‘Rumo ao acesso’, avisa Marco Antônio, autor de dois gols contra o Brasil-RS

Cria das categorias de base do Vitória, o...

Um dia para celebrar a democracia no Brasil

O dia 11 de agosto de 2022 vai...

Sedã avança cruzamento e esmaga Lamborghini na Inglaterra; veja vídeo

Na cidade de Leeds, na Inglaterra, um sedã...

Volante Léo Gomes assiste vitória rubro-negra no meio da torcida

Suspenso na partida contra o Brasil de Pelotas,...

Serra do Curral: comissão internacional faz visita para avaliar riscos

Escrito por Redação

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

Uma comissão de especialistas vai visitar a Serra do Curral, nesta quinta-feira (7/7), para verificar in-loco as ameaças ambientais e patrimoniais que podem representar riscos ao símbolo de Belo Horizonte.

O grupo é representante do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS Internacional), assessora da UNESCO, organização não governamental que trabalha para a conservação e proteção do patrimônio cultural, e deve avaliar se o poder público realizou algum progresso em relação às recomendações feitas pela ONG sobre a conservação do patrimônio.

Caso as orientações não tenham sido acatadas e nenhum sinal em direção a ela tenha sido dado, a comissão pode realizar um Alerta Patrimonial, denunciando mundialmente a situação periclitante que o bem cultural corre.

O Alerta Patrimonial serve para chamar a atenção das autoridades, sociedade civil e do público em geral sobre o risco que a Serra do Curral corre.

Em maio, a ICOMOS realizou um fórum de mediação entre governo do Estado, coordenação da reserva da biosfera, vereadores da capital mineira e de Nova Lima, além de moradores, ambientalistas e representantes de movimentos sociais.

 

Representantes do IPHAN, da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e do Sindiextra, representante das mineradoas, não compareceram.

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BH terá sábado com temperaturas entre 12ºC e 26ºC, diz Defesa Civil

O sábado (13/08) em Belo Horizonte é de céu claro a parcialmente nublado, segundo previsão meteorológica da Defesa Civil municipal. A temperatura mínima, alcançada no início da manhã, foi...

Jovem que já estava imobilizado é espancado pela PM em Minas

Um jovem de 23 anos foi espancado após ser imobilizado durante uma ação policial na noite dessa sexta-feira (12/8), no município de Paineiras, na região Central de Minas Gerais....

Estado e PBH não comentam bloqueio de contas para repasse à Santa Casa

A Prefeitura de Belo Horizonte e o Governo de Minas Gerais não comentaram sobre a decisão judicial que prevê bloqueio de contas públicas para pagamento do piso salarial de...