Serra do Curral: comissão internacional faz visita para avaliar riscos

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Uma comissão de especialistas vai visitar a Serra do Curral, nesta quinta-feira (7/7), para verificar in-loco as ameaças ambientais e patrimoniais que podem representar riscos ao símbolo de Belo Horizonte.

O grupo é representante do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS Internacional), assessora da UNESCO, organização não governamental que trabalha para a conservação e proteção do patrimônio cultural, e deve avaliar se o poder público realizou algum progresso em relação às recomendações feitas pela ONG sobre a conservação do patrimônio.

Caso as orientações não tenham sido acatadas e nenhum sinal em direção a ela tenha sido dado, a comissão pode realizar um Alerta Patrimonial, denunciando mundialmente a situação periclitante que o bem cultural corre.

O Alerta Patrimonial serve para chamar a atenção das autoridades, sociedade civil e do público em geral sobre o risco que a Serra do Curral corre.

Em maio, a ICOMOS realizou um fórum de mediação entre governo do Estado, coordenação da reserva da biosfera, vereadores da capital mineira e de Nova Lima, além de moradores, ambientalistas e representantes de movimentos sociais.

 

Representantes do IPHAN, da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e do Sindiextra, representante das mineradoas, não compareceram.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Feriadão com chuvas exige atenção em dobro nas estradas

Os mineiros que pretendem sair do estado ou viajar por Minas para aproveitar o feriado prolongado de Finados vão encontrar estradas mais cheias a partir de hoje. A movimentação exige atenção redobrada, seja nos trechos historicamente perigosos (confira quadro), seja naqueles aparentemente mais tranquilos. A atenção deve ser redobrada nas retas, nos trechos com buracos

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no