Após furto, FGM fará réplica do busto de Glauber Rocha; Cláudio Veiga terá homenagem

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Roubado no início de 2015, o busto de bronze e granito que imortalizou o cineasta baiano, Glauber Rocha ganhará uma réplica. A nova peça será instalada onde a original tinha sido instalada em 2003, na Avenida Glauber Rocha, na Baixa de Quintas. Segundo a Fundação Gregório de Matos, ainda será feito um busto em homenagem ao Prof. Cláudio Veiga.

 

Com contrato através de inexigibilidade de licitação, o valor total gasto para a confecção será de R$ 136.943,00 para as duas obras. A empresa que fará o serviço será a Studio Argolo Antiguidades e Restaurações. As informações constam no diário oficial de Salvador, da última sexta-feira (5). 

 

Já a obra do Prof. Cláudio Veiga será instalada na Praça em frente a Academia de Letras da Bahia, onde foi presidente por 12 anos, segundo a FGM. A confecção da peça foi indicação da Câmara Municipal de Salvador. Ambas serão feitas através da artista Nanci Novaes. 

 

GLAUBER E CLÁUDIO

Glauber Rocha nasceu em Vitória da Conquista e é um dos cineastas mais reconhecidos do país, recebendo prêmios como o do Festival de Cinema Livre, da cidade de Porretta, na Itália, e a Palma de Ouro, do Festival de Cannes.

 

Já Cláudio Veiga é escritor e professor. Doutor em Letras e ex-diretor do Instituto de Letras da UFBA, Veiga presidiu a Academia de Letras da Bahia (ALB) por quase 25 anos. Ensaista e tradutor de poemas franceses, Cláudio Veiga, 89 anos, ocupou a cadeira de número 9 da Academia.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Congresso analisa e pode derrubar vetos de Lula nesta quarta; saiba o que está em jogo

O Congresso Nacional realiza sessão conjunta nesta quarta-feira, 24, para analisar matérias vetadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Todos os vetos em tramitação no Legislativo estarão na pauta, segundo o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP). A análise de alguns, porém, pode ser adiada caso não haja acordo para incluí-los

Lula diz que não esqueceu da ‘cervejinha’ nem da ‘picanha’ que prometeu durante campanha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta terça-feira, 23, que não se esqueceu da "cervejinha" e nem da "picanha" que prometeu durante campanha eleitoral quando era, até então, candidato. Em café com jornalistas, o presidente falou que tem clareza de todas as coisas que prometeu para o povo brasileiro, além de "todas

Moraes manda PF aprofundar investigação sobre fraude em cartão de vacina de Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinou que a Polícia Federal (STF) aprofunde as investigações que ligam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a uma fraude no cartão de vacinação. O pedido do PGR, Paulo Gonet foi feito após análise do relatório em