Olimpíada de História faz exposição sobre 200 anos da independência

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A independência exposta é o nome da exposição virtual sobre o Bicentenário da Independência do Brasil, fruto da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) de 2021. Colocada no ar essa semana, a exposição reúne o trabalho de 5,5 mil estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país e traz as reflexões que os jovens fizeram sobre o 7 de setembro de 1822.ebcebc

A elaboração da exposição foi a tarefa da quinta etapa da ONHB de 2021, que teve a participação de 1,8 mil equipes. O objetivo do trabalho foi entender o contexto e as diferentes interpretações sobre a Independência do Brasil, com uma abordagem ampla da data, além de pesquisar informações sobre os antecedentes do evento, questões regionais e a relação com os dias atuais.

Cada equipe montou uma exposição composta por quatro paredes virtuais. Na primeira, o tema abordado foi �??O processo de independência do Brasil: contexto e antecedentes�?�. Nas paredes seguintes os estudantes tinham que aprofundar a reflexão a partir do tema �??O processo de independência não é um processo único�?� e falar sobre os contextos locais e regionais da independência. Na última parte, as equipes alinharam a independência com temas que alcançam os dias atuais.

A coordenadora da ONHB, professora Cristina Meneguello, explica que a escolha do Bicentenário ocorreu para que os estudantes refletissem sobre as datas comemorativas e a narrativa de identidade de uma nação com o contexto das diferentes interpretações e usos políticos do passado, gerando produção de conhecimento além da mera reprodução de dados históricos.

�??Buscamos reafirmar que a escola é, de fato, local de produção do saber e não de sua mera reprodução. Além disso, queremos inspirar as escolas para que elas façam experimentos semelhantes, seja para a comemoração do Bicentenário da Independência ou outros temas�?�.

Para ela, a exposição proporciona que o conhecimento gerado no ensino básico seja levado a públicos mais amplos. �??Nesse exercício, as equipes produziram textos, atentas à clareza da escrita e da argumentação, escolheram imagens cuja procedência tinha que ser indicada e até mesmo produziram descrições para pessoas com deficiência visual�?�. Entre os temas abordados pelos estudantes estão �??A independência assinada com sangue�?�, �??7 de setembro: independência ou mito?�?�, �??Antes do Grito do Ipiranga�?�, �??Nem todos foram convidados para a festa�?� e �??Quem ficou por trás da história�?�. Ao todo, são 1821 exposições.

O trabalho das equipes foi subsidiado por dez videoaulas, de cerca de 20 minutos cada, ministradas por professores especialistas de diversas universidades do país sobre o Bicentenário da Independência. Os vídeos estão disponíveis no canal do Youtube da ONHB.

Em 2020, a tarefa da 11ª ONHB foi publicada no dicionário biográfico Excluídos da História.

A ONHB é um projeto da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) criado em 2009, já de forma online, que busca potencializar a aprendizagem em ambientes digitais e as interações entre alunos e professores a partir de atividades de leitura, escrita, debate e reflexão, estimulando novas formas de aprendizagem de história e a atuação na construção do conhecimento. Este ano, a 14ª edição teve 73 mil estudantes inscritos.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Anitta lança novo álbum nesta sexta-feira e fará primeira turnê mundial

O projeto conta com 15 músicas e participações internacionais, como o cantor britânico Sam Smith Reprodução/Instagram/@anitta A turnê mundial tem previsão para começar em maio e terminar em julho Anitta lançou na madrugada desta sexta-feira (26), seu mais novo projeto. Intitulado “Funk Generation”, a produção possui 15 músicas que são uma continuidade de carreira da

Artistas lamentam perda de Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo

“Obrigado pela oportunidade de poder partilhar muitos grandes momentos ao seu lado, você foi um gigante. Descanse em paz, meu amigo, meu irmão!!! Estaremos juntos pela eternidade”. “Descanse em Paz Anderson do Molejo, um ícone da minha infância e um artistão foda. Triste por sua passagem mano. Que a terra lhe seja leve!” Descanse em

Estrelado por Zendaya, filme ‘Rivais’ cria narrativa sobre sexo e poder

No novo longa do cineasta Luca Guadagnino, a atriz interpreta uma tenista que vive um triângulo amoroso Divulgação/Warner Como em 'Me Chame Pelo Seu Nome', o diretor Luca Guadagnino imprime a sensualidade como tônica em 'Rivais' A atriz Zendaya interpreta uma tenista que vive um triângulo amoroso no filme “Rivais”, novo longa do cineasta Luca