TAGS

Com afta, jovem descobre monkeypox: �??Dor como cacos de vidro no lábio�?�

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A varíola dos macacos (monkeypox) não é uma doença nova, mas se tornou popular apenas nos últimos meses, quando o surto internacional infectou pessoas em vários países do mundo fora da África, onde a condição é considerada endêmica. Apesar de os sintomas envolverem feridas muito visíveis, ainda são poucos os relatos de como realmente é estar com a varíola dos macacos de quem está sofrendo com a doença.

O advogado João Pinheiro usou o Twitter para contar sua experiência e promover informação sobre a condição. Ele esteve na Europa em julho e, ao retornar ao Brasil, percebeu uma afta dolorida na boca que não desaparecia. Os sintomas evoluíram para cansaço e fadiga, febre leve e dor no local da lesão.

O jovem decidiu ir ao hospital para investigar os sintomas e foi testado imediatamente para a monkeypox. O teste deu positivo, as dores pioraram, outras lesões apareceram.

�??Essas feridas não doem, coçam igual uma picada de pernilongo. Tive algumas no rosto, mas já até saíram e não deixaram marcas. Porém, a ferida da boca valeu por todas as outras que eu poderia ter tido. Os médicos dizem que, por ser em uma mucosa, as coisas ficam mais difíceis�?�, conta João, no Twitter.

Uma semana depois de começar com os sintomas, o advogado lembra que a dor na boca piorou muito. Segundo ele, a área inchou tanto que ele não conseguia comer. �??A dor que consigo descrever é: vários cacos de vidro no meu lábio e um alicate apertando eles. �? uma dor local porém neuropática, terrível, 10 de 10�?�, diz.

No auge dos sintomas, João diz que foi mal tratado pelos profissionais de saúde que o atenderam em um hospital particular de São Paulo. Os médicos disseram que ele tinha que �??aguentar firme�?� até a dor passar. João trocou de hospital, e segue internado. Ele está no 11º dia de sintoma e sendo medicado para a dor.

De acordo com o relato, o jovem teve contato íntimo com apenas uma pessoa durante a viagem, que não teve nenhum tipo de sintomas. João reclama do preconceito que os infectados pela varíola estão sofrendo: ele diz que os infectados estão sendo tratados como se fossem �??pessoas sujas�?�.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal

Na busca por aumentar a segurança na região amazônica, o governo estuda ampliar, em cerca de cem quilômetros (km) a faixa de fronteira do Brasil com...

Desafio do Trabalhador de BMX ocorre no próximo domingo (30); saiba mais

No próximo domingo (30), a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas realizará o Desafio do Trabalhador na Avenida das Nações, no bairro Monte Castelo, às 9 horas.Enquanto parte do calendário de eventos do 1° de Maio –  o...

Brasil volta a ser convidado para reunião de cúpula do G7

O Brasil volta a ser convidado dos grandes encontros de líderes globais. A expectativa para o convite oficial ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para participar do encontro do G7, grupo das sete economias mais industrializadas do planeta, é grande na chancelaria...