Caetano Veloso celebra 80 anos; ouça e assista o artista

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

�??Eu vou. Por que não? Por que não?�?�

Gênio da arte brasileira, o multiartista baiano Caetano Veloso chega aos 80 anos de idade neste domingo (7), trabalhando ativamente, com um sem-número de clássicos da música popular, de trabalhos premiados, com um passado e um presente que lhe garantem admiração no Brasil e internacionalmente como uma das principais referências artísticas do País.

No acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), há shows, programas, materiais especiais, reportagens e histórias de Caetano, o baiano de Santo Amaro da Purificação, o quinto filho de seu Zezinho e dona Canô. Entre os irmãos de Caetano, está outro grande nome da arte brasileira, a cantora Maria Betânia, quatro anos mais jovem do que ele.

O multiartista (confira o site oficial), que nunca parou de compor nem de cantar, tem uma discografia de 48 álbuns, além de escrever livros e produzir cinema. Tem intensa agenda de shows além de outras atividades. Um exemplo de que o homem não quer saber de descanso é que, no aniversário, neste domingo, ele fará um show gratuito em plataformas de internet, conforme anunciou em sua página no Instagram.

A história de vida do artista é de sucessos, mas também feita em uma estrada de personalidade. Quem diria! Já faz quase 55 anos que o jovem Caetano Veloso entrou no palco do Festival da TV Record para cantar Alegria, Alegria, momento inesquecível da vida do artista.

A música ficou em quarto lugar no concurso, mas se tornou marco da Tropicália que marca a história da MPB. 

Confira abaixo a apresentação histórica, que foi de vaias aos aplausos.

Há 10 anos, a TV Brasil homenageou o então septuagenário artista. A emissora enfatizou que o artista nascido na Bahia teve também influência na vida no Rio de Janeiro. O vídeo destaca o espírito criativo e pensador do artista. Assista abaixo ao vídeo que tem a opinião de outros artistas sobre Caetano.

“A Bahia já me deu régua e compasso” ou “Menino do Rio, calor que provoca arrepio…”

Caetano participou do Programa Samba na Gambôa, da TV Brasil, e, contou a história da música �? de Manhã, que ele compôs no ano de 1963, e que foi gravada por grandes nomes da música brasileira, o que o surpreendeu. “O samba fez parte da minha educação.”

“�? de manhã
�? de madrugada
�? de manhã
Não sei mais de nada
�? de manhã
Vou ver meu amor” (…) 

 Confira o programa na íntegra:

Há cinco anos, a TV Brasil também homenageou o artista inquieto e que se reinventou, com experimentalismos e sucessos recorrentes. 

Relíquias da música de Caetano estão disponíveis no acervo das rádios da EBC, como no Clube do Vinil, que destacou as influências que recebeu, incluindo João Gilberto. O programa lembrou que o cantor visitava a Rádio Nacional para assistir de perto aos seus ídolos na década de 1960. Confira mais.

 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Músico recupera pedaleira roubada na igreja Impactados no altar da Igreja Casa

Enquanto o pastor Júnior Trovão pregava seu estrondoso sermão, tendo centenas de pessoas com os olhos fitados nele, no altar da igreja Casa, em Goiânia, a 7 metros do pregador, o guitarrista retira os plugues de sua pedaleira Mooer 200 e entrega a um rapaz, que deixa a igreja levando a pedaleira na mão, enquanto

Pr. Júnior Trovão defende João Caetano após criticas por carro de luxo; “Não depende de igreja”

O trecho de uma ministração do pastor Júnior Trovão viralizou nas redes sociais essa semana. No vídeo, Trovão sai em defesa do pastor João Caetano, líder da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Semear em Cristo, que foi criticado recentemente por gravar um vídeo no seu carro, uma Hilux SW4. Trovão disse que viu os comentários

Mattos Nascimento é levado às pressas ao hospital após sentir fortes dores

O cantor gospel Mattos Nascimento precisou ser levado às pressas para o hospital na madrugada desta quinta-feira (25), após sentir fortes dores no abdômen. O Fuxico Gospel conversou com Cíntia Nascimento, filha do artista, que confirmou que o pai estava há dois dias com dores e que a família estava preocupada. “Estamos levando ele agora