TAGS

Cada vez mais procurados, implantes hormonais podem causar efeitos colaterais

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A busca por tratamentos estéticos e outros procedimentos de beleza não é, de certo, uma novidade. Sem efeito estético comprovado e com risco de superdosagem ou subdosagem, os implantes hormonais, também chamados de “chips da beleza” são a bola da vez nesse mercado paralelo.

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), estão associados ao uso destes fármacos problemas como acne, queda de cabelo, aumento de pelos e outras manifestações colaterais.

 

Cada vez mais difundidos, os implantes não são recomendados pelas entidades médicas para fins estéticos e aumento de desempenho físico. De acordo com a SBEM, também há uma fragilidade na dispensação destas medicações, devido a falta de rótulo ou bula completa e a falra de cobrança de uma Receita de Controle Especial (RCE) pelos estabelecimentos.

 

“Vale a pena ressaltar que a indicação de uso de derivados androgênicos em mulheres (incluindo a testosterona) é restrita a poucas situações, como o transtorno do desejo sexual hipoativo (TDSH) em mulheres na pós-menopausa. Não existe indicação médica formal de uso de testosterona e outros derivados androgênicos (incluindo a gestrinona) para mulheres na pré-menopausa com TDSH”, apontou a sociedade.

 

Um estudo realizado por pesquisadores norte-americanos demonstraram que mulheres que utilizavam implantes hormonais tiveram uma incidência significativamente maior de efeitos colaterais do que aquelas que utilizavam hormônios aprovados pelo Food and Drug Administration (FDA) e comercializados nas farmácias alopáticas.

 

As pessoas que participaram do estudo também apresentaram níveis supra fisiológicos significativamente mais altos de estradiol e testosterona durante o tratamento.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Carnaval da Bahia terá testagem de ISTs e distribuição de 1 milhão de preservativos

Todo mundo quer ser feliz no Carnaval, mas, é preciso se proteger para que a felicidade não se torne um problema de saúde. Dentre as ações do Governo da Bahia no Carnaval, por meio da Secretaria da Saúde de Estado (Sesab), está a testagem...

Apesar de causas conhecidas e evitáveis, câncer de pulmão é um dos mais comuns e o mais letal

Em todo o mundo, a doença diagnosticada na atriz Aracy Balabanian, que morreu nesta segunda (7), é responsável por 1,8 milhão de mortes anuais. Avanços no diagnóstico, cirurgia e tratamento sistêmico aumentaram a expectativa de vida dos pacientes, mas a doença segue com alta...

Arlindo Cruz recebe alta após 20 dias de internação por pneumonia

Arlindo Cruz teve alta hospitalar neste domingo, 23. O cantor estava internado desde o dia 2 de julho para tratamento de pneumonia. Nas redes sociais, Flora Cruz, filha do cantor anunciou a saída de Arlindo do Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Casa...