China retoma exercícios militares ao redor de Taiwan em resposta a nova visita dos EUA

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A China anunciou nesta segunda-feira, 15, novos exercícios militares ao redor de Taiwan. A decisão é uma resposta a visita de duas semanas de cinco congressistas dos Estados Unidos. �??Em 15 de agosto, o Exército de Libertação Popular organizou uma patrulha conjunta de prontidão de combate e exercícios de combate no mar e no espaço aéreo ao redor de Taiwan�?�, informou o exército chinês em comunicado. A delegação dos Estados Unidos, liderada pelo senador Ed Markey, chegou a Taiwan no domingo, 14, e se reuniu com a presidente taiwanesa Tsai Ing-wen nesta segunda, de acordo com a representação diplomática de Washington em Taipei. �??A delegação teve a oportunidade de trocar pontos de vista com colegas taiwaneses sobre uma ampla gama de questões de importância para os Estados Unidos e Taiwan�?�, informou. Essa visita acontece duas semanas após a presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, ir até à ilha. Decisão que provocou a ira de Pequim e estreitou ainda mais os laços entre EUA e China.

Os novos exercícios constituem �??uma dissuasão contra os Estados Unidos e Taiwan por continuarem a fazer truques políticos e minar a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan�?�, reagiu Shi Yi, porta-voz do exército chinês, em comunicado. �??Não devemos ter medo de fazer nada, medo de deixar os visitantes entrarem e medo de deixar nossos amigos virem, só porque temos um vizinho malvado ao lado�?�, declarou, por sua vez, o primeiro-ministro de Taiwan, Su Tseng-chang. A visita dos legisladores, focada em comércio, segurança regional e mudanças climáticas, de acordo com a diplomacia, não foi anunciada com antecedência. A China reagiu à visita de Pelosi com os maiores exercícios militares de sua história em torno de Taiwan: durante cinco dias, o exército enviou navios de guerra, mísseis e aviões de combate, simulando um bloqueio da ilha. O exército chinês �??continua treinando e se preparando para a guerra, defendendo resolutamente a soberania nacional e a integridade territorial, e esmagando com determinação qualquer forma de separatismo da �??independência de Taiwan�?? �??  ilha autônoma que a China reivindica como parte de seu território �?? e tentativas de interferência estrangeira�?�, declarou Wu Qian, porta-voz do Ministério da Defesa chinês. O governo de Taiwan acusa Pequim de usar a visita de Pelosi como desculpa para lançar exercícios que permitiriam ensaiar uma invasão. 

*Com informações da AFP

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Guerra Mundial: entenda riscos de um conflito entre Israel e Irã

O risco de uma nova guerra mundial existe caso Israel revide o último ataque do Irã, o que pode arrastar o planeta para uma crise econômica de grandes proporções, segundo especialistas entrevistados pela Agência Brasil. O mundo aguarda qual será a resposta militar de Israel ao ataque sofrido do Irã que, por sua vez, estava

Consulado do Irã em Paris é interditado após homem ser preso com explosivos

A região próxima ao consulado do Irã em Paris, na França, foi interditada pela polícia na manhã desta sexta-feira (19), após denúncias que um homem estaria carregando explosivos para entrar no edifício. Segundo informações da imprensa local, ele teria dito que gostaria de vingar seu irmão, sem especificar o que teria acontecido em sua família.

Avião militar russo cai em Stavropol; veja as imagens

Um avião militar russo caiu nesta sexta-feira no distrito de Krasnogvardeyski, na região de Stavropol, Rússia. A informação foi confirmada pelas autoridades locais e pelo Ministério da Defesa russo. O Ministério da Defesa relatou que a aeronave, um bombardeiro estratégico de longo alcance Tu-22M3, caiu após uma missão de combate. Segundo o ministério, não havia