RJ: Câmara põe sigilo sobre atuação de Carlos Bolsonaro na pandemia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Rio de Janeiro �?? A Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro negou um pedido de acesso a registros de participação remota de Carlos Bolsonaro (Republicanos) em sessões plenárias durante a pandemia da Covid-19. A solicitação foi feita pelo portal Uol.

De acordo com o chefe de gabinete do presidente da Câmara, Carlo Caiado (sem partido), as informações pedidas são �??acobertadas pelo sigilo, de acordo com a Lei do Marco Civil da Internet�?�.

Conforme apurado pelo portal de notícias, devido ao sistema híbrido adotado pela Casa nesse período, Carlos Bolsonaro participou das reuniões remotamente. No entanto, diferentemente dos colegas, estava sempre com câmera e microfone fechados.

Além disso, o vereador também não participava de debates, o que impossibilita saber se era mesmo ele quem efetuava login nas sessões.

O pedido do Uol foi feito baseado na Lei de Acesso à Informação (LAI), no dia 4 de abril. No entanto, o retorno veio apenas mais de dois meses depois.

Segundo Rafael Zanatta, diretor de uma especializada em proteção de dados, que foi procurado pelo Uol, o legislativo distorceu a Lei do Marco Civil da Internet para seguir com os dados ocultos, quando, na verdade, deveriam ser públicos.

�??Não é uma violação de direitos de privacidade a apresentação de logs no exercício de uma função pública. Seria possível utilizar técnicas de mascaremento do IP [Internet Protocol, identidade única de uma conexão de internet na rede] e outras formas de apresentação dos dados evitando apresentação de informações que revelem residência particular, por exemplo�?�, afirmou.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.O post RJ: Câmara põe sigilo sobre atuação de Carlos Bolsonaro na pandemia apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Alckmin brinca com bronca de Lula e posta meme de Papa-Léguas: ‘Pé na tábua’

Após ser cobrado publicamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para "ser mais ágil" e "conversar mais" com o Congresso, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) respondeu ao petista com um meme publicado no X (antigo Twitter) nesta terça-feira, 23. "O presidente Lula pediu para acelerar. Pé na tábua!", diz a mensagem de humor

Partido Novo pede cassação de Glauber Braga após agressão a membro do MBL

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara recebeu na noite desta segunda-feira, 22, um pedido de cassação do mandato de Glauber Braga (PSOL-RJ). O Partido Novo, autor da representação, alega que o deputado infringiu o decoro parlamentar no dia 16 de abril, ao expulsar das dependências da Câmara, aos chutes, um membro do

Rejeição de PSDB a Nunes fustiga discurso de continuidade do legado de Covas

(FOLHAPRESS) - O desembarque do PSDB da coligação do prefeito Ricardo Nunes (MDB) abalou um dos pilares do discurso do pré-candidato à reeleição: o de que sua gestão é de continuidade da do tucano Bruno Covas. A legenda filiou neste mês o apresentador José Luiz Datena, num arranjo que prevê sua indicação a vice de