Justiça do Paraná nega prisão domiciliar de bolsonarista que matou Marcelo Arruda

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) negou...

Brasileiro sub-17: Bahia perde para o Atlético-MG em Belo Horizonte

O time sub-17 do Bahia perdeu mais uma...

Geraldo Júnior decreta luto na Câmara pelo falecimento do ex-vereador Batista Neves

Três dias de luto foram decretados pelo presidente...

MP Eleitoral defende multa a Bolsonaro por reunião com embaixadores

O Ministério Público Eleitoral (MPE) defendeu nesta quarta-feira (10/8),...

Pesquisadores da UFPE encontram fóssil de um Dilofossauro

Escrito por Redação

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco encontraram o fóssil do dinossauro mais antigo já descoberto na região Nordeste do Brasil. A vértebra foi descoberta ainda em 2019, e os pesquisadores achavam que era o fóssil de crocodilo. Somente agora foi possível identificar que se trata do osso de um Dilofossauro.ebcebc

O fóssil foi encontrado próximo ao município de Ibimirim, no sertão de Pernambuco, em uma região de rochas conhecidas como Formação Aliança. Essa formação data do período Jurássico, auge da era dos dinossauros.

Um dos responsáveis pela descoberta é o pesquisador Leonardo Marinho, doutorando do curso de Geologia da Universidade Federal de Pernambuco. Ele explicou que a Formação Aliança é estudada desde os anos 70, mas somente agora foi possível encontrar um fóssil de dinossauro na região.

O pesquisador também explicou que a Formação Aliança, por suas características geológicas, dificilmente conserva ossadas inteiras de dinossauros. Por isso, até o momento só foi encontrada a vértebra do Dilofossauro.

Essa espécie surgiu há mais de 200 milhões de anos, era bípede e carnívora. Leonardo Marinho explicou que apesar de medir até oito metros e pesar quase uma tonelada, o animal era considerado pequeno se comparado com outros dinos carnívoros, como o Tiranossauro Rex.

Com a descoberta da vértebra de um Dilofossauro — o dinossauro mais antigo do Nordeste —, agora os pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco planejam vasculhar ainda mais a Formação Aliança para encontrar fósseis do período Jurássico.

Pesquisa e Inovação Brasília 04/07/2022 – 20:13 Roberto Piza / Beatriz Arcoverde Daniel Ito – Repórter da Rádio Nacional Dilofossauro fóssil dinossauro segunda-feira, 4 Julho, 2022 – 20:13 2:43

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS