Minas investiga mais sete casos suspeitos de varíola dos macacos

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) investiga mais sete suspeitos de varíola dos macacos (Monkeypox). Na quarta-feira (29/6), foi confirmado o primeiro caso da doença no estado. 

 
Leia também: Sobem para 37 casos confirmados no Brasil

Trata-se de um homem de 33 anos, morador de Belo Horizonte. Ele chegou da Europa no domingo (26/6) e teve a confirmação da infecção atestada pelo Ministério da Saúde. Segundo a SES-MG, o paciente está estável, em isolamento domiciliar. 

Os casos que estão sob investigação são de dois pacientes em Belo Horizonte, um em Varginha, um em Pará de Minas, um em Juiz de Fora e dois em Sete Lagoas. De acordo com SES-MG, nenhum deles viajou para o exterior, mas é importante lembrar que já há comprovação de transmissão local da varíola dos macacos no Brasil.
Minas Gerais é o quarto estado com pacientes com a varíola dos macacos, que já havia sido diagnosticada em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Sintomas e transmissão

Embora as lesões na pele sejam o sintoma mais reconhecível da varíola, elas não são a única forma de manifestação do vírus. A pessoa pode ter febre, inchaço nos gânglios e mal-estar antes mesmo das feridas cutâneas, que podem nem aparecer, inclusive.
 
Leia também: Varíola dos macacos: sintomas e prevenção 
 
A transmissão entre pessoas  pode ocorrer por contato com secreções respiratórias infectadas, lesões de pele ou com objetos e superfícies contaminadas.(Com informações de Bernardo Estillac)

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Feriadão com chuvas exige atenção em dobro nas estradas

Os mineiros que pretendem sair do estado ou viajar por Minas para aproveitar o feriado prolongado de Finados vão encontrar estradas mais cheias a partir de hoje. A movimentação exige atenção redobrada, seja nos trechos historicamente perigosos (confira quadro), seja naqueles aparentemente mais tranquilos. A atenção deve ser redobrada nas retas, nos trechos com buracos

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no