TAGS

Após nove anos, reforma de santuário em Ouro Preto está em fase final

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Após nove anos, entra na fase final a reforma do Santuário Matriz Nossa Senhora da Conceição da histórica cidade mineira de Ouro Preto. O local abriga os restos mortais do maior símbolo da arte barroca brasileira, o escultor Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho.ebcebc

A igreja teve a construção iniciada em 1727. Um dos responsáveis pela obra foi o pai de Aleijadinho, Manoel Francisco Lisboa. A igreja tem oito altares e é uma das mais antigas do estado.

Para comemorar o fim da reforma do santuário, uma série de festividades está prevista para o período de 19 a 26 de agosto, conforme divulgado no site da igreja que é considerada patrimônio não apenas religioso, mas também histórico, artístico e cultural.

�??Todos poderão ter acesso ao esplendoroso resultado do processo coletivo de cuidado e restauro deste extraordinário patrimônio religioso, histórico, artístico e cultural, local sagrado onde repousam os restos mortais do maior expoente do barroco mineiro�?�, diz o pároco e reitor do Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição em convite público à comunidade para as festividades que se iniciam em 19 de agosto, com missa festiva seguida de procissão.

�? a seguinte a programação oficial comemorativa ao fim da reforma do santuário:

Dia 19/8, sexta-feira – �?s 19h, missa festiva na Igreja de São Francisco de Assis. Após a celebração, procissão conduzindo, de forma solene, o Santíssimo Sacramento até o Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A chegada, bênção do Santíssimo Sacramento.

Dia 20/8, sábado – �?s 18h, procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, saindo da Igreja de São Francisco de Assis em direção ao Santuário; às 18h30, acolhida do arcebispo, abertura solene da porta principal do santuário matriz e entrada pontifical; e, às 19h, missa solene cantada, presidida pelo arcebispo metropolitano de Mariana (MG), dom Airton José dos Santos, com o rito de bênção da igreja seguido de coroação da imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Dia 21/8, domingo – �?s 6h, alvorada festiva, com repique de sinos; às 8h e às 10h, missa festiva; às 16h, concerto de cravo com a organista Josineia Godinho; às 19h, celebração de missa, seguida do solene canto do Te Deum Laudamus (Nós te louvamos, ó Deus); missa festiva; e, às 20h30, apresentação do Coral Canarinhos de Itabrito (MG).

22/8, segunda-feira – às 9h, café com os guias turísticos e funcionários da Paróquia e Museu Aleijadinho, seguido de visita guiada à Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com ênfase nos bens restaurados; às 18h, missa no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição e, às 19h, inauguração do Terço dos Homens Nossa Senhora da Conceição, com a presença do Terço dos Homens da Paróquia São Sebastião de Itabirito (MG).

23/8, terça-feira – �?s 19h, missa festiva com participação especial de representantes da Paróquia de Santa Efigênia, que, ao final, homenagearão a Imaculada Conceição.

24/8, quarta-feira – �?s 19h, missa festiva com participação especial de representantes da Paróquia de Cristo Rei, que, ao final, homenagearão a Imaculada Conceição.

25/8, quinta-feira – �?s 19h, missa festiva com participação especial de representantes da Paróquia de Santa Rita de Cássia de Ouro Preto, que, ao final, homenagearão a Imaculada Conceição.

26/8, sexta-feira – �?s 19h, o pároco de Nossa Senhora do Pilar celebrará missa festiva, com participação especial dos paroquianos, que, ao final, homenagearão a Imaculada Conceição e, às 20h, apresentação da Escola de Música Padre Simões e da Escola de Música São Pio X no interior do santuário.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

EUA: Idosa assalta banco e leva 500 dólares (após ser vítima de golpe)

Uma mulher, de 74 anos, foi presa depois de ter assaltado um banco em Hamilton, no estado norte-americano de Ohio. De acordo com a CBS News, tudo aconteceu no 19 de abril, quando a mulher, com uma máscara de proteção e roupas neutras entrou numa agência e "exigiu dinheiro enquanto mostrava uma arma". Horas depois

Gripe aviária: OMS quer rede mundial e alerta para “potencial epidêmico”

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, esta quarta-feira (25), para a importância de criar redes mundiais de detenção do vírus H5N1, que causa a gripe aviária, e que tem vindo criar alertas. Segundo a epidemiologista Maria Van Kerkhove, apesar de a rede de vigilância das aves já estar muito desenvolvida, "o que realmente precisamos

Mulher fica em estado grave após beber café com insetos em aeroporto

Uma funcionária de uma companhia aérea ficou em estado considerado grave depois de beber café de uma máquina de venda automática, que continha insetos no seu interior. O caso ocorreu na segunda-feira (22), no aeroporto de Palma, em Espanha. O sucedido foi denunciado à delegacia policial no aeroporto, de acordo com a imprensa espanhola. A