Planos de saúde registram aumento de clientes, mesmo com reajuste de preços

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Mesmo diante de uma alta expressiva nos custos dos planos de saúde em junho, dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) registram um aumento de 3,14%, no mês, no número de brasileiros com assistência médica e hospitalar privada, na comparação com maio. Com isso, o Brasil atingiu a marca de mais de 49,6 milhões de usuários desses planos.
A agência também revelou que houve aumento de 8,32% desde o início do ano entre os brasileiros que possuem plano exclusivamente odontológico. Isso representa 2,5 milhões de novos beneficiários durante o período.
Em maio, a ANS aprovou um reajuste de 15,5% nos planos de saúde individuais e familiares, o que representou o maior aumento desde 2000. Os valores mais altos também podem ser observados na inflação. A prévia do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho indicou que os planos de saúde �?? que tiveram alta média de 2,99% �?? foi o principal fator que elevou a projeção para o mês.
O advogado Cláudio Sampaio, especialista na área, explica que, com a pandemia de covid-19, �??muitas pessoas deram valor a ter um plano de saúde em clínicas particulares�?�. Durante a crise sanitária, houve também diminuição dos gastos das operadoras de planos. Dhiogo Pascarelli, cientista político e mestre em política e planejamento de saúde, explicou que isso ocorreu devido à falta de cuidado de boa parte da população em tratar outras doenças, além da causada pelo novo coronavírus.
�??Além disso, houve suspensão de cirurgias eletivas. Tudo isso provocou, em 2021, a redução nos preços dos planos de saúde individuais�?�, afirmou Dhiogo. Em julho do ano passado, o valor comercial médio dos planos de saúde aumentou apenas 3%, contra 13,7% no mesmo mês em 2020, de acordo com dados da ANS.
Além disso, o que também pode explicar o aumento do número de brasileiros com assistência médica hospitalar, é a expansão da concorrência entre as empresas, segundo o advogado. �??Um dos principais motivos de estar havendo um aumento no número de planos de saúde é que, atualmente, há uma concorrência maior entre as empresas. Dentro de um mesmo grupo você pode ter outros planos mais baratos�?�, disse.
No entanto, para o advogado Rodrigo Araújo, o cenário favorável deve perder força durante o segundo semestre. �??Se o brasileiro, mesmo em um cenário de crise e incertezas, fez tudo o que podia para contar com serviços de assistência médica privada em 2021, por receio de não ter acesso a serviços de saúde na rede pública, o ano de 2022 não vai ajudar a manter esses contratos�?�, avaliou.
�??A crise econômica está longe de acabar e o brasileiro ainda não recuperou seu poder de compra. A inflação em 2022 está comprometendo ainda mais a renda do consumidor, renda essa que não foi reajustada no mesmo patamar do aumento que vem sendo aplicado para produtos e serviços�?�, completou o especialista.
*Estagiário sob a supervisão de Odail Figueiredo

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Emae é vendida por R$ 1 bi em primeira privatização do atual governo de SP

A estatal Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) foi arrematada, nesta sexta-feira (19), no primeiro leilão de privatização do governador do Estado de São Paulo Tarcísio de Freitas pelo Fundo Phoenix, administrado pela Trustee DTVM,  na B3, em São Paulo. O Fundo Phoenix, que tem entre seus cotistas o empresário Nelson Tanure, arrematou a

Renda da população mais pobre do Brasil sobe 12,6% e bate recorde

A renda da população mais pobre teve um aumento significativo de 12,6% em 2023, atingindo o maior valor da série histórica, de acordo com dados do IBGE, após divulgação da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua). O rendimento médio mensal per capita dos 40% da população com menores proventos cresceu consideravelmente em

Haddad antecipa volta para Brasília para focar em agenda no Congresso

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que está nos Estados Unidos, antecipará seu retorno ao Brasil. O voo de volta para Brasília está previsto para às 23 horas desta quinta-feira (18). Segundo a assessoria de imprensa da pasta, Haddad antecipou a chegada à Brasília para focar na agenda econômica e nas negociações com o Congresso