alertou, ainda, que o uso não permitido implicaria na notificação quanto aos direitos autorais e o pedido de remoção deste.

 

Vídeo: ‘Beat’ de Alexson.

Vídeo: Música lançada pelos artistas.

 

Cerca de nove meses depois, Alexson teria sido surpreendido com a publicação no Instagram de Tonzão Chagas e Yuri Hawaiano, ambos integrantes do grupo “Os Hawaianos”, de um vídeo cujo “beat” de fundo seria o mesmo do baiano. No mês seguinte, Alexson aponta que teria entrado em contato com os artistas, além do DJ Biel do Furduncinho, por meio da plataforma Instagram, questionando sobre a autoria da música. 

 

Foto: Redes Sociais

 

“Eu fui surpreendido com a utilização do meu beat sem autorização, e eu estou em busca dos meus direitos. �? triste ver algo que eu criei sendo utilizado por outras pessoas como se fosse mérito apenas delas. Fiquei muito abalado. �? uma mistura de sentimentos. Por saber que eu sou o criador da batida que agradou o público é satisfatório pra mim, fico muito feliz por essa parte, mas eu tenho a esperança de ver meu direito reconhecido e que a justiça seja feita”, declarou Alexson ao Bahia Notícias. 

 

Quatro dias após esse vídeo, na partida entre a Seleção Brasileira de Futebol contra a seleção do Chile, jogadores como Neymar, Lucas Paquetá e Vinícius Júnior dançaram coreografias da música – sem saberem que o “beat” que embalava a “dancinha” foi extraído do vídeo “Modinha do TikTok”. A música tem como créditos, na plataforma de streaming musical Spotify: Interpretada por DJ Bel da CDD, DJ Biel do Furduncinho, L7NNON, Os Hawaianos e é composta por L7NNON, Tonzão, Yuri; Produzida por DJ Bel da CDD, DJ Biel do Furduncinho. 

 

O produtor baiano chegou a pedir a retirada do ar, pelo YouTube, de diversos vídeos que utilizavam a música “Desenrola Bate Joga de Ladin”, tendo diversas publicações de terceiros sendo excluídas. Inclusive, vídeos de canais como o FitDance, com mais de 15 milhões de inscritos, foram excluídos por violarem os direitos autorais referentes ao “beat” do artista. Porém, a música principal não foi retirada do YouTube sob a justificativa de que a plataforma teria “obtido o conteúdo do vídeo sob licença”. Alexson aponta ainda que, em diálogo com Tonzão Chagas, o mesmo reconhece que o “beat” utilizado no “primeiro vídeo” foi aquele de autoria do artista baiano, que estava publicado em sua página privada no YouTube.

 

Foto: Redes Sociais

 

A produtora responsável pela música, a PapaTunes, integrante do grupo Warner Music Group, chegou a sugerir incluir o Alexson na parte autoral da música, apontando que “parece que realmente veio do seu beat”. Apesar disso, nas tratativas para tentativa de composição amigável, a produtora ofereceu apenas 10% dos direitos autorais a Alexson, admitindo que até então a composição estava sendo igualmente repartida por “Tonzão Chagas”, “Yuri Hawaiano” e “L7NNON”. 

 

O artista baiano pediu ainda o envio de ofício ao Escritório Central de Arrecadação (ECAD), para que cesse o repasse a título de execução da obra “Desenrola Bate Joga de Ladin”, sem prejuízo do bloqueio de outras receitas.

 

Até o fechamento da matéria, todos os réus na ação foram procurados pelo Bahia Notícias através de email e contato telefônico, porém, a reportagem não obteve retorno com o posicionamento dos citados. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Polícia prende três homens suspeitos de integrar milícia na zona norte do Rio

Três homens suspeitos de integrar uma milícia foram presos em flagrante em Campo Grande, zona norte do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 30. As prisões foram efetuadas pelos agentes da 8ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (8ª DPJM) e da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (CORE). Segundo informações da Secretaria de

Polícia prende grupo especializado em sequestros na Grande SP

Pelo menos quatro pessoas foram presas pela Polícia de Civil de São Paulo durante a Operação Fake Workers na terça-feira, 28. Os suspeitos são investigados de integrar um grupo especializado em sequestro na Grande São Paulo. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão temporária expedidos pela Justiça nas cidades de Guarulhos e

Nem Gabigol, nem Cano, nem Pedro Raul, o nome da fera é Lelê

No último sábado (4/3), o Volta Redonda goleou o Madureira por 6 x 0 ,e continua embolado, no alto da tabela, junto com Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo, no pelotão de frente, neste Cariocão.E o destaque do time é o atacante Lelê, que fez...