TJMG confirma liberdade de detidos em operação de pirâmide financeira

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) informou nesta quarta-feira (6/7) que todos os detidos durante a operação Mercadores do Templo �?? que desarticulou um esquema criminoso de pirâmide financeira �?? foram liberados.

 

A ação foi articulada no início de maio pelas polícias Civil e Militar em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Belo Horizonte, Pouso Alegre e Governador Valadares, além do Ministério Público do Distrito Federal e do Pará. 

Após dois anos de investigação, 28 mandados de busca e apreensão e de prisão haviam sido cumpridos em Unaí, Belo Horizonte, Contagem, Guanhães, todas em Minas Gerais, além de Belém (PA) e Brasília (DF). Na ocasião, oito prisões preventivas foram decretadas, incluindo a do mentor do esquema, um pastor, que, ao ver a polícia, fugiu em alta velocidade em um veículo de luxo, mas acabou alcançado. Agora, todos estão em liberdade.

 

O tribunal acatou os argumentos do advogado Santiago André Schunck, que alegou falta de fundamento jurídico válido. “A decisão vem ao encontro daquilo que estamos afirmando desde a realização da operação Mercadores do Templo. As prisões foram arbitrárias”, afirma o advogado.

 

Anteriormente, em nota, o Ministério Público informou que “as empresas do grupo criminoso ofereciam serviços financeiros de altíssima e ilusória rentabilidade, sob a promessa de juros remuneratórios de 8,33% ao mês para pessoa física e 10% ao mês para pessoa jurídica”.

 

Contudo, ainda segundo o MPMG, o modo de atuação utilizado pelos investigados se assemelha ao modo de agir das grandes organizações criminosas responsáveis por delitos altamente complexos, conhecidas como ‘Esquemas Ponzi’ ou pirâmides financeiras.

 

Após a operação, houve também o bloqueio das contas bancárias e a recuperação de artigos financeiros que somam mais de R$ 2 milhões e cerca de R$ 65 milhões em movimentações financeiras.

 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Feriadão com chuvas exige atenção em dobro nas estradas

Os mineiros que pretendem sair do estado ou viajar por Minas para aproveitar o feriado prolongado de Finados vão encontrar estradas mais cheias a partir de hoje. A movimentação exige atenção redobrada, seja nos trechos historicamente perigosos (confira quadro), seja naqueles aparentemente mais tranquilos. A atenção deve ser redobrada nas retas, nos trechos com buracos

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no