Paraná Pesquisas: Lula lidera e distância para Bolsonaro se mantém estável

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando a disputa eleitoral à presidência da República. De acordo com levantamento feito pelo Paraná Pesquisas, parceiro do Bahia Notícias, Lula tem 41,1% no cenário estimulado, seguido do presidente Jair Bolsonaro (PL) que surge com 35,1%. 

 

Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT) com 7,4%, Simone Tebet (MDB) com 2,2% e André Janones (Avante) com 1,5%. Além deles, foram citadas, Pablo Marçal (PROS) com 0,6%, Vera Lúcia (PSTU) com 0,6%, Felipe Dávila (Novo) com 0,4% e Luciano Bivar (União) com 0,3%. Outros somaram 0,4%, branco, nulo ou nenhum deles foram mencionados por 6,6% e não sabem ou não responderam foram 3,7% dos entrevistados.

 

O levantamento também quis a opinião do eleitor sobre a gestão federal. A administração do presidente Jair Bolsonaro (PL) é desaprovada por 52,9% dos pesquisados, já 43,2% aprovam a gestão. Outros 3,9% não sabem ou não responderam ao questionamento. 

 

Foi questionado também sobre o grau de motivação para comparecer para votar nas eleições em outubro. Dos entrevistados 42,8% sinalizaram estar pouco motivados, 28,6% disseram estar motivados e 26,2% muito motivados. Outros 2,4% não sabem ou não opinaram. 

 

O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais, com eleitores com 16 anos ou mais, em 26 Estados e Distrito Federal e em 162 municípios brasileiros entre os dias 30 de junho e 5 de julho de 2022, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, no mínimo, 20,0% das entrevistas. Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,2% para os resultados gerais. 

 

Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança atinge 95,0% para uma margem de erro de 3,4% para o estrato da Região Sudeste, onde foram realizadas 869 entrevistas, 4,3% para o estrato da Região Nordeste, onde foram realizadas 543 entrevistas, 5,7% para o estrato da Região Norte + Centro-Oeste onde foram realizadas 310 entrevistas e 5,8% para o estrato da Região Sul, onde foram realizadas 298 entrevistas. 

 

A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/22. De acordo com a Resolução-SE nº. 23.600/2019, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº BR-09408/2022.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

‘Até por justiça, mereço voltar à Câmara’, diz José Dirceu sobre 2026

Ativo novamente na cena política no terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado pelo mensalão e na Lava Jato, não descarta uma candidatura a deputado federal em 2026. Em conversa com jornalistas após evento em São Paulo nesta segunda-feira, 22, o petista disse que voltar

Barroso defende atuação de Moraes: No conjunto, merece admiração e respeito

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu nesta segunda-feira, 22, a atuação do seu colega, Alexandre de Moraes. "Claro que qualquer ministro, se estivesse lá, talvez pudesse fazer pontualmente diferente, mas no conjunto a atuação dele merece admiração e respeito, e tenho defendido porque acho que teve um papel muito

Ministra mantém indenização de Deltan a Lula por caso de powerpoint

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta segunda-feira (22) recurso para suspender a decisão que condenou o ex-procurador da Operação Lava Jato Deltan Dallagnol a indenizar em R$ 75 mil o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo “caso do powerpoint”. A ministra rejeitou o recurso por motivos processuais. No entendimento