Prêmio Espantaxim vai premiar 246 crianças e adolescentes em dezembro

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

A sexta edição do Prêmio Espantaxim vai premiar 246 crianças e adolescentes de 7 a 13 anos que escreveram textos a partir do tema �??As Quatro Estações �?? Primavera, Verão, Outono e Inverno. Cada estação do ano tem seus encantos e particularidades e esses fenômenos da natureza afetam o sentimento das pessoas�?�.ebcebc

Do total de trabalhos recebidos, foram premiados textos nas categorias redação (128), mensagem (29) e poesia (89). Desses 246 premiados, uma comissão julgadora integrada por jornalistas, psicólogos e professores selecionou 41 vencedores entre os melhores trabalhos enviados.

A solenidade de premiação será no dia 4 de dezembro, às 15h, no Teatro Gazeta, em São Paulo.

Criado em 2010, com realizações a cada dois anos, o Prêmio Espantaxim estimula a criança a ler e a escrever, contribuindo para a formação de novos leitores e autores.

Pequenos premiados

Os irmãos Sofia e Heitor Costa Leite, 7 anos, são vencedores nas categorias poesia e redação, respectivamente. Estudantes de Campina Grande (PB), eles afirmam que os pais sempre foram grandes incentivadores da leitura em casa.

�??Meus pais sempre liam para nós antes de dormir. Foram tantas histórias que isso despertou a minha imaginação para criar várias histórias divertidas e legais. Para o Prêmio Espantaxim, escrevi uma poesia sobre a primavera, pois essa é minha estação favorita. Gosto das flores e de como tudo fica mais colorido�?�, disse Sofia.

�??Comecei a me interessar pela leitura e escrita com meus pais, que sempre leem para mim e minha irmã. Escrevi sobre a minha estação preferida, o inverno. Aqui no Nordeste não faz muito frio, mas quando faz, é um friozinho tão gostoso que poderia durar o ano inteiro�?�, afirmou Heitor.

As irmãs Manuela e Milene Lucena Melo Nogueira Jordão, 8 anos, também alunas na capital paraibana, conquistaram premiação na categoria poesia. �??Comecei a gostar de ler e escrever na escola. Escrevi uma poesia sobre o verão, que é a minha estação favorita, pois é quando chegam as férias, o calor. �?a época do ano em que me divirto mais�?�, afirmou Manuela.

Já Milene escreveu seu poema sobre a primavera. �??Gosto da primavera porque a natureza fica mais radiante e isso me deixa mais feliz. Comecei a gostar mais de ler e escrever na escola e fiquei muito surpresa de ser premiada no Prêmio Espantaxim�?�.

O estudante Renato Boschi Covo, 10 anos, de Indaiatuba (SP), premiado na categoria poesia, ficou feliz ao receber a notícia entre os colegas de escola. �??Estava com minha mãe no carro quando ela viu no site que eu estava entre os premiados. Fiquei muito feliz, pois me dediquei muito para escrever o poema. Achei que tinha ficado bom, mas não esperava estar entre os premiados. Foi uma grande surpresa! No dia seguinte, a coordenadora da minha escola foi até a sala de aula dar a notícia e meus colegas me aplaudiram. Foi muito legal�?�, relatou Renato.

Já a aluna Raíssa Alves da Costa Lima, 12 anos, de João Pessoa, disse que está ansiosa para o dia da premiação. �??Minha mãe sempre lê poesias para mim e me incentiva a também escrever os meus próprios poemas e a ler. Durante a pandemia, ela me motivou a procurar um concurso ao qual pudesse enviar os meus textos. Foi assim que descobri o Prêmio Espantaxim, que foi o primeiro que participei. Fiquei muito surpresa quando soube que estava entre os premiados e agora estou na expectativa pela cerimônia de premiação�?�.

Premiação

Nas edições anteriores, a cerimônia de premiação ocorreu no auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp), mas como o lugar é pequeno, para 344 pessoas, a direção resolveu mudar para o Teatro Gazeta, mais amplo, com 716 lugares.

�??A gente estava restringindo muito o número de convidados. As crianças ficavam tristes, porque não podiam convidar a avó, a madrinha. Não cabia no Masp�?�, explicou a criadora do concurso literário nacional infantojuvenil, escritora e compositora Dulce Auriemo. �??A opção então foi procurar um espaço maior. Vamos deixar que as crianças convidem mais gente�?�.

As 246 crianças e adolescentes premiados receberão três exemplares cada da VI Antologia, livro especial, ilustrado, onde são publicados os textos originais, com a letra dos pequenos escritores, e também as versões digitadas, após revisão. Eles receberão também o exclusivo boneco do personagem Espantaxim, mascote do prêmio.

Os 41 vencedores do concurso literário recebem ainda o Troféu Espantaxim, criado em 2010 e que, este ano, traz na mão o logotipo das quatro estações, além da coleção completa de livros e CD�??s do Projeto Espantaxim, idealizado por Dulce Auriemo e que está completando 20 anos de existência.

A relação completa de nomes, escolas, cidades e estados dos premiados pode ser consultada no site do prêmio.

Sexta edição

A sexta edição do Prêmio Espantachin recebeu 3,3 mil trabalhos de crianças e adolescentes de 7 a 13 anos de idade, estudantes de 76 escolas públicas e privadas, que representaram 42 cidades e 15 estados brasileiros.

�??Se queremos pessoas que amem e valorizem a leitura e a escrita, precisamos incentivá-las desde cedo, na infância, em um trabalho conjunto com as escolas. �? isso o que procuramos fazer por meio do Prêmio Espantaxim�?�, afirma Dulce.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Anderson Leonardo, do Molejo, será enterrado neste domingo no Rio

Aos 51 anos, o vocalista faleceu nesta sexta-feira (26) devido a um câncer inguinal diagnosticado em 2022 Reprodução/Instagram/@cantorandersonleonardo Anderson Leonardo ficou conhecido por sua voz animada no cenário do pagode, com sucessos como 'Cilada' e 'Brincadeira de Criança' O corpo do cantor e compositor Anderson Leonardo, integrante do Grupo Molejo, será velado neste domingo (28)

‘Bebê Rena’: conheça a história angustiante por trás da série do momento

Com sete episódios, a série estreou na Netflix em 11 de abril e se tornou a mais assistida da plataforma; “Bebê Rena” tem rendido debates do que é verdade e o que é ficção na trama Divulgação/Netflix Jessica Gunning e Richard Gadd estrelam 'Bebê Rena', maior sucesso do momento da plataforma “Bebê Rena” mergulha na

Equipe do Molejo é furtada no mesmo dia da morte de Anderson Leonardo

Grupo avisou pelas redes sociais sobre o ocorrido, que afetou a comunicação com a imprensa Reprodução/Instagram/@molejooficial Anderson Leonardo morreu aos 51 anos vítima de um câncer Na última sexta-feira (26), o cantor do grupo Molejo, Anderson Leonardo, morreu aos 51 anos, vítima de um câncer inguinal. No mesmo dia, a equipe do grupo foi furtada.