Tecnologia 5G: cobertura chegará a 80% do DF a partir de quarta (6/7)

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Com mais de 300 estações rádio base (ERBs) instaladas, o Distrito Federal terá uma cobertura de 80% de seu território com a quinta geração de internet móvel, mais conhecida como 5G, a partir desta quarta-feira (6/7). A informação foi divulgada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta segunda (4/7).

Conforme explicou o presidente do Gaispi, Moisés Moreira, a capital foi escolhida pela logística. �??�? uma cidade que funciona como piloto e conseguimos ter toda a cautela necessária antes de iniciar a ativação�?�, disse em coletiva de imprensa.

O último grande teste do 5G em Brasília ocorreu neste fim de semana. Segundo descreveu Vinícius Caram, secretário-executivo do Gaispi, foi o �??teste de fogo�?�. �??Pegamos e ativamos 100% da capacidade. Estivemos em contato com redes de televisão e operadoras de TV a cabo para saber se haveria alguma interferência, mas tudo correu bem�?�, detalhou.

Veja a distribuição das torres no DF

De acordo com as informações do grupo, as próximas cidades a serem contempladas com o 5G devem ser Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Vale lembrar que, para ter acesso ao sinal da nova geração, é necessário ter um celular que receba as frequências enviadas pelas torres.

O 5G promete velocidade mais rápida de conexão, diminuição do tempo de downloads e uploads, além de conexões mais estáveis, o que permitirá diversas novas aplicações e melhorias acentuadas de desempenho nas já existentes.

Atraso de dois meses Em 11 de maio deste ano, o grupo aprovou a proposta de prazo adicional de 60 dias para a disponibilização da tecnologia em todas as capitais brasileiras. Segundo nota divulgada pela Anatel na época, o Gaispi solicitou o adiamento diante da falta de equipamentos para fazer a �??limpeza da faixa�?� de 3,5GHz, que será usada pelo 5G.

�??A motivação técnica para adoção de prazo adicional foi a impossibilidade de entrega de equipamentos pela indústria, para a realização da mitigação de interferências nas estações satelitais, no prazo original. A Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) explicou que o lockdown na China, a escassez de semicondutores, as limitações do transporte aéreo e a demora no desembaraço aduaneiro trouxeram impactos ao projeto�?�, relatou a Anatel, em nota.

O edital do leilão do 5G previa a disponibilização do sistema em todas as capitais brasileiras até 31 de julho.

Empresas vencedoras Em novembro do ano passado, a Anatel deu início ao leilão do 5G, que oferecerá a internet de quinta geração. Ao todo, 15 empresas se interessaram pelo certame e três das principais marcas do Brasil no setor de telefonia estão entre as vencedoras.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles-DF: (61) 9119-8884.

O post Tecnologia 5G: cobertura chegará a 80% do DF a partir de quarta (6/7) apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Marielle teve atuação discreta em projeto de lei sob suspeita da PF de originar assassinato

(FOLHAPRESS) - A vereadora Marielle Franco (PSOL) teve atuação discreta durante os debates sobre o projeto de lei que, segundo suspeita a Polícia Federal, coincide com a "origem do planejamento" do seu assassinato, executado em março de 2018. A PF afirma, em relatório do caso enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal), que as divergências de

PF faz operação contra suspeito de criar perfil falso de Lewandowski no Instagram

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão nesta quinta (28) contra uma pessoa suspeita de criar em rede social um perfil falso do ministro Ricardo Lewandowski. De acordo com a PF, o suspeito criou a página no Instagram com nome e foto sem autorização do ministro da Justiça e

Janja é anunciada em evento da Global Citizen em NY sobre combate à pobreza extrema

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, foi anunciada, nesta quinta-feira, 28, como uma das participantes do evento Global Citizen NOW, que acontecerá em Nova York em maio e contará com a presença de presidentes, primeiros ministros e ativistas. A conferência tem como tema a pobreza extrema e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB)