Carta em defesa da democracia ultrapassa 1 milhão de assinaturas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito, que foi lida na manhã desta quinta-feira (11/8) na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), ultrapassou a marca de 1 milhão de assinaturas.

Desde a publicação, em 26 de julho, a carta recebeu o apoio de políticos de esquerda e de direita, de economistas ortodoxos e heterodoxos; de advogados lavajatistas e garantistas e até mesmo de personagens que já estiveram ligados ao governo de Jair Bolsonaro (PL).

A iniciativa de juristas surgiu após diversos ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral brasileiro e às urnas eletrônicas. Sem citar nomes, o documento afirma que o Brasil �??está passando por um momento de imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições�?�.

Além da leitura principal, feita na USP nesta manhã, outras 21 instituições, como a Universidade de Brasília (UnB), aderiram à mobilização. Movimentos sociais também organizam atos em todos os 26 estados e no Distrito Federal.

Na quarta-feira (10/8), artistas divulgaram um vídeo recitando a carta. Entre as personalidades, estão Fernanda Montenegro, Marisa Monte, Anitta, Juliette, Seu Jorge, Caetano Velloso, Wagner Moura e Gal Costa.

Ataques de Bolsonaro A carta, no entanto, foi alvo de constantes ataques do presidente. Nesta quinta, Bolsonaro afirmou que a melhor carta da democracia é a Constituição enquanto segurava um exemplar da Carta Magma, durante sua transmissão ao vivo nas redes sociais.

�??Alguém discorda que essa daqui é a melhor carta à democracia? Alguém tem dúvida? Acha que outro pedaço de papel qualquer substitui isso daqui?�?�, indagou Bolsonaro.

O post Carta em defesa da democracia ultrapassa 1 milhão de assinaturas apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Mendonça dá bronca em advogada em audiência com governador de MT

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro André Mendonça encerrou de maneira abrupta no último dia 2 uma audiência de conciliação no STF (Supremo Tribunal Federal) entre representantes da sociedade civil, do MDB e do PSD com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil). O magistrado tirou a palavra da advogada Nilma Silva, presidente

Governadores discutem renegociação de dívidas com presidente do Senado

Governadores de cinco estados se reuniram, nesta segunda-feira (15), com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais. Estiveram presentes na residência oficial do Senado os governadores de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás. Para o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, é preciso

Ministro vê atos ‘anômalos’ de Hardt e até enquadramento por peculato e prevaricação

Para fundamentar o afastamento imediato da juíza Gabriela Hardt - ex-substituta de Sérgio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba, berço da Operação Lava Jato -, o ministro Luís Felipe Salomão, corregedor nacional de Justiça, elencou as condutas a ela atribuídas na 'gestão caótica de valores provenientes de acordos de colaboração e de leniência'. A