Sindicatos criticam Bolsonaro por �??ignorar�?� recomposição das forças

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Sindicato dos Delegados (Sindepo) e o Sindicato dos Policiais (Sinpol-DF) criticaram, nesta segunda-feira (4/7), o presidente Jair Bolsonaro (PL) por não ter encaminhado a tempo a medida provisória que autorizaria a recomposição das forças de segurança do Distrito Federal.

De acordo com as duas entidades sindicais, �??a falta de vontade política travou a concessão do anunciado e aguardado reajuste salarial�?�, o que, conforme sublinham, levou �??severo prejuízo para Segurança Pública�?� na capital federal. O prazo para o envio da proposta venceu nesta segunda-feira.

�??Vencido o prazo da Lei nº 9.504/1997, que proíbe a concessão de qualquer benefício a servidores públicos no período de 180 dias que antecede o fim do mandato, fica explícito que não houve qualquer disposição da União em conceder a recomposição salarial para os servidores policiais civis neste ano de 2022�?�, iniciou a nota conjunta.

De acordo com o texto, o governo federal teria �??violado�?� a iniciativa e vontade do Governo do Distrito Federal (GDF) em reajustar as remunerações das forças de segurança.

�??Por não honrar demais acordos assumidos com os servidores da União, o governo federal preferiu omitir-se quanto à resolução da recomposição salarial solicitada pelo GDF para evitar possíveis desgastes junto aos servidores públicos federais�?�.

Orçamento

As entidades sindicais lembram, ainda, que havia orçamento garantido para a efetivação da proposta, já que os recursos utilizados seriam os destinados pelo Fundo Constitucional.

�??Vale destacar que todo o trâmite para a recomposição foi fruto de muita luta desempenhada pelos Sinpol e Sindepo-DF, que, ao longo dos últimos anos, articularam-se de todas as formas: por meio de campanhas em TVs, outdoors e rádios, suspensão do Serviço Voluntário Gratificado (SVG), pressão nas ruas e nas mídias sociais, ações judiciais, além de busca constante por apoio parlamentar�?�, argumentam.

O Sindepo e o Sinpol adiantam que o Palácio do Buriti encaminhará, logo no primeiro semestre, o projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA), contendo a previsão da utilização dos recursos públicos para o ano de 2023, com a inclusão da previsão do reajuste dos policiais.

�??Os policiais civis estão exaustos de promessas não honradas e clamam por medidas concretas para que as carreiras sejam, de fato, valorizadas e que a retórica seja substituída por ações que enxerguem a fundamental relevância dos servidores policiais da PCDF na manutenção de uma sociedade segura e preservada�?�.

Subscreveram a nota as associações Brasiliense de Peritos Papiloscopistas (Asbrapp), de Peritos em Criminalística (ABPC) e dos Agentes Policiais de Custódia (AAPC) do DF.

O post Sindicatos criticam Bolsonaro por �??ignorar�?� recomposição das forças apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Nunes processa Boulos por dizer que prefeito ‘rouba e faz esquemas na prefeitura de SP’

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), entrou na Justiça com pedido de danos morais contra o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) depois de o parlamentar dizer que o atual chefe do Poder Executivo paulistano rouba e faz esquemas na Prefeitura de São Paulo. A declaração foi dada durante entrevista ao podcast Inteligência Ltda

Moraes derrubou perfis a pedido de órgão chefiado por ele no TSE, mostra relatório

(FOLHAPRESS) - O ministro Alexandre de Moraes derrubou uma série de perfis nas redes sociais e determinou exclusão de conteúdos da internet com base em pedidos de um órgão chefiado por ele mesmo após tomar posse como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Dezenas de decisões de Moraes com base no órgão do TSE constam

Ato de Bolsonaro vai retrucar minuta do golpe e terá Musk como combustível

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ato convocado para o próximo domingo (21), em Copacabana (RJ), em apoio a Jair Bolsonaro (PL) terá como objetivo retrucar a ideia de envolvimento dele com a "minuta do golpe" -que embasa uma das linhas de investigação da PF (Polícia Federal) contra o ex-presidente. Para aliados, o episódio recente que